Novas formas de empreender estão sempre surgindo, crescendo e se consolidando. Neste artigo, falaremos sobre uma das opções que surgiram e estão atraindo cada vez mais adeptos: o mercado de afiliados.
Não sabe o que é nem como funciona? Então continue lendo e descubra!
O que é mercado de afiliados?
O mercado de afiliados é uma modalidade de negócios e de marketing, que se concentra na venda de produtos físicos ou digitais através de links personalizados. Dentro de um programa de afiliados, cada parceiro recebe um link para divulgar os produtos e serviços da empresa. Em troca é paga uma comissão por cada produto ou serviço vendido por ele.
Esse link é único, ou seja, só o afiliado tem acesso. Sendo assim todas as vendas feitas por esse link são contabilizadas para o cálculo da comissão de parceiros.
A ideia é que o afiliado crie estratégias de marketing, divulgue esses links e aumente as chances de vendas, e comissionamento.
Os principais canais de divulgação usada por afiliados digitais são:
- postagens em redes sociais;
- anúncios pagos no Facebook e Google Ads;
- links internos em um blog, podcast ou canal de vídeos.
Como funciona um programa de afiliados na prática?
O mercado de afiliados trabalha como uma troca entre empresa e afiliado. Enquanto o afiliado divulga os produtos de uma marca, a empresa oferece um percentual do valor vendido ao parceiro.
Os links personalizados são gerados, justamente, para que a empresa possa acompanhar, controlar e organizar as vendas e os pagamentos a cada afiliado digital.
Como se tornar um afiliado?
No geral, o passo a passo para se tornar um afiliado é:
- se cadastrar na plataforma com a qual deseja se relacionar e aguardar a aceitação para se tornar um afiliado (cada empresa tem seus critérios);
- escolher os produtos disponíveis (nem todos geram links para afiliados) e pegar seus links;
- com os links em mãos, será necessário usá-los em estratégias de divulgação para atrair consumidores que possam se interessar;
- a cada venda você deve contabilizar comissões que são pagas, geralmente, no final do mês.
Quais os formatos de remuneração no mercado de afiliados?
Atualmente, existem basicamente 3 formatos de remuneração mais usados em programas de afiliados.
Algumas plataformas possuem seus próprios programas, caso da Amazon, já outras reúnem vários programas no mesmo cadastro.
A seguir, apresentamos os principais formatos de remuneração do mercado de afiliados:
- CPA (Custo por aquisição): modelo mais comum, aqui o afiliado só recebe comissão quando um produto é de fato vendido através do seu link, no geral são os programas com maiores percentuais de comissão;
- CPC (Custo por clique): neste modelo você ganha por clique. Isso significa que basta o usuário clicar no seu link que direciona para a página da empresa parceiros, para que você receba uma parte da comissão. Nesses casos, o volume da comissão será mais alto, no entanto os valores são menores, por isso, apesar de ser mais “fácil” receber a gratificação, o montante só será rentável se você tem um alto número de visitas no seu site;
- CPL (Custo por lead): um formato intermediário, o CPL precisa que o usuário clique e visite o site, mas ao invés da venda, ele precisa apenas realizar um cadastro para que a empresa precise te repassar a comissão. Fica no meio termo, é mais fácil do que o CPA e paga um pouco melhor que o CPC.
Quais programas de afiliados mais vantajosos do mercado?
Agora que ficou claro o que é o mercado de afiliados, como ele funciona e quais as formas de remuneração, separamos alguns dos programas mais completos e versáteis disponíveis, veja a lista completa:
Hotmart
Plataforma referência em venda de infoprodutos, a Hotmart é basicamente um marketplace onde criadores de produtos digitais podem vender seus cursos, ebooks, planilhas e outros formatos de materiais.
Geralmente, os produtos estão ligados à educação profissional, treinamentos e literatura em geral.
Além disso, as mesmas pessoas que vendem seus produtos utilizando a plataforma da Hotmart, podem inscrever seus produtos no programa de afiliados e, desta forma, os afiliados podem gerar links para a divulgação.
O percentual varia de acordo com o infoprodutor, mas a própria plataforma orienta que a comissão seja entre 30 a 50%. O saque mínimo para o afiliado é a partir de R$20, mais R$1,50 de taxa.
Lomadee
Para quem deseja divulgar produtos físicos, a Lomadee é uma ótima opção de programa, por reunir várias marcas conhecidas no catálogo como:
- C&A,
- Nike,
- LeNovo,
- Positivo,
- New Balance etc.
A plataforma trabalha com o custo por aquisição e custo por clique, sendo mais uma opção interessante para quem é afiliado.
As comissões ficam entre 4% e 6%, variando de acordo com o produto. O resgate mínimo é R$100 para pessoas físicas e R$50 pessoas jurídicas.
Monetizze
Outra plataforma de afiliados, a Monetizze possui várias formas de comissão que vão desde as mais tradicionais à venda única, progressiva, recorrente, primeiro e último clique, entre outras.
Para sacar o afiliado precisa ter acumulado pelo menos R$5 em comissões sendo que o prazo para o repasse é de 3 dias para vendas realizadas via PIX ou Boleto e 30 dias em caso de venda no cartão.
Eduzz
Bem similar a Hotmart, a Eduzz possui uma maior versatilidade, sendo também uma ótima opção para quem vai focar na venda de produtos físicos.
A plataforma possui um mecanismo chamado “funil finito” que repassa comissão mesmo que o cliente decida pela compra tempos depois de acessá-la pelo seu link.
As comissões ficam entre 6% e 80%, o valor para saque mínimo não aparece no site e todos os pagamentos demoram 30 dias para serem repassados.
Veja também: Manual Do Empreendedor: Guia Completo Para Quem Busca O Sucesso
E aí, entendeu como funciona o mercado de afiliados e como participar dele? Acompanhe essas e outras dicas do mundo dos negócios de pequenos e médios empreendedores que buscam seu espaço no mercado através do nosso blog.
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