É muito comum que empreendedores iniciantes ou já bastante experientes apresentem dúvidas sobre as estratégias de marketing que devem aplicar em seu negócio. Afinal, o que está bombando no momento? O que já não funciona mais?
Esses questionamentos frequentes acontecem porque o marketing funciona de maneira orgânica, sempre em busca de posicionar os negócios em canais que seus clientes estão.
Afinal, é essa a função desse setor: conectar uma empresa aos seus clientes.
E a verdade é que com a transformação digital as estratégias de marketing multiplicaram.
Se antes as opções se limitavam a TV, rádio, jornal e revista impresso e outdoors, hoje a realidade é bem diferente. Para ser considerado pelos consumidores é fundamental estar onde eles estão. Mas, como fazer isso?
A seguir, organizamos uma lista de estratégias de marketing mais importantes da atualidade, mas não se assuste. Talvez você não consiga colocar tudo em prática logo de cara, mas o importante é começar. Priorize o que você acredita ser o mais importante para o seu negócio e amplie o investimento aos poucos.
Principais estratégias de marketing para qualquer negócio
Na lista de principais estratégias de marketing digital para empresas estão:
- Marketing de Conteúdo
- Redes sociais
- SEO
- Anúncios Pagos
- E-mail marketing
Entenda mais sobre cada uma, a seguir!
1. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é a base para quase todas as demais estratégias de marketing, sendo indispensável para a comunicação eficiente entre clientes e empresas, dentro dos mecanismos digitais.
O conteúdo deve ser relevante, alinhado à persona da organização, apresentar gatilhos mentais capazes de persuadir um usuário a avançar pelas etapas do funil de vendas.
Na verdade, o conteúdo está em tudo, desde o e-mail que você enviou para um lead até o vídeo publicado no Youtube.
É o conteúdo que oferece valor, gera engajamento e estreita o relacionamento entre cliente e marca.
Se você não sabe como usar estrategicamente essa ferramenta, então confira o vídeo abaixo e aprenda tudo sobre o assunto!
2. Redes sociais
Se você já é um empreendedor é provável que a sua empresa já tenha uma conta em alguma rede social. Elas são a porta de entrada para grande parte dos negócios que desejam investir em marketing digital.
É fundamental compreender que o marketing de relacionamento é indispensável dentro desses canais, afinal, os usuários estão ali para interagirem com marcas e pessoas com as quais se identificam e se interessam.
Por isso, invista em conteúdos que sejam interessantes e não apenas em propagandas e promoções.
Entre as principais redes sociais do mercado estão:
- Facebook,
- Instagram,
- Youtube,
- Twitter,
- TikTok,
- LinkedIn.
Avalie onde o seu público está e comece por lá!
3. SEO
SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou, em português, otimização de mecanismos de busca.
Resumidamente, estamos falando de um conjunto de estratégias que tem como objetivo colocar as páginas de um site nas primeiras posições de mecanismos de busca, como o Google.
Essas primeiras posições são orgânicas, ou seja, a empresa não está pagando para o Google colocar suas páginas ali.
Os lugares de destaque foram conquistados a partir da otimização das páginas do site e blog para atender aos critérios do algoritmo que seleciona as melhores opções de resposta para os usuários.
Quais são esses critérios? No vídeo abaixo você conhece os principais. Aperte o play e confira a explicação de uma especialista!
4. Anúncios Pagos
Você já deve ter tido contato com anúncios enquanto navegava pelas redes sociais, portais de notícias ou sites que gosta de visitar.
A sua empresa também pode investir nesses anúncios para atrair mais visitantes para a suas páginas.
Existe uma lista de opções de formatos e canais para anunciar, como:
- Google Ads (search e display),
- Google Shopping,
- Facebook Ads,
- Instagram Ads,
- Youtube Ads, e mais.
Esses anúncios oferecem resultados relativamente rápidos, em especial, quando o objetivo é ampliar as visitas ao site da sua empresa. Entretanto, é preciso construí-los com inteligência.
Uma das grandes vantagens de anúncios online é a possibilidade de segmentação. Dentro das ferramentas é possível definir as características do público que será impactado por suas propagandas, ampliando as chances de maior retorno sobre investimento.
5. E-mail marketing
Por último, mas não menos importante, o e-mail marketing se torna fundamental para a gestão de leads e para a fidelização de clientes, contribuindo para que retornem e façam mais compras.
Para algumas empresas, é a forma de contato mais direta com o cliente na busca por avançar cada contato rumo ao fundo do funil de vendas até a conversão.
Agora que você conhece cada uma das principais estratégias de marketing digital, é hora de fazer a sua seleção, organizar seu planejamento e dar andamento em busca de seus objetivos.
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