O envio de e-mail marketing é uma das estratégias mais usadas, seja pelo seu potencial ou mesmo pelo seu excelente custo-benefício. No entanto, é necessário uma boa ferramenta de e-mail marketing para automatizar e otimizar os resultados das suas campanhas.
O que é uma ferramenta de e-mail marketing?
Basicamente, uma ferramenta de e-mail marketing é um software ou programa voltado para criação, edição e disparo de campanhas de e-mails. No geral, os próprios programas contam com bancos de templates prontos para facilitar seu trabalho.
Uma boa ferramenta de e-mail marketing conta com alguns recursos e funcionalidades interessantes como:
- Disparo agendado de campanhas;
- Segmentação de listas de e-mails;
- Criação de fluxo automatizados para qualificação ou nutrição de leads;
- Possibilidade de integração com outros programas de marketing e vendas;
- Métricas e relatórios de desempenho das campanhas;
- Lead scoring e lead tracking.
Veja também: O Que É Remarketing, Para Que Serve E Onde Fazer Esse Tipo De Campanha?
7 melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado
Agora que você já sabe o que é uma ferramenta de e-mail marketing de fato, vamos explorar as melhores opções gratuitas e pagas do mercado para que você saiba qual delas é mais indicada para as demandas do seu negócio.
1. RD Station
2. Mailchimp
3. E-GOI
4. LeadLovers
5. Mad Mimi
6. HelloBar
7. LAHAR
Uma das opções mais completas do Brasil hoje, o RD é muito mais do que apenas uma ferramenta de e-mail marketing, sendo responsável por cumprir diversas funções dentro do universo do setor de marketing, vendas e atendimento.
Além de criar campanhas, o RD possui fluxos de automação muito bem amarrados, ótimos para gerar e nutrir leads. O programa que pode ser acessado sem a necessidade de baixar um programa ainda oferece:
- Integrações com as redes sociais;
- acompanhamento de leads;
- qualificação e segmentação de leads;
- criação de landing pages;
- várias opções de relatórios detalhados da sua operação;
- otimização de conteúdo (SEO).
Saiba mais: Como funcionam os planos do RD Station? GUIA COMPLETO
Se o RD Station é a solução mais completa do mercado, o Mailchimp é, sem dúvidas, a mais famosa marca entre as opções da nossa lista. E a fama não é à toa, a plataforma é excelente tanto para quem está começando, quanto para quem já é mais experiente.
Apesar de ser uma ferramenta muito boa, ela é apenas uma ferramenta de e-mail marketing no geral. É uma ótima escolha para quem tem um e-commerce, afinal ela pode ser integrada a Shopify, Magento, Woocommerce e até com o Google Analytics.
O plano gratuito permite que você tenha até 2 mil contatos nativos e envie até 12 mil mensagens por mês, suficiente para muitos negócios. As versões pagas saem a partir de 10 dólares mensais e contam com recursos valiosos como:
- opções de automação;
- recomendação de produtos;
- mais opções de templates;
- mais contatos nativos;
- envio ilimitado de e-mails.
Uma das ferramentas mais completas e com um ótimo custo-benefício, os planos a partir de R$78,50 por mês oferecem, além do envio de e-mails ilimitados uma série de recursos como:
- criação de formulários e landing pages;,
- canais de comunicação integrados;
- disparo de email marketing, sms marketing, push mobile e web push
- lead nurturing, lead scoring e lead tracking;
- recuperação de carrinhos abandonados para e-commerce.
Além disso, o E-GOI ainda disponibiliza uma API para integrar seu e-commerce criado em plataformas como: WordPress, Magento, Prestashop, Shopify e uma centena de outras opções disponíveis no mercado.
Voltada para ser uma solução na gestão de leads, o LeadLovers é uma ótima pedida para quem quer apostar em páginas de captura e formulários aliados a anúncios nas redes sociais para atrair mais contatos para sua base.
Trata-se de um programa mais robusto, sendo mais próximo do RD Station do que de outras opções mais voltadas apenas para a criação e disparo de campanhas de e-mail, por conta disso, seus planos saem a partir de R$154 mensais.
Muito semelhante ao Mailchimp, o Mad Mimi tem uma proposta similar de ser uma ferramenta para automatizar o disparo de e-mails. Ele também pode ser integrado a plataformas de e-commerce como o Shopify e outras como Pinterest e Analytics.
O ponto fraco fica para a baixa quantidade de leads na versão gratuita, apenas 100, mas a ferramenta é uma ótima pedida se você usa as newsletter como estratégia, ideal para quem tem um blog e quer aumentar o tráfego para seu site.
Ferramenta criada pelo guru de marketing digital Neil Patel, o HelloBar é uma potente solução para captação de contatos em sites.
Usando recursos como uma barra na parte superior da tela ou com pop-ups, é possível engordar sua base de contatos com os visitantes do seu site. Nesse caso, a ferramenta é mais indireta, afinal te ajudar a ter mais contatos para usar nas suas campanhas.
Por fim, a LAHAR é uma plataforma de automação de marketing, bem similar ao RD, que trás diversas funcionalidades para o setor, entre elas a criação, edição e disparo de campanhas de e-mail marketing.
A ferramenta tem teste grátis de 15 dias e os planos começam com mensalidades a partir de R$115. Além do disparo de e-mails, a ferramenta também tem recursos como:
- SMS Marketing;
- suporte ao usuário;
- possibilidade de subcontas;
- captação de leads;
- segmentação de contatos;
- automação de fluxos.
E aí, gostou das opções de ferramentas de e-mail marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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