Conseguir inserção no mercado não é um processo fácil ou simples, ainda mais para quem começa com poucos recursos. Nesse cenário, muitas empresas apostam em criar uma rede de vendedores em torno de si e desenvolver uma estrutura com níveis diferentes de hierarquia, o chamado Marketing Multinível.
Uma alternativa antiga e consolidada, o Marketing Multinível faz parte do modus operandi de algumas empresas sérias e relevantes no Brasil que apostam neste modelo de negócios. Descubra como ele funciona e por onde começar.
O que é e como funciona o Marketing Multinível?
O que chamamos de Marketing Multinível, diz respeito a um modelo de negócios onde um revendedor ganha uma parte dos lucros em cima dos produtos que vende e também sobre as vendas da sua rede com outros revendedores.
Modelo de negócios criado nos anos 1940 nos Estados Unidos por Carl Rehnborg, se baseia em uma modalidade de negócios de venda direta, onde o vendedor é um representante de uma marca e comercializa produtos e serviços direto com o cliente.
Este modelo de vendas é uma evolução das vendas tradicionais por catálogo onde o revendedor ganhava apenas uma comissão por produto vendido. A ideia é fazer com que eles ganhem duas vezes: façam suas vendam e tragam novos vendedores para o time. Ao fazer isso, os vendedores ganham também parte do valor da venda de produtos que os profissionais que ele indicou venderam. Com isso, existe um maior ganho recorrente.
A ideia é que você comece como um vendedor e passe a atrair novos vendedores. Dessa forma, você se torna uma espécie de líder ou gerente de vendas, ganhando comissões em cima das indicações e performance dos seus indicados.
Quais os prós e contras do marketing Multinível?
Assim como qualquer estratégia comercial, o Marketing Multinível tem suas vantagens e suas desvantagens. Conheça os principais pontos favoráveis e desfavoráveis para avaliar se vale a pena ou não integrar no seu negócio.
Prós
- Autonomia no trabalho: aderindo a este modelo de negócios, você consegue definir quais horários pretende trabalhar, sendo possível ser um revendedor nas horas vagas por exemplo, e seus ganhos vão depender da sua produtividade;
- Suporte de grandes empresas: as oportunidades de trabalhar com marketing multinível, em geral, sempre envolvem grandes marcas como Mary Kay, Hinode e Herbalife, marcas com produtos consolidados e com experiência para te dar suporte;
- Ganhos escaláveis: como se trata de um negócio com níveis, você pode atingir um patamar onde os ganhos por indicação e bônus pelo desempenho dos seus indicados sejam a sua renda recorrente, sem nem precisar vender mais.
Contras
- Investimento inicial: esse ponto varia muito da empresa escolhida e da quantidade de horas que você poderá trabalhar nas vendas, em muitos casos as marcas cobram até R$200 para os kits para novos vendedores;
- Retorno financeiro pode demorar a vir: as redes de marketing multinível, no geral, contam com muitos vendedores, por isso, pode demorar até que você consiga estabelecer uma clientela e encontrar outros revendedores para integrar sua equipe de vendas.
Marketing multinível e negócio de pirâmide são a mesma coisa?
Esse com certeza essa é a principal polêmica da estratégia de vendas e se dá pelo fato de que parte do lucro do vendedor é gerado em cima das indicações e produtividade dos vendedores indicados por ele. O que faz muita gente pensar que se trata de um esquema de pirâmide.
É preciso entender as diferenças fundamentais, afinal negócios de pirâmides são ilegais no Brasil e venda multinível é entendido como outra modalidade. Para entender as diferenças é preciso destacar 3 pontos fundamentais dos esquemas de pirâmide:
1. Nenhum produto é vendido para quem está fora da pirâmide: as mercadorias, quando existem, servem apenas como pretexto para trazer alguém para a pirâmide e lucrar com o investimento inicial dela;
2. A única forma de lucro é através da adesão de novos membros: como os produtos não existem ou não tem preço real de mercado, as pessoas dentro da pirâmide só conseguem algum tipo de lucro quando conseguem convencer outras pessoas a entrar no “esquema” e investir;
3. Nenhum esquema de pirâmide tem vida longa: como a base de sobrevivência não são as vendas, mas sim o recrutamento, chega um momento em que a possibilidade de atrair novas pessoas se esgotam. Outro problema é que o esquema pode ser descoberto, o que afasta novos participantes, fazendo a pirâmide ruir.
Os esquemas de pirâmides também não investem em treinamentos, uma vez que os ganhos são limitados e com prazo de validade, não faz sentido expandir algo que possa chamar atenção demais.
Caso queira entender mais os esquemas de pirâmides, como identificá-los e o que as diferencia do marketing multinível, assista o vídeo abaixo: VIDEO
Como se dar bem no marketing multinível?
O marketing multinível traz a possibilidade de gerar uma renda extra ou mesmo de estabelecer ganhos interessantes quando você atinge patamares mais altos, no entanto a caminhada até lá é longa.
Veja algumas dicas interessantes para ter mais chances nesse mercado:
- Participe de feiras e treinamentos: o melhor caminho para aprender a vender mais e fazer networking é através desse tipo de evento, por isso, procure estar atento para participar dos encontros mais relevantes;
- Use os produtos que você vende: a melhor forma de vender algo com propriedade é usando a mercadoria. Se você não usa os produtos que vende pode dar a impressão de que não confia neles e se você não passar essa segurança como os clientes vão acreditar?;
- Mantenha uma lista de possíveis vendedores: uma parte significativa dos ganhos vêm da indicação de vendedores e em cima do desempenho deles, por isso, monitore seus contatos e mantenha uma lista de pessoas com o perfil que a empresa busca para ficar no seu radar;
- Acompanhe os comerciais da concorrência: uma das formas de vender é conseguir abordar os diferenciais da sua marca para a concorrência, por isso, é importante acompanhar como eles estão promovendo os produtos que concorrem com os vendidos por você.
E aí, entendeu o que é como funciona o Marketing Multinível? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
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