Implementar estratégias de marketing digital em uma empresa é uma tarefa que exige um conjunto de esforços, afinal são vários caminhos possíveis. Por maior que seja o setor, com certeza ele vai render mais com o auxílio das ferramentas de marketing digital certas.
Como o marketing digital possui diversas estratégias, é normal que seja necessário mais de uma ferramenta, pensando nisso separamos algumas opções de acordo com a necessidade geral que esse setor tem.
Ferramentas de marketing digital para automação
Quando se fala em marketing digital uma das palavras que vem à mente é: captação de leads. Atrair, relacionar e converter novos contatos é um dos principais focos de qualquer estratégia que se preze.
Para isso, as ferramentas de automação de marketing são grandes aliadas, afinal elas reúnem uma série de funcionalidades que auxiliam nessa captação como criação de landing pages, email marketing e dos fluxos de automação.
A ideia desse tipo de ferramenta de marketing digital é justamente aumentar o número de leads, qualificá-los e prepará-los para uma abordagem de vendas. A consequência disso tudo, além dos resultados, vem no aumento de produtividade como um todo.
Nesse quesito, destacam-se 3 marcas, sendo duas delas brasileiras, que valem a pena você conhecer:
Veja também: RD Station: o que é, para que serve e prós e contras da ferramenta
Ferramentas de marketing digital para e-mail marketing
Um dos canais de marketing com melhor custo-benefício, as campanhas de email marketing são daquelas estratégias essenciais para qualquer negócio. É através desse tipo de contato que você se comunica, nutri e prepara seus leads para a abordagem de compra.
Nesse quesito, algumas ferramentas de automação como as que indicamos no tópico anterior possuem seu próprio criador de campanhas de e-mail, no entanto uma marca especializada nisso vale ser mencionada.
Trata-se do Mailchimp, essa ferramenta é extremamente amigável e tem um interface simples, sendo fácil de operar até para os mais leigos e o melhor de tudo, possui um plano gratuito e bons templates para que você crie suas primeiras campanhas.
Saiba mais: Mailchimp Gratuito: Qual o potencial desse plano?
Ferramentas de marketing digital para redes sociais
Outro grande aliado do marketing digital são as redes sociais, e quanto mais espaços sua marca estiver presente, mais postagens precisam ser pensadas, criadas e programadas, por isso, uma ferramenta que automatize isso também se faz necessária.
Algumas ferramentas de automação também oferecem esse tipo de serviço, o ideal é ter um espaço com um calendário de postagem, possibilidade de postar o mesmo conteúdo em mais de uma rede e claro, relatórios e dados de desempenho das publicações.
O Facebook possui o Estúdio de Criação, lançado em 2019 para programa posts nas redes do grupo Meta, caso você tenha perfis em outras redes vale a pena conhecer algumas marcas como:
Ver também: Como Impulsionar O Seu Negócio E Vender Nas Redes Sociais?
Plataforma de marketing de conteúdo
Carro-chefe das estratégias de Inbound, o marketing de conteúdo é outra estratégia que tem dado ótimos resultados a médio e longo prazo. No entanto, é comum que muitas empresas foquem apenas na produção e esqueçam do planejamento.
Algumas ferramentas como o software da Rock Content (principal nome do marketing de conteúdo no Brasil) é uma forma de controlar, documentar e otimizar os resultados deste tipo de estratégia no seu site.
As principais funcionalidades aqui são justamente administrar seu blog, criar e controlar demandas de produção de conteúdos de modo que sua eficiência cresça e seu tempo seja melhor aproveitado.
Ferramentas de marketing digital para SEO
Produzir um conteúdo relevante e de qualidade é importante, mas ele e todas as páginas do seu site só conseguem ser alcançadas pelos seus consumidores se estiverem bem ranqueadas nos motores de busca, e é aí que entra o SEO.
Trata-se de uma série de técnicas e boas práticas que buscam otimizar suas páginas, desta forma, as chances das suas páginas estarem melhor posicionadas aumentam. No entanto, para alcançar esses status, vale a pena investir em uma boa ferramenta.
A ideia base aqui é aproveitar alguns recursos como pesquisa de palavras-chave, otimização de páginas e site através de análises de desempenho e plugins que possam aprimorar os resultados.
Uma das ferramentas pouco usadas, porém muito úteis e 100% gratuita é o Google Search Console, ele reúne uma série de funcionalidades voltadas em melhorar o SEO nas suas páginas e vale a pena integrá-lo ao seu site.
Veja também: Como Usar O SEO No Marketing? Tudo O Que Você Precisa Saber
Plataforma digital de Analytics
Por fim, toda e qualquer campanha de marketing digital só pode se dizer bem ou mal sucedida se tiverem dados para serem analisados e comprovar se o que foi proposto foi de fato aplicado e quais os resultados disso.
Mensurar os resultados é essencial para que você consiga resultados melhores e para isso você vai precisar de uma ferramenta de analytics. Através dela você consegue avaliar e compreender qual o nível de engajamento de seus visitantes.
Além disso, com uma ferramenta dessas é possível calcular o ROI (Retorno sobre o investimento) para avaliar se seus recursos estão sendo bem empregados ou não. Nesse quesito não há muita discussão, o Google Analytics é essencial para qualquer site que se preze.
E aí, gostou das opções de ferramentas de marketing digital? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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