Criado nos anos 1960, os 4 Ps do marketing são daqueles pilares que qualquer pessoa que tenha estudado marketing já ouviu falar. Mesmo depois de tanto tempo, cada um dos termos segue sendo muito relevante para qualquer tipo de estratégia.
É claro que o conceito de 4 Ps (Preço, Produto, Praça e Promoção) passou por diversas mudanças e atualizações ao longo dos anos, mas a realidade é que eles seguem embasando uma série de decisões estratégicas.
O que são e para que servem os 4 Ps do Marketing?
Os chamados 4 Ps do Marketing são um resumo dos conceitos fundamentais das estratégias de marketing:
- Preço,
- Produto,
- Praça,
- Promoção.
Cada um dos termos se refere às principais ofertas que uma empresa faz aos clientes.
Os 4 Ps são variáveis controladas pelos negócios, ou seja, são pontos decididos internamente pelas equipes de marketing e vendas durante o planejamento.
Quais são os 4 Ps do Marketing?
Agora que você já entendeu quais são os 4 Ps do Marketing, vamos destrinchar cada um deles para que entenda o que significam, como se comportam, como planejar estratégias integradas para eles.
Preço
A precificação nem sempre é entendida como sendo um processo de marketing.
É importante ter a noção de que o valor cobrado pelo produto ou serviço oferecido por sua marca é determinante para a construção da imagem e para a atração dos consumidores .
O preço é relacionado ao valor que o cliente enxerga no seu produto, ou seja, quanto em benefícios o seu produto entrega a ele em cima da quantidade de capital investido.
Nesse balanço será feito uma avaliação de custo-benefício e sobre aspectos emocionais e até inconscientes. O “P” de preço engloba algumas decisões e aspectos fundamentais como da divulgação e do alcance do público como:
- formação do preço;
- modelo de cobrança;
- variações regionais;
- formas e condições de pagamento;
- política de descontos.
Produto
Basicamente a razão de existir de uma empresa, o “produto” é a figura central que virá para solucionar os problemas provenientes de uma demanda dos consumidores.
É em torno dele que os outros Ps são criados e é para promovê-lo que eles existem.
O “P” de produto irá englobar alguns aspectos importantes e decisivos como:
- qualidade;
- características gerais como cores e tamanhos disponíveis;
- linhas de produtos desenvolvidas;
- design de produto e da embalagem;
- serviços.
A união desses fatores será necessária para formar um produto que une todos os aspectos tangíveis e não tangíveis, afinal sabemos que, muitas vezes, um produto vai além da sua utilidade e abrange aspectos como status, conforto e etc.
Praça
O “P” de praça se refere aos locais ou canais onde o produto será vendido, sejam eles físicos como uma loja tradicional ou virtuais como um e-commerce ou marketplace. Definir as praças significa, basicamente, estabelecer os caminhos dos produtos até os clientes.
A escolha dos canais irá depender de uma série de fatores como:
- o tipo do produto e suas especificidades,
- as possibilidades logísticas,
- os custos envolvidos,
- o capital da empresa para isso,
- a quantidade de intermediários, entre outros.
Para definir as praças é preciso dar conta de algumas decisões fundamentais como:
- quais canais de distribuição;
- qual o tamanho da cobertura da distribuição;
- quais e quantos pontos de venda;
- quais as regiões atendidas;
- onde serão os locais de estoque;
- soluções de frete e logística.
Promoção
Por fim, o último dos 4 Ps é aquele que normalmente é mais facilmente associado ao marketing. No entanto, é preciso diferenciar o “P” de promoção de descontos e ofertas, aqui ele se refere às estratégias para estimular a demanda e promover o produto.
O P de promoção irá englobar algumas decisões como:
- publicidade;
- propaganda;
- tipos de promoção de vendas;
- assessoria de imprensa;
- merchandising;
- parceria com influenciadores;
- relações públicas;
- redes sociais.
O “P” de promoção é responsável por fazer a ponte entre os consumidores e o produto, de forma a atingir o público-alvo e instigar interesse e expectativa sobre todos os atributos e benefícios de um produto.
Como integrar os 4 Ps do marketing a minha estratégia de negócio?
Entender os conceitos é uma coisa, aplicá-los nas suas estratégias é outra, não é verdade? Para trazer os 4ps para a rotina do seu negócio será necessário alinhar alguns pontos e tomar algumas atitudes, veja o que você precisa fazer.
Conheça bem o seu público-alvo
Saber as demandas, interesses, comportamentos, necessidades e dores do público para qual seus produtos e serviços são destinados é algo essencial para trabalhar cada um dos 4 Ps.
A definição geográfica, por exemplo, afeta as praças em que seu produto irá atuar, as necessidades do cliente irão pautar mudanças no produto, o poder aquisitivo afeta o preço e os comportamentos dos clientes impactam a promoção da sua marca.
Defina metas reais e objetivos claros
Toda estratégia que envolve planejamento necessita de objetivos e metas bem definidas e tangíveis.
À medida que você conhecer melhor as dores e necessidades do seu público, ficará mais fácil definir esses parâmetros.
Pesquise mais sobre o mercado
Tão importante quanto conhecer o seu público é entender o momento dos consumidores como um todo e compreender os cenários dos seus concorrentes diretos e indiretos.
A situação econômica do país também tem impacto em cada um dos 4P’s.
Determine seu posicionamento
Encontrar seu posicionamento no mercado, invariavelmente, vai envolver o fato de você ter ou não uma missão clara e definida do seu negócio, que, afinal, é o propósito pelo qual você trabalha.
Se o posicionamento da sua marca for, por exemplo, alinhar consumo a sustentabilidade, seus 4 Ps terão de se adequar a essa visão, o mesmo vale para um posicionamento que vise o melhor custo-benefício, proporcionar uma experiência diferenciada e por aí vai.
E aí, entendeu quais os 4 Ps do Marketing? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
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