O tradicional Outbound Marketing tem ganhado os holofotes novamente. Só que, o que significa esse método? Como realmente funciona? Quais suas diferenças pro Inbound? Todas as respostas estão ao longo do conteúdo.
Conseguir a atenção do público e convertê-los em consumidores sempre foi um trabalho árduo para os marketeiros e uma preocupação para empreendedores. Com as novas tecnologias, está havendo a necessidade de se adaptar os métodos para melhor se destacar.
Além disso, a saturação com a quantidade de informação e publicidades também é um problema. Com a população cada vez mais dispersa e procurando meios de fugir de anúncios, o desafio é maior.
Portanto, sempre se revela útil e interessante ter conhecimento sobre as técnicas disponíveis. Sendo assim, é possível que você tenha interesse em saber mais do Outbound Marketing para entender se é possível introduzir no seu caso.
Para te ajudar, fizemos esse guia completo sobre esse tipo de marketing. Tiramos todas as suas dúvidas e ainda desmistificamos certas impressões como a de que trata-se de uma estratégia desnecessária.
Fique até o final, veja como funciona, entenda seus contrastes com o Inbound e ainda descubra como usar Outbound Marketing nos dias de hoje e conseguir resultados.
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O que é Outbound Marketing?
É um meio ativo de prospecção de clientes. Em outras palavras, são abordagens pelas quais você chega diretamente no cliente, captando sua atenção pelo contato direto.
O Outbound Marketing é conhecido por ser um meio tradicional de atingir seu público-alvo. Por um período, o maior investimento comunicacional de marcas e empresas era voltado para esse método.
Com o advento das tecnologias, redes sociais e a descentralização dos meios de comunicação, outras formas mais acessíveis surgiram. Sendo assim, houve uma grande migração desse meio de fazer publicidade.
No entanto, diferente do que muitos imaginam, o Outbound Marketing também se reinventou. Aaron Ross, gestor do time de vendas da Salesforce que incrementou o faturamento de 5 para 100 milhões de dólares com sua técnica de Outbound 2.0.
Falaremos com mais detalhes a respeito dela no último tópico do conteúdo. Fique com a gente até lá para entender como funciona na prática.
De qualquer forma, vale dizer que o livro Receita Previsível carrega a experiência de Aaron e demonstra como o Outbound Marketing ainda é eficiente. Diferente do que muitos pensam.
Como funciona o Outbound Marketing?
A partir do contato direto com o cliente. Isso pode ser feito de diversas formas, das mais tradicionais até as mais atualizadas. Alguns exemplos de Outbound Marketing são:
- Cold Calls
- Outdoor
- Inserções em rádios
- Propagandas da TV
- Anúncios em redes sociais
- Ads no YouTube
- Banners
- Panfletos
Como pode ver, a variedade é grande. Agora, para o sucesso, tudo depende de uma boa definição do público-alvo, estratégia assertiva e uma equipe de vendas de ponta. A prospecção é o principal meio para fazer dar certo.
Outbound Marketing x Inbound Marketing
Em termos conceituais, podemos dizer que o Inbound Marketing é o oposto do Outbound Marketing. Sendo então de um prospecção passiva, pela qual a persona chega na marca por conta própria.
Alguns exemplos de Inbound Marketing são:
- SEO
- Marketing de conteúdo
- CRM
- Landing Page
São aquelas técnicas na qual a estratégia é baseada em oferecer um material relevante e de qualidade que serve de isca para um potencial lead. Elas contam, muitas vezes, com um investimento menor, mas com maior tempo para colher resultados.
Apesar de a definição realmente conter esse aspecto de oposição, vale dizer que muito se ganha ao fazer estratégias híbridas. A união do Inbound com o Outbound Marketing abre espaço para o fortalecimento da marca.
A ideia de que o Inbound chegou para substituir e anular o Out é errada e faz com que muitas pessoas deixem de explorar todo o potencial comunicacional.
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Como usar Outbound Marketing nos dias de hoje
Como já falamos, houve uma atualização do Outbound Marketing que é bastante eficiente para os dias de hoje. Inclusive, trata-se de uma referência no Vale do Silício, justamente pelo seu case de sucesso.
Basicamente, é uma reformulação do funcionamento da equipe de vendas. Ao invés de colocar o setor como um grande todo-mundo-faz-tudo, há uma divisão em três subgrupos:
- Business Intelligence (BI): profissionais que pesquisam por empresas ou potenciais clientes que estão extremamente alinhados com a persona. Eles conseguem o contato direto com quem fecha negócio.
- Hunters: entram como primeiro contato de prospecção e conduzem os potenciais novos clientes pela jornada do funil, até os qualificar.
- Closers: é a última etapa, sendo então quem está encarregado de fechar negócio. Conversam com os leads qualificados e focam na conversão à novos clientes.
Resumidamente, esse é o Outbound 2.0 introduzido pelo Aaron Ross. Sua elaboração levou em conta que há diferentes perfis profissionais dos vendedores e que não se atentar às suas diferenças é desperdiçar os pontos fortes de cada.
Na antiga forma onde todo-mundo fazia-tudo havia um desestímulo da equipe porque alguns participantes não se adequavam aos serviços que deviam fazer. Além disso, os resultados não eram tão positivos, porque não se aproveitava das qualidades de todos.
Além dessa famosa nova forma de fazer Outbound Marketing, vale dizer que há também métodos novos advindos com as tecnologias. Como por exemplo:
- Anúncios nas redes sociais
- Antes de vídeos ou lives
- Banners em sites
Por fim, ressaltamos novamente que a integração do Outbound com o Inbound é um caminho muito interessante para quem busca fortalecimento de marca. Ignorar um ou outro é deixar de trabalhar com boas oportunidades comunicacionais.
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