Uma das redes sociais que mais ganha relevância comercial, o Instagram Business vem se tornando uma forte canal de fortalecimento de marca, contato com os clientes e, por que não, para vendas.
Uma pesquisa da All iN/Social Miner revelou que 74% dos brasileiros usam as redes sociais para comprar e 62% preferem o Instagram para buscar produtos. Além disso, 50% revelou que também recorrem diretamente à rede social em busca de produtos e serviços.
O que é o Instagram Business?
Criado em 2016, o Instagram para empresas ou apenas Instagram Business, é uma modalidade que foi criada para trazer anunciantes para dentro da rede. Desta forma, é possível ter uma conta especial para empresas, lojas, empreendimentos e afins.
Diferente do perfil convencional, que é voltado para pessoas e não marcas, o Instagram Business possui ferramentas criadas para facilitar o trabalho de perfis comerciais.
Algumas funcionalidades são específicas desse tipo de perfil e nós exploraremos mais ferramentas a seguir.
Quais as vantagens de se ter uma conta de negócios?
Para muitos, ter um perfil comum ou aderir ao Instagram Business não faz diferença, mas isso é um grande erro.
Existem algumas funções essenciais para um perfil comercial, que só estão disponíveis para a versão profissional. Veja as vantagens a seguir.
Presença de marca
Através da conta profissional, você consegue consolidar seu perfil como marca e pode especificar qual o tipo do seu negócio, podendo ser um negócio virtual ou físico e até mesmo um perfil de músico, atleta ou um blog pessoal.
Acesso a métricas mais detalhadas
Diferente do perfil pessoal, as contas profissionais te dão acesso a dados e métricas relevantes que vão te ajudar a entender seu público e quais ações estão oferecendo mais retorno.
É possível acompanhar métricas básicas como alcance, curtidas e visualizações e também dados mais aprofundados como:
- dados demográficos do seus seguidores,
- nível de engajamento,
- idade dos seus seguidores,
- melhores horários para postar e muito mais.
Criação de botões de call to action
Quando se pensa em ações de marketing para empresas é imprescindível o CTA, através dele você convida o usuário a continuar se relacionando com a empresa. Ou seja, incentiva ela a dar o próximo passo e continuar na jornada de compra.
Através da conta comercial é possível colocar este tipo de chamada para ação, com um link na bio do Instagram ou mesmo em stories e nos produtos que estiverem cadastrados no Instagram Shopping.
Criar anúncios patrocinados
Talvez a principal razão para transformar sua conta em uma página profissional seja o fato de poder criar anúncios para promover seu negócio ou mesmo o seu trabalho enquanto autônomo.
Através do gerenciador de anúncios do Facebook, você consegue definir parâmetros a respeito do público que deseja alcançar, podendo definir a localização, faixa etária e interesses das pessoas atingidas, o que ajuda chegar até o seu perfil de consumidor ideal, e anunciar no Instagram!
5 dicas para ter sucesso no Instagram Business
Agora que ficou claro a importância e tudo que o Instagram Business traz, trouxemos algumas dicas importantes para te ajudar a explorar melhor este tipo de perfil e aproveitá-lo ao máximo.
Crie conteúdos relevantes e de qualidade
Assim como em qualquer estratégia de Inbound e Marketing de Conteúdo, suas postagens dentro do perfil profissional da sua empresa devem ser de qualidade tanto no que se refere a parte estética como também a textual.
Além de bem feitas, as postagens precisam ser relevantes. Pouco adianta ter um perfil lindo e bem distribuído, se o seu consumidor não for engajado e não tiver interesse no conteúdo. Procure conhecer bem o que o seu público quer, teste e faça ajustes quando necessário.
Procure engajar o seu público
Manter o público interessado no que você publica não é uma tarefa simples. Além de ter uma entrega bem pequena para publicações orgânicas, o Instagram trabalha com algoritmo que vai te mandar mais e mais conteúdo de acordo com a sua reação em cada postagem.
A melhor forma de engajar o seu público é:
- sempre responder comentários, sejam eles positivos ou negativos,
- realizar enquetes onde eles são convidados a interagir,
- abrir caixa de perguntas,
- discutir temas que eles trouxeram e por aí vai.
Neste ponto, use e abuse dos stories.
Busque manter uma identidade visual consistente
Entre no seu feed e dê uma olhada nas publicações de marcas que aparecem primeiro para você, se não forem perfis de pessoas conhecidas, é bem provável que elas tenham elementos visuais e cores bem característicos, de modo que você associe na mesma hora.
Vale a pena criar padrões estéticos para suas publicações usando sua identidade visual como parâmetro.
Caso você ainda não tenha um logo e uma identidade definida, procure usar sempre as mesmas cores e evite variar muito o layout das postagens.
Faça parcerias com influenciadores
Outra maneira de atrair atenção para sua marca e aumentar as vendas de produtos e serviços é através de parcerias com influenciadores.
Procure conhecer quem são os perfis mais relevantes com maior alcance do seu setor e aqueles com engajamento alto, no geral.
É importante variar porque se você vende tinta, por exemplo, dificilmente terá um influenciador que seja voltado apenas para isso, mas vale a pena apostar em quem tem uma opinião respeitada e é seguido pelo seu público-alvo.
Invista em anúncios patrocinados
Os anúncios como já destacamos são a principal ferramenta do Instagram para promover as marcas. Vale a pena estudar sobre a ferramenta de criação de anúncios e fazer suas campanhas.
O interessante dos anúncios é que eles são divididos em objetivos e cada um deles tem relação a um estágio do consumidor no funil de vendas. Veja as opções:
- Anúncios de reconhecimento: são de topo de funil, visão aumentar o alcance e ganhar seguidores;
- Anúncios de consideração: são de meio de funil, buscam aumentar o envolvimento dos consumidores com a marca, gerar tráfego para o site ou landing page, gerar cadastros e etc;
- Anúncios de conversão: são os de fundo de funil, aqui as publicações buscaram a venda de produtos, assinatura de serviços ou a presença do consumidor na loja física ou em um evento.
E aí, entendeu como funciona o Instagram business? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
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