Toda estratégia de marketing que se preze precisa se basear em dados concretos na hora de tomar qualquer decisão. E é por isso que existem recursos como o Instagram analytics. Neste artigo, vamos te ajudar a usar essa ferramenta para a inteligência da sua rede social.
O que é o Instagram analytics?
O Instagram analytics é um recurso da rede social que permite a coleta de dados referentes à movimentação da sua conta e das publicações. Similar ao Google Analytics, a funcionalidade disponibiliza uma série de dados e métricas que podem ser usados para aprimorar os resultados do seu perfil.
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Como acessar o Instagram analytics?
Para ter acesso a esse “centro de inteligência” a primeira coisa a se fazer é ter uma conta profissional dentro da rede. Afinal, o recurso não está disponível para perfis comuns ou pessoais. Feito isso basta seguir os passos:
- Abra o app do Instagram e clique no seu perfil;
- Clique nas 3 listras no canto superior direito da tela;
- Escolha a opção de “informações”.
Pronto, todos os dados estarão disponíveis. Vale lembrar que esse recurso (até o presente momento) só pode ser acessado pelo celular, logo você precisará estar logado na sua conta para ter acesso a essas informações.
Quais as principais informações obtidas pelo Instagram analytics?
Informações sobre público
As informações às quais você tem acesso podem ser segmentadas para uma visão direcionada a cada postagem ou oferecer uma visão geral, sobre o perfil médio do público.
Os dados são muito relevantes para que conheça mais sua audiência e use esse conhecimento para aprimorar suas estratégias de marketing.
As opções segmentações para os seguidores são:
Atividade da conta
Outro ponto muito importante, é a visão sobre a atividade da sua página nos últimos sete dias. Essa visualização permite que você observe métricas importantes como:
- alcance,
- impressões,
- o número total de interações com as suas publicações.
Para quantificar a taxa de engajamento da sua página em porcentagem basta fazer uma conta simples:
Nº de interações/Alcance total = Resultado x 100 (taxa de engajamento em %).
Visão geral das postagens
Como o próprio nome já indica, nesta aba é possível acessar as principais informações sobre as publicações, stories e de algum eventual anúncio.
Dentro da aba “publicações” é possível acessar muitas informações relevantes que podem ser filtradas de três formas:
- tipo de publicação,
- período,
- tipo de interação.
Por tipo de publicação
- Todos
- Fotos
- Vídeos
- Publicações em carrossel
- Publicação de compras
Por período
- 7 dias
- 30 dias
- 3 meses
- 6 meses
- 1 ano
- 2 anos
Por tipo de interação
- Alcance
- Cliques no link
- Cliques no site
- Começaram a seguir
- Como chegar
- Compartilhamentos
- Curtidas
- Emails
- Envolvimento
- Impressões
- Ligações
- SMS
- Salvamentos
- Visitas ao perfil
Caso você deixe todos os filtros marcados, o Instagram Analytics irá exibir todas as publicações ranqueadas de acordo com o desempenho de cada uma, pegando todas as postagens de até 2 anos atrás.
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Quais as vantagens de usar o Instagram analytics?
Agora que ficou claro como acessar o Instagram analytics e quais dados podem ser tirados de lá, você deve ter imaginado algumas vantagens desse recurso, certo? Separamos uma lista com as três principais, veja a seguir.
#1 Conhecer melhor sua audiência
Uma das principais vantagens do Instagram analytics é poder conhecer mais sobre os seus seguidores.
Qual o dia e horário que eles mais consomem suas publicações? Quais formatos geram maior engajamento?
Essa visão analítica irá te permitir avaliar o conteúdo e se basear em dados na hora de planejar os próximos posts com mais assertividade.
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#2 Descobrir o alcance das suas postagens
Que o alcance orgânico do Instagram é bem baixo não é novidade para ninguém, por conta disso, é importante se manter atento aos tipos de publicações, formatos, datas e horários onde eles têm mais chances de performar melhor.
A métrica de alcance, por exemplo, permite saber para quantas pessoas seu post chegou, bem como quantas pessoas chegaram a ele e de que forma.
Já a métrica de impressão mostra quantas vezes um post foi visto, já o KPI de visitas ao perfil revelará quem decidiu conhecer a sua página após ver aquele post.
#3 Entender o comportamento do seu público
Complementando a respeito das métricas, algumas delas conseguem revelar informações como a origem do público e para onde foram as pessoas alcançadas por sua conta.
Você consegue saber quem viu a postagem e depois curtiu, quem só viu, quem visitou o seu perfil depois e por aí vai.
Todos esses dados reunidos e colocados em perspectiva dão a você uma visão muito mais ampla sobre o comportamento do seu público.
Essa informação por sua vez revela como os seus seguidores estão recebendo suas postagens, como ela está sendo encontrada e é possível medir a reação da sua audiência como um todo.
O uso de dados é indispensável para vender pelo Instagram e apresentar sua marca aos consumidores de maneira eficiente.
Só com essas informações você saberá se está ou não indo pelo caminho certo! Por isso, comece a acompanhá-los, hoje mesmo.
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