Segundo o especialista em marketing Philip Kotler: “manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que adquirir um novo”, apesar disso é comum que empresas invistam apenas na prospecção. Para virar esse jogo e estabelecer uma relação de longo prazo com compradores, é interessante que você aprenda o que é o remarketing.
O que é remarketing afinal?
Remarketing significa “fazer marketing novamente”, é a mesma lógica de palavras como “refazer” ou “renascer”, ou seja, a sílaba inicial apenas reafirma que se trata de algo que está sendo repetido.
Mas para entender de fato o que é remarketing é preciso pensar em todo tipo de publicidade direcionada a usuários que já visitaram no seu site, em algum momento.
Como funciona o remarketing na prática?
Para entender de fato o que é o remarketing é preciso compreender a mecânica por trás desse tipo de estratégia.
Como dissemos a abordagem a um usuário que já conhece a sua empresa, uma vez que visitou a sua loja, mesmo que por alguns segundos. Também podem ser campanhas direcionadas a leads ou clientes.
Entre as principais ações de remarketing estão:
- Lista de e-mails: é possível criar campanhas de disparo de e-mails direcionados a públicos específicos utilizando ferramentas de segmentação e envio de mensagens, mas também pode subir essa lista no Facebook Ads para criar anúncios direcionados e personalizados para estes contatos que já estão cadastrados em sua base;
- Pixel remarketing: enquanto a lista de leads em mãos, o pixel automatiza o remarketing. Para isso é necessário que ele seja instalado no seu site para que toda visita nele seja monitorada e possa ser usada como público personalizado em alguma campanha. Com o pixel você não precisa ter o e-mail dos visitantes, para atingi-los novamente. O pixel funciona como um rastreador e quando usado para criação de anúncios irá mostrar as campanhas para usuários que visitaram as páginas do seu site.
Quer entender melhor como funciona? Temos um artigo especial: Pixel Do Facebook: O Que É, Como Funciona, Quais As Vantagens E Como Usá-Lo
Quais as vantagens de investir em remarketing?
É possível que você já tenha imaginado algumas vantagens ao entender de fato o que é o remarketing, certo?
Contudo, separamos alguns dos pontos mais positivos em relação a esse tipo de estratégia para que você tenha dimensão real dos benefícios.
- Redução de taxa de abandono de carrinho: uma vez que você automatiza campanhas de e-mail marketing, não será necessário ficar acompanhando todos os carrinhos abandonados, o próprio sistema envia e-mails e você pode criar anúncios para incentivar que os leads se tornem consumidores;
- Maior visibilidade da marca: usar estratégias de remarketing faz com que um visitante passe a ver a sua marca em vários lugares e cada vez mais e mais vezes na medida em que ele interage clicando em uma publicidade;
- Mais personalização na experiência de compra do cliente: o cliente passa a receber anúncios e abordagens de acordo com os produtos que visitou, logo não se trata de ficar apresentando mercadorias sem critério, mas sim fazer abordagens mais assertivas e baseadas em dados;
- Aumento da taxa de conversão do seu e-commerce: por fim a consequência lógica de tudo isso é crescer a sua taxa de conversão, um cliente que é acompanhado e abordado dessa maneira estratégica tende e comprar mais produtos.
Onde fazer campanhas de remarketing?
Por fim, o entendimento real do é remarketing virá quando você observa onde é possível criar esse tipo de campanha.
Lembra que falamos que é possível instalar um pixel no seu site que irá colher informações dos seus visitantes?
Pois é, essa tecnologia é basicamente de dois grandes canais de anúncios: Google e Facebook.
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Facebook Ads
Antes de mais nada será necessário instalar o Pixel do Facebook no seu site. No vídeo abaixo, você aprende como cumprir essa etapa.
Após fazer isso, o seu site passará a rastrear os dados dos visitantes baseados na conta onde estão logados, localização, se aceitaram o cookies e etc.
Essas informações poderão ser usadas em anúncios no futuro, pois se transformaram em públicos e segmentações.
Basicamente, após um tempo recebendo visitas, seu pixel já terá dados para a criação de um público para remarketing para campanhas de anúncios pagos.
Aí será preciso seguir as etapas anunciar no Facebook, acessando primeiro a área de públicos personalizados. Crie uma segmentação com os dados presentes no pixel para atingir as pessoas que visitaram o site nos últimos 7, 15, 90 dias e etc.
Quer entender como isso funciona? Acesse o artigo, “Como Anunciar No Facebook? [GUIA DEFINITIVO]”.
Google Ads
Já no Google você terá duas opções para fazer remarketing: rede de display ou rede de pesquisa.
A primeira é o espaço cedido por empresas cadastradas no Google para que você exiba anúncios no site de terceiros.
Basicamente é o que acontece quando você olha um produto e, de repente, ele passa a ter “perseguir” em vários outros sites.
Isso é o remarketing da empresa dentro da rede de display que usa o rastro captado pelo pixel para te “seguir” em outras páginas.
Já os anúncios de rede de pesquisa são os que se referem a links criados em cima de palavras-chave, eles aparecem no topo das pesquisas e com uma indicação de anúncio.
No entanto, para que as informações sejam colhidas das suas páginas para o Google Ads será necessário instalar uma Tag, para isso, assista o vídeo a seguir e seu site passará a fornecer dados para suas campanhas no Adwords assim como no Facebook.
E aí, entendeu o que é remarketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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