Growth marketing, ou marketing de crescimento, é uma estratégia que pode ser adotada por qualquer empresa e costuma ser utilizada principalmente por startups. A ideia da metodologia é atrair novos clientes e fidelizar sua audiência com o objetivo de aumentar a receita, investindo pouco, ou sem precisar investir em propaganda ou marketing direto.
Podemos definir o growth marketing como um conjunto de táticas e estratégias usadas por empresas para aumentar seu número de clientes, fidelizar sua audiência e solidificar a marca.
Um profissional de marketing de crescimento é alguém especializado em atividades orientadas para o desenvolvimento veloz do negócio, como:
- Aquisição: obter novos usuários por meio do acompanhamento da jornada do cliente;
- Retenção: manter os usuários existentes envolvidos com o produto;
- Engajamento: aumentar a atividade do usuário no site ou aplicativo.
Mas não são apenas especialistas da área podem adotar o growth marketing. Ao contrário, empreendedores, administradores, gerentes e qualquer cargo que seja tomador de decisões dentro de uma empresa pode usar a estratégia para alcançar os seus objetivos.
Como utilizar o growth marketing?
Que o growth marketing tem o objetivo de atrair mais clientes e obter mais visibilidade para sua marca com um custo-benefício positivo nós já sabemos, mas como aplicar essa estratégia de marketing em um negócio?
Para que a sua estratégia dê resultados é preciso inteligência e intuição para:
- entender o que os consumidores querem,
- quando querem,
- quanto estão dispostos a pagar pelo seu serviço/produto,
- quão fácil ou difícil será adquirir essa informação.
Ao implementar a sua estratégia de growth marketing, é necessário se atentar a alguns pontos cruciais para ser assertivo e minimizar falhas no seu processo. Vamos listar algumas delas abaixo:
- Identificação do público-alvo;
- Entenda quais são os seus potenciais clientes;
- Selecione os seus canais de comunicação com cuidado;
- Crie conteúdo de forma assertiva;
- Teste seus resultados regularmente.
Se relacionar é tudo, mantenha o seu cliente engajado
Em vez de se concentrar em vendas diretas, o growth marketing se concentra na construção do relacionamento com seu cliente.
Ao utilizar essa estratégia você deve se preocupar em fornecer valor aos seus clientes e ajudá-los a atingir seus objetivos.
Na aplicação do growth marketing é necessário se concentrar em criar uma experiência incrível para o consumidor ao longo de sua jornada de compra com a marca.
Aqui estão alguns pontos que você deve pensar na hora de utilizar o growth marketing para expandir o seu negócio:
- Valor: qual é o valor que você oferece aos seus clientes? Como você pode melhorar isso?
- Experiência: o que é uma experiência incrível? Como podemos torná-la ainda melhor?
- Jornada: como é a jornada dos consumidores quando interagem com nossa marca? Estamos tornando mais fácil para eles passarem por esse processo? Entendemos onde eles lutam e como podemos ajudá-los a superar esses desafios?
- Necessidades e problemas: quais são as necessidades do público-alvo, tanto a curto quanto a longo prazo (ou seja, o que eles precisam agora e o que eles precisarão daqui a 6 meses)? Quais problemas nossos concorrentes resolvem melhor agora? Como podemos nos diferenciar da concorrência e resolver os mesmos problemas de forma mais assertiva?
Definindo o growth marketing e entendendo a sua aplicação
O livro “Hacking Growth” de Sean Ellis & Morgan Brown apresenta o conceito com uma estratégia de marketing inovadora, ideal para as empresas de rápido crescimento.
É uma excelente indicação para quem deseja aprofundar seu conhecimento no assunto e aprender como colocar a tática em prática.
O ponto chave na aplicação do growth marketing, é entender que a estratégia não pode ser utilizada apenas para a conversão de novos clientes, mas principalmente na retenção dos mesmos.
É importante saber que ao utilizar o growth marketing você precisa se basear em dados para informar e tomar as suas decisões, concentrando-se em métricas que indicam:
- crescimento,
- número de usuários ativos por mês,
- quanto tempo as pessoas se envolvem com seu produto ou serviço,
- quantas referências receber de clientes existentes e muito mais.
O growth marketing é uma metodologia que busca entregar valor aos clientes para que as vendas aconteçam naturalmente, criando e nutrindo relacionamentos com os clientes, em vez de apenas tentar converter usuários em potencial em clientes pagantes.
Para fazer isso, você precisa ser capaz de atrair leads e usar o marketing de conteúdo (criando conteúdo valioso para o seu mercado-alvo).
Você então nutre esses leads pelo funil de vendas até que eles se tornem clientes pagantes.
Por fim, entendemos que o growth marketing é uma forma de fazer com que sua marca seja mais conhecida e seu produto/serviço tenha maior visibilidade, o que gerará resultados positivos no longo prazo para a empresa. Agora que você já entendeu como funciona a estratégia, crie o seu planejamento e mãos à obra!
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