A pandemia de Covid-19 fez com que muitas pessoas tivessem que se reinventar para trabalhar em casa. Para alguns foi necessário se adequar ao home office, mas para o empreendedor o desafio foi: como empreender em casa? Separamos algumas dicas valiosas, que responderão a essa pergunta. Continue lendo e melhore seus resultados!
5 dicas para manter a produtividade alta mesmo trabalhando em casa
Uma das grandes dificuldades de quem busca empreender em casa é manter o foco e a produtividade , afinal se sentem cercados de distrações e preocupações.
Por isso, a primeira dica para quem deseja empreender em casa é, de fato, buscar equilibrar seu nível de produtividade.
Para isso, acompanhe algumas boas práticas que listamos abaixo.
#1 Estabeleça horários
O primeiro passo para empreender em casa com sucesso é definir os horários de trabalho, pausas e momentos de lazer.
É muito comum que o fato de trabalhar em casa gere uma confusão em sua agenda, transformando tudo em um grande bloco único.
Isso, entretanto, é um perigo. É importante definir bem os horários de cada coisa que deve estar na sua rotina, desde o trabalho, o horário de almoço, a hora de lazer e, principalmente, o horário de começar e parar de trabalhar.
#2 Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado
Pode parecer trivial, mas um local limpo e bem organizado te dá muito mais motivação para começar a trabalhar do que um lugar bagunçado.
É normal que as pessoas que trabalham em casa não se preocupam tanto com isso, mas se você deseja recuperar a sua produtividade, é melhor seguir nossa sugestão.
Termine o expediente arrumando seu local de trabalho, e garanta que seu dia vai começar com menos razões para procrastinar e se distrair.
#3 Mude de roupa para trabalhar
Quando se pensa em empreender em casa é normal vir à mente a imagem de alguém trabalhando de pijamas, não é verdade?
Apesar da comodidade, essa prática não é recomendada para quem busca empreender em casa.
Pense bem, você está em um ambiente onde está acostumado a relaxar, se você não troca nem de roupa, vai ser muito difícil fazer seu corpo separar as coisas.
Comece o expediente tomando um banho e vestindo uma roupa que você usaria se fosse trabalhar fora de casa, pode parecer chato e inútil no começo, mas com o tempo você irá perceber que sentirá ainda mais motivação para cumprir seu expediente.
#4 Se isole de possíveis distrações
Se por um lado trabalhar em casa tem o conforto ao seu favor, também costuma ser um local cercado por distrações. Isso é normal, nossa casa, no geral, não foi projetada para ser um local de trabalho, por isso, é preciso adaptar.
Alguns pontos que ajudam neste caso são:
- evite trabalhar no seu quarto;
- desligue a televisão;
- regule o uso do celular apenas a questões profissionais;
- use fones de ouvido para que barulhos externos não te distraiam.
#5 Avise aos outros moradores que você está trabalhando
Por fim, outro grande desafio de quem tenta empreender em casa são as outras pessoas que moram no mesmo lugar, mas não trabalham nesse espaço.
Para eles não se trata de um ambiente de trabalho, por isso, você precisa avisá-los sobre sua carga horária.
Pode parecer bobagem, mas uma conversa informal em casa pode acabar durando muito mais tempo do que se fosse na empresa.
Como empreender em casa? 5 nichos com boas oportunidades para começar
Ter sucesso ao empreender em casa passa por uma série de fatores, no entanto, um dos mais decisivos é, sem dúvidas, a escolha do nicho de mercado que seja próspero e que você tenha afinidade.
Conheça alguns dos principais nichos para empreender em casa atualmente são:
1. Alimentação
2. Artesanato
3. Prestação de serviços
4. Comércio eletrônico
5. Atividades online
1. Alimentação
Um dos ramos mais antigos quando se trata de empreendimentos caseiros, o nicho de alimentação oferece uma diversidade grande de oportunidades e, em muitos casos, a cozinha de casa será o suficiente para produzir.
Dentro deste ramo existem alguns tipos de nichos que podem ser explorados como:
- confeitaria;
- produção de salgados;
- lanches rápidos;
- refeições completas ou congeladas;
- alimentação fitness;
- produção de ingredientes.
2. Artesanato
Outro nicho de mercado que pode ser adaptado para quem trabalha em casa é o artesanato, isso porque não há necessidade de grandes equipamentos ou um espaço muito grande para a execução do trabalho. Os nichos mais interessantes neste ramo são:
- itens de decoração;
- artesanato de utilidades (panos de prato, velas, sabonetes e etc.);
- produção de pinturas e esculturas.
3. Comércio eletrônico
Se você tem uma loja virtual, só precisa de uma mesa e um computador para gerenciar seu negócio. Então pode aproveitar um cantinho da sua casa e transformar em escritório.
Além da diversidade de produtos que podem ser vendidos, existem também as modalidades distintas de vendas como:
- e-commerce tradicional;
- dropshipping;
- marketing de afiliados;
- produtos sobre encomenda.
Além de produtos físicos, o mercado de vendas online também abrange outras opções de mercadorias como:
- infoprodutos (ebooks, cursos online, vídeo-aula e etc.);
- serviço de consultoria;
- produção de conteúdo;
- trabalhar como influencer.
E aí, gostou das dicas de como empreender em casa? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!