Gerir o setor ou todo o marketing de uma empresa é algo desafiador, independente do porte da sua empresa. Ter funcionários capacitados é essencial, mas eles só vão render tudo o que podem com boas ferramentas de marketing.
Pensando nisso, separamos algumas opções de ferramentas de marketing divididas por categorias, desta forma, você terá algumas opções de marcas de acordo com a funcionalidade que cada uma delas oferece.
Ferramentas de marketing para automação
Começando com as ferramentas de marketing mais versáteis e quase que obrigatórias para quem quer estruturar e crescer as estratégias para alcançar mais leads. Esses programas costumam trazer um combo de funcionalidades muito úteis como:
- CRM;
- Disparo de e-mail marketing;
- Criação de fluxos de automação;
- Criação de funil de marketing;
- Desenvolvimento de landing pages.
Uma das plataformas mais completas do mercado, esse software é focado em vendas, por isso, seu maior forte é a geração de leads através de seu potente CRM. Através dele é possível organizar e segmentar seus leads e prospects.
O software oferece uma versão gratuita com poucos recursos, mas que vale a pena para testar e conhecer a interface. Seus planos pagos saem a partir de 45 dólares mensais.
Essa ferramenta brasileira vem se destacando entre as opções mais completas quando o assunto é automação. Eleita duas vezes pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) ela tem boas funcionalidades, planos sem taxa de fidelidade e fácil usabilidade.
O site não informa os valores, mas oferece 7 dias grátis para testes e planos que oferecem boas funcionalidades como: agendamento de disparos e fluxos de nutrição de email, modelador de emails arrastar e soltar, editor de landing pages, SMS marketing, lead scoring entre outros.
Por fim, outra referência quando o assunto é automação, o RD se destaca em vários aspectos fundamentais como:
- CRM;
- Fluxo de automação;
- Disparo de e-mail marketing;
- Criação de landing pages;
- Tráfego e captação de leads em geral.
Os planos são todos pagos e começam a partir de R$50/mês, no entanto esse plano é bem mais enxuto do que a opção acima, tanto que a mesma custa R$489, mas tem uma capacidade bem superior em todos os aspectos.
Veja mais: Gestão De Marketing: O Que É, Dicas De Como Fazer E Livros Para Saber Mais
Ferramentas para gestão de tarefas
Umas das ferramentas de marketing mais usadas para organização dos fluxos de trabalho são aquelas de gestão de tarefas. Elas serão bem úteis para delegar funções, acompanhar o desempenho e fazer observações e atualizações em tempo real.
Como uma estrutura no estilo Kanban, o Trello trabalha com colunas e cards, dentro dos cards você pode adicionar as demandas de serviço, incluir descrição, anexos, data de entrega, atribuir a várias pessoas e acompanhar tudo.
Uma ótima ferramenta para acompanhar tudo o que está sendo executado no setor de marketing e uma maneira mais lúdica de mudar os status das demandas, aumentando a produtividade. Oferece uma boa versão gratuita, o suficiente para empresas de pequeno e médio porte.
Principal concorrente do Trello, o Asana tem estrutura parecida, mas funciona em um esquema de atribuição de tarefas em vários fluxos de trabalho. Uma ótima escolha para demandas que dependem de mais de uma pessoa ou setor.
Ferramentas para gestão de redes sociais
Quando se pensa em marketing não dá para esquecer das redes sociais, não é mesmo? Para controlar o fluxo de postagem, programar posts e acompanhar o desempenho, o ideal é apostar em uma ferramenta para unir tudo isso num mesmo lugar.
Ideal para quem marca presença em várias redes sociais, o Mlbas permite que você conecte todos seus perfis, elabore um calendário de publicações e emite relatórios de desempenho para que você saiba os melhores dias e horários para postagem.
Oferece planos a partir de R$7,90 mensais contratando um pacote anual na versão básica ou R$19,90 no plano profissional.
Uma versão gratuita e ideal para quem não pode investir em uma ferramenta para gestão de redes sociais é usar a boa ferramenta do próprio Facebook. Além de totalmente gratuita, ela é bem completa tanto nos tipos de postagem quanto nos relatórios de desempenho.
O único ponto fraco é o fato da ferramenta só atender duas redes sociais: Facebook e Instagram.
Ferramentas de mídia paga
Parte essencial dos objetivos do marketing em uma empresa é gerar mais visitas ao seu site e, consequentemente, mais leads e mais conversões. Uma das formas de fazer esse tráfego entre seus consumidores em potencial e a sua marca, é através da mídia paga.
Facebook Ads
O gerenciador de anúncios é uma plataforma completa para criar anúncios pagos para o Facebook e Instagram. A ferramenta trabalha com campanhas visando certos objetivos que são alinhados ao funil de vendas, sendo possível escolher o valor investido.
Através deles você segmenta o público que verá seus anúncios e escolhe os objetivos entre: reconhecimento, consideração e conversão, e em cada uma das opções outros tipos de direcionamentos específicos.
Ver mais: Facebook Ads: Como Funciona, Quais As Vantagens E O Que Compõem Um Anúncio
Google Ads
Assim como o Facebook ads permite a criação de anúncios no nas redes sociais da marca, o Google Ads permite que você coloque suas páginas em evidência fazendo anúncios em cima de palavras-chave, destacando seu site nas buscas da plataforma.
Além disso, ele também permite que você anuncie banners em outros sites cadastrados no Google Adsense e também faça propagandas em vídeos do Youtube.
Ver também: Melhores Cursos De Google Ads: Gratuitos E Pagos [LISTA]
E aí, gostou das opções de ferramentas de marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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