Ter sucesso nas redes sociais passa por uma série de fatores, escolher os melhores dias para postar no Instagram é algo que faz a diferença na melhor entrega das suas postagens junto aos seus seguidores.
Quais os melhores dias e horários para postar no Instagram?
Antes de mais nada, é preciso ressaltar que os melhores dias para postar no Instagram depende do seu modelo de negócios, do perfil dos seus clientes e do que você vende.
Afinal, o perfil de um restaurante atinge um perfil de seguidores diferentes de uma marca de pisos e revestimentos,principalmente, em relação ao que estão buscando ao se relacionar com cada uma das marcas.
No entanto, é possível fazer um levantamento geral sobre quais são os melhores dias para postar no Instagram, e nesses casos o resultado é:
- terça-feira entre 11h e 14h;
- de segunda a sexta no horário das 11h.
Esses são os horários apresentados em uma pesquisa da Sprout Social que analisou as tendências de comportamento de mais de 30.000 clientes durante o uso da mídia social, em 2021.
Pior dia para postar no Instagram
Se existe um melhor, é provável que exista também um pior dia para postar no Instagram, não é mesmo?
Segundo a mesma pesquisa da Sprout Social, o pior dia é domingo, mas como dissemos, existem as particularidades que devem ser levadas em conta.
Melhores dias e horários para postar no Instagram
E que tal entendermos um pouco mais os dias e horários que apresentam melhores resultados para as publicações? Afinal, você não vai fazer apenas uma publicação por semana, na terça-feira, não é mesmo? Então, ainda considerando o estudo da Sprout Social, confira a lista com os melhores dias para postar no Instagram:
- Segunda-feira: 11h e 12h;
- Terça-feira: Das 11h às 14h;
- Quarta-feira: 11h e 12h;
- Quinta-feira: 11h;
- Sexta-feira: 11h e 12h;
- Sábado: Das 10h às 12h;
- Domingo: Entre 9h e 15h.
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Melhores dias para postar no Instagram Stories: qual a frequência ideal?
Agora, precisamos entender um pouco como esses números apareceram na pesquisa.
O que define os melhores dias e horários para postar no Instagram é justamente o momento de pico de uso por parte dos usuários e o mesmo vale para o Stories.
No entanto, nos stories o usuário tende a consumir várias publicações da mesma página, em sequência.
Logo, é preciso considerar esse comportamento ao avaliar os melhores dias e horários para sua postagem.
Por esse motivo, utilizar os stories para atrair os seguidores para o feed é um mecanismo interessante e bem comum para aumentar o alcance das publicações.
O mesmo vale para o Reels, o momento de pico de uso por parte dos usuários é o momento mais propício.
Vale ressaltar que esses parâmetros não levam em conta as publicações patrocinadas, que são aquelas em que você paga para aumentar o alcance das suas postagens.
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Quais horários mais propícios para a publicação de acordo com o segmento?
Conforme destacamos, os tipos de audiência e o segmento da marca ou influenciador é algo que faz total diferença quando se define quais os melhores dias para postar no Instagram, por isso trouxemos uma média dos setores mais comuns.
Comunicação
No geral, empresas de comunicação tem o pior índice de desempenho nos finais de semana e os posts com melhor desempenho são nos seguintes períodos:
- Terça-feira às 13h;
- Quarta-feira às 11h;
- Quinta-feira às 8h e às 9h.
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Comércio
No caso de empresas de bens de consumo, tanto em lojas físicas quanto em e-commerces, tem os melhores dias às quartas entre 11h e 16h e às sextas de 10h às 14h. O pior dia, sem dúvida, é aos domingos.
Educação
Assim como nos perfis de comércio, a área da educação tem baixíssima entrega de publicações nos finais de semana, sendo os sábados fracos e os domingos praticamente nulos.
Os melhores dias são às quintas-feiras às 14h e, surpreendentemente, às sextas-feiras às 4h da manhã.
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ONG’s
As Organizações Não Governamentais seguem o padrão da maioria dos segmentos, com baixo desempenho aos finais de semana. Os melhores dias, no entanto, são às quarta-feira, das 10h às 16h e depois às 18h.
Saúde
Diferente de todas da lista até aqui, o melhor dia para postagens relacionadas a área da saúde é aos domingos, precisamente entre 8h e 9h. Outros bons dias são as segundas-feiras (9h, 14h e 17h) e às terças-feiras (8h e 9h).
Os piores dias ficam às quintas, sextas e sábados durante o dia todo.
Tecnologia
Apesar de incomum, o domingo também é mais movimentado para esse setor. No entanto, os melhores dias de fato são:
- Segunda-feira às 11h e às 20h;
- Terça-feira às 11h;
- Quinta-feira às 12h;
- Sexta-feira às 11h.
Como definir os melhores dias para postar no seu perfil do Instagram?
Analisar o desempenho do seu perfil é a melhor maneira de definir quando é o melhor momento para postar seu conteúdo. Você pode usar o Instagram Analytics para isso.
É claro que, como ressaltamos, alguns horários são melhores na plataforma, mas o seu público-alvo influenciará nessa decisão.
Para acessar esses dados sobre o engajamento nas suas páginas, você precisará ter um perfil profissional. Com ele você poderá acessar os números do desempenho das suas publicações e fazer os ajustes pertinentes. Caso o seu perfil ainda não seja profissional basta seguir os seguintes passos:
1. Vá ao seu perfil no Instagram e clique nas três barrinhas localizadas no canto superior direito da tela do seu celular;
2. Depois clique na opção “conta” e vá até o final dessa mesma tela;
3. Clique na opção “mudar para conta profissional” e confirme o procedimento;
4. Pronto, agora sua conta passa a ser profissional e os dados estarão disponíveis, caso queira voltar atrás é só fazer o mesmo caminho e clicar “mudar para conta pessoal”.
Agora que o perfil foi convertido basta você voltar ao seu feed e clicar na opção “Insights” que agora estará disponível. Por lá você encontra vários dados interessantes sobre o comportamento dos seus usuários, além das estatísticas que apontam os melhores dias e horários de postagem.
No entanto vale ressaltar que, cada dia mais, o Instagram vem diminuindo seu alcance orgânico, atualmente uma postagem tem uma taxa de entrega em média de apenas 10%, ou seja, se você tem 1000 seguidores, apenas 100 verão os posts.
Esse percentual diminui ainda mais caso suas postagens não sejam vídeos, isso porque correções no algoritmo da rede social vem tornando o Instagram cada dia mais uma rede social de vídeos curtos.
Quer ideias de como gerar conteúdo com melhor alcance e engajamento? Indicamos a leitura do artigo, “Sem Ideias De Conteúdo Para Instagram? Confira essas 10 Dicas E Não Fique Mais Sem Postar”.
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