Lead é um dos termos mais usados no marketing digital, mas você sabe o que ele significa e porque vem se mostrando tão importante? Se a sua resposta é não, então continue com a gente neste artigo.
Nosso objetivo é ajudar você, empreendedor, a compreender tudo sobre esse assunto e começar a construir uma estratégia de marketing de relacionamento que seja de fato eficaz. Curtiu? Então vamos lá!
O que são leads?
Dentro da empresa de marketing digital, leads são contatos de pessoas que chegaram até a sua empresa, demonstrando algum interesse em seu produto, serviço ou conteúdo.
Esse lead então pode ser considerado uma oportunidade de negócio para a sua empresa.
Sendo isso, é fundamental que haja uma estratégia para transformar essa oportunidade em um cliente real. A esse conjunto de ações damos o nome de gestão de leads.
Ao mesmo tempo, se os leads são oportunidades de venda, sua empresa também deve investir em gerar mais contatos com este, correto? É por isso que é cada vez mais comum vermos táticas de captação de leads no escopo de um plano de negócio.
O fluxo funciona da seguinte forma:
- captura (geração),
- gestão,
- conversão.
Antes de continuar, saiba que o marketing de conteúdo será indispensável para a sua estratégia, por isso, se você ainda não sabe como ele funciona, aperte o play e tire suas dúvidas.
Como gerar leads?
Vamos recapitular: o lead é uma oportunidade de venda que chegou até a sua empresa, demonstrando algum interesse no que ela tem a dizer ou oferecer.
Uma vez que estamos falando de alguém que chegou até a sua empresa, podemos falar que o lead é fruto de uma estratégia de Inbound Marketing.
No Inbound Marketing a empresa usa canais e conteúdos para atrair os usuários da internet, a partir da participação no processo de pesquisa e compra dele.
Calma, eu explico!
Imagine que um usuário está em busca de uma solução para controlar as finanças da empresa que gerencia. É um pequeno negócio e ainda não há nenhum tipo de acompanhamento sobre o assunto.
Do outro lado da moeda está uma empresa que oferece um sistema simples de gestão financeira que ainda integra estoque e cadastro de clientes.
Em uma pesquisa no Google, o usuário encontra um post em um blog que indica uma planilha gratuita de controle de fluxo de caixa.
Ele clica no link, acessa a página para fazer o download da planilha, preenche os dados que estão sendo solicitados como nome e e-mail. Depois disso, a recebe o material na caixa de entrada do e-mail.
Essa planilha, entretanto, foi oferecida pela empresa que citamos acima, a mesmo que oferece um sistema simples e completo de gestão para pequenos empreendedores.
Uma vez que o usuário cadastrou seu dados em para obter um material oferecido por uma empresa, ele se mostra interessado e, por isso, passa a ser chamado de lead!
A etapa da gestão de leads
Ao capturar um lead a empresa precisa realizar a gestão desse contato. De maneira bem simplificada, esse gerenciamento significa estabelecer uma comunicação relevante, com o intuito de mostrar ao lead que a solução que a organização oferece é a melhor opção para solucionar os problemas que ele apresenta.
Perceba que a planilha que foi oferecida na etapa de captura do lead ajuda na solução do problema apresentado, mas é manual e não tão eficiente quanto um sistema completo como o oferecido pela empresa.
A gestão desse lead pode começar a ser feita a partir do e-mail marketing, por exemplo. Outros canais como SMS e redes sociais também podem ser considerados.
O objetivo dessa etapa é oferecer mais conteúdos relevantes para os usuários e contribuir para que eles avancem no funil de vendas, até que tomem a decisão de comprar a oferta.
Para isso a empresa pode usar publicações em blog, depoimentos de outros clientes, promoções, outros materiais ricos como ebooks e vídeos.
Não seja chato e insistente. Ao contrário, busque sempre oferecer materiais de qualidade, que sejam relevantes para o lead.
Para que isso possa ser feito com eficiência é fundamental que você conheça tudo sobre seus contatos:
- desejos,
- necessidades,
- comportamentos,
- interesses,
- dores e mais.
Ao conhecer o cliente que a sua empresa deseja atingir, existe uma chance maior de atrair leads qualificados, já na etapa de geração desses contatos, e aumentar a taxa de conversão desses leads em clientes, na etapa de gestão.
Entenda tudo sobre como criar a persona da sua empresa, no vídeo abaixo.
Conversão de leads em clientes
Depois de todo o trabalho de gestão do lead, sua empresa tem mais chances de transformar esse usuário, que inicialmente estava apenas procurando por dicas sobre como melhorar o controle financeiro, em um cliente pagante.
Para isso, entretanto, é fundamental que haja alinhamento entre os benefícios da solução com as necessidades e com o perfil do cliente.
Isso inclui o preço do produto, a facilidade de uso e implementação, a oferta feita, a qualidade do atendimento e mais.
Lembre-se de usar recursos como copywriting para produzir conteúdos que convençam o usuário a fazer um teste da sua solução, por exemplo.
Benefícios de uma estratégia de gestão de leads
Inclui uma estratégia de leads, como a que apresentamos acima, oferece a sua empresa diferentes benefícios como:
- ampliar o alcance da marca, produtos e serviços,
- alcançar mais clientes em potencial qualificados,
- melhorar a relação entre a empresa e prospects,
- aumentar as taxas de conversão,
- contribuir diretamente para a jornada de compra do cliente,
- diminuir o ciclo de venda e mais.
Agora que você sabe tudo sobre o que são leads é hora de colocar a mão na massa. Para isso, você vai precisar de softwares que vão contribuir para a geração e gestão de leads.
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