Com a evolução tecnológica e a globalização, os processos e as formas de vender vem se diversificando, apresentando novas maneiras de se atrair, abordar e converter um cliente. Entre elas, estão as ações que fazem parte do que é o marketing 3.0.
O que marketing 3.0?
O termo foi cunhado pelo especialista em marketing, o norte-americano Philip Kotler, segundo ele, o marketing 3.0 é uma abordagem focada totalmente no cliente, se preocupando com suas necessidades materiais, emocionais e espirituais.
Desta forma, as estratégias são voltadas em agregar valor a um produto ou serviço, de modo que o consumidor veja ali um produto ou serviço de valor, capaz de solucionar suas dores e desejos.
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Como se deu a evolução para o marketing 3.0?
Mesmo com uma definição sobre o que é o marketing 3.0, compreender o que ele significa na prática, exige dar alguns passos para trás e entender como foi que chegamos até aqui. Afinal, se estamos na versão 3.0 do marketing, é porque tivemos pelo menos duas anteriores, não é mesmo?
Marketing 1.0
Tudo começa com a primeira grande revolução industrial por volta de 1760. Nesse momento da história, passa a ser possível uma produção em massa sem a necessidade de um trabalho 100% manual.
As empresas, ou fábricas, passaram a cobrar com as máquinas para otimizar a produção.
Nesse momento, o foco é apenas nos produtos, ou seja, as marcas enaltecem o que seus produtos oferecem e a ideia de marketing era apenas uma: chamar a atenção para um produto e estimular o consumo.
Marketing 2.0
Em um segundo momento, a preocupação passou a ser com o público, afinal a concorrência crescia e não adiantava apenas exaltar o seu produto para vender mais.
Novos meios de comunicação surgem, o que aumenta a possibilidade de alcance da marca.
As empresas passam a se dirigir ao cliente em busca de convencer o cliente a comprar.
O foco deixou de ser a tentativa de atingir o máximo número de pessoas, e o processo de segmentação do mercado começa a ser considerado.
As empresas começam a escolher onde e quando anunciar e buscam um perfil específico de consumidor. Nascia aqui o conceito de público-alvo.
Marketing 3.0
O próximo passo segundo Kotler é em cima de um avanço tecnológico que mudou tudo: a internet.
Através dela, vários padrões de consumo mudaram, lojas virtuais tomaram lugar de estabelecimentos tradicionais e as redes sociais ganharam força.
Acima de tudo, o que mais fez com que a abordagem comercial tivesse que mudar, segundo Kotler, foi o empoderamento por parte do consumidor.
A cada dia ele tem mais consciência da sua relevância e as marcas precisam se tornar mais humanas, empáticas e acima de tudo, criar um relacionamento com seus clientes.
É fundamental criar um diálogo com o consumidor e o tratar como um ser humano único e não mais um número.
Ver também: Brand Marketing: O Que É, Como Usar E Quais As Vantagens?
Como aplicar o marketing 3.0 na sua empresa? Passo a passo
Gostou de como funciona o marketing 3.0? Que tal pôr a mão na massa? Trouxemos aqui todos os passos necessários para que você possa colocar esse tipo de estratégia e abordagem em prática no seu negócio, veja a seguir.
1. Aprimore a experiência do seu cliente
O foco do marketing 3.0 é em oferecer a melhor experiência possível ao cliente, por isso, toda a interação da marca com seus consumidores é valiosa.
A cada ponto de interação a marca dá um passo adiante para estabelecer um elo forte e duradouro entre a empresa e seus clientes.
2. Aposte na segmentação do público
Como dissemos, o processo de segmentação da base de clientes é fundamental, desde o marketing 2.0.
Contudo, com as possibilidades oferecidas pelo modelo atual, segmentar tem sido mais fácil e os resultados mais eficientes.
É possível criar personas que apresentem o perfil de seus clientes de modo a entender suas dores, necessidades e vontades para falar com ele da maneira certa, no tom correto, pelo canal que ele prefere e no momento certo.
3. Estabeleça o propósito da sua marca
Um dos pilares do marketing 3.0 é humanizar a sua marca, logo, uma empresa não pode apenas ter como foco as vendas, ela precisa transmitir preocupações mais humanas e isso fica bem esmiuçado ao estabelecer a missão, visão e os valores.
4. Use ferramentas para otimizar e automatizar processos
Todos esses processos precisam estar muito bem sincronizados e acontecendo ao mesmo tempo, no entanto para isso é preciso automação, afinal não dá para dar conta de uma estrutura complexa de marketing sem nenhuma ferramenta, não é mesmo?
Por isso, vale a pena investir em algumas opções gratuitas e pagar como um CRM, software de automação, ferramentas de organização e tarefas como Trello e Asana, entre outros.
Saiba mais: 5 Estratégias De Marketing Digital Que Você Precisa Conhecer
5. Invista na produção de conteúdo relevante
Produzir conteúdo relevante é uma das formas de mostrar que você se importa em ajudar seu público, mesmo aqueles que não venham a se tornar seus clientes.
Por outro lado, é uma ótima maneira de atrair a atenção de consumidores em potencial.
Para ter sucesso é importante investir em conteúdos que sejam de interesse do público.
E aí, entendeu o que é marketing 3.0? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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