Divulgar sua marca e atrair a atenção do seu público-alvo é algo essencial para o sucesso de qualquer negócio, não é mesmo? Contudo, para chegar lá, algumas dicas de marketing digital são essenciais. Por isso, organizamos uma lista que vai te ajudar muito!
Ah! Além das dicas, a seguir você também vai encontrar uma lista com ótimas indicações de livros de marketing, que são ideais para quem quer se aprofundar mais e aprimorar suas técnicas. Ficou curioso? Então leia nosso artigo até o final.
5 dicas essenciais de marketing digital para todo profissional
Por ser uma área abrangente, os tipos de caminhos e estratégias de marketing podem ser um pouco diferentes dependendo do setor, tipo de produto ou serviço, preço e etc.
No entanto existem algumas dicas de marketing digital que são “universais” e muito úteis para todo tipo de empresa. Confira algumas delas, a seguir.
Defina a sua persona
A criação de personas considera pontos importantes na definição do público ideal da empresa como comportamento, gostos, desafios, dores, interesses entre outros aspectos importantes. Esses dados vão além de informações demográficas, geralmente, usadas para a criação do público alvo como:
- gênero,
- localização,
- idade e mais.
Para saber mais sobre como criar as personas do seu negócio, veja o vídeo a seguir:
Faça campanhas segmentadas
Os clientes estão cada vez mais exigentes no relacionamento com a empresa e, por isso, não dá mais para apostar em abordagens genéricas de comunicação.
É preciso pensar na melhora da experiência do seu consumidor, neste caso a segmentação de público é fundamental em ações no Instagram Business, no Facebook, e-mail marketing ou qualquer outra plataforma.
É preciso que cada campanha seja pensada para atingir um público específico, considerando também a etapa da jornada de compra que cada comprador pode estar.
Meça e analise os resultados
De nada adianta planejar e executar se os resultados não forem medidos e analisados, certo?
Em cima de dados, é possível traçar algumas hipóteses e até tirar conclusões que serão essenciais para que as correções sejam feitas no momento certo.
Essa é uma das dicas de marketing digital mais importantes, afinal as propagandas fora do online não permitem esse tipo de captação de dados tão minuciosa, por isso, é essencial aproveitar-se deste diferencial para aumentar o retorno sobre seu investimento.
Use ferramentas como Instagram Analytics, Google Analytics e tantas outras.
Use vários formatos de vídeo
Uma das dicas de marketing digital mais recente é a de apostar em vídeos. Essa mídia atualmente é mais consumida na maioria das redes sociais. Instagram e TikTok, por exemplo, batem de frente para os vídeos curtos, com menos de 1 minuto.
Já no Youtube, além dos conteúdos de vários tamanhos, as lives seguem fortes e o modelo shorts vem crescendo.
Não sabe o que são shorts? É uma forma de pinçar uma parte interessante de um vídeo já publicado e usar como isca, ou simplesmente produzir conteúdos que podem ser consumidos um após o outro.
Invista em tráfego pago
Por fim, uma das melhores formas de se trabalhar o marketing digital é apostar em campanhas de tráfego pago, principalmente para sites novos ou com poucas visitas.
Aprenda a usar os gerenciadores de anúncio do Facebook e do Google e comece a criar suas primeiras campanhas pagas para aumentar o alcance da sua marca e gerar mais conversões e vendas.
Ver mais: Top 5 Melhores Cursos De Tráfego Pago Do Mercado + Bônus
4 livros para saber mais sobre marketing digital
Dicas de marketing digital anotadas, que tal aprimorar seus conhecimentos sobre a área para ter mais sucesso nas suas campanhas? Separamos 4 livros sobre marketing digital que vão te ensinar muito! Confira.
Escrito por Sean Ellis & Morgan Brown, esse livro aborda o conceito de Growth Hacking, estratégia de marketing com o foco em um crescimento acelerado das empresas.
A metodologia utilizada no Vale do Silício aposta em equipes multidisciplinares e o foco total no cliente, sempre buscando alcançá-los, motivá-los, mantê-los e encantá-los para que comprem de maneira frequente.
Referência para profissionais há mais de 25 anos, esta obra foi escrita por Seth Godin, um dos papas do marketing atual.
O livro prega que a generosidade, empatia e o trabalho emocional são essenciais para que sejam construídas estratégias de marketing realmente potentes.
Escrito por Jonah Berger, o livro busca mostrar como algo se torna popular e viral.
A obra prega que, na verdade, as pessoas prezam por opiniões ao invés de serem convencidas por anúncios.
O autor revela segredos muito interessantes do chamado marketing “boca a boca” e a importância da influência social dos produtos que os tornam populares.
O livro é indicado para todos os níveis de empreendedor.
Por fim, o livro Storybrand, do autor Donald Miller, aborda como aperfeiçoar a maneira de se conectar de fato com seu cliente através de 7 elementos universais:
- Nunca presuma que as pessoas vão entender como sua marca pode mudar suas vidas.
- Todo ser humano tenta evitar um final trágico.
- Os clientes não agem, a menos que sejam estimulados para isso.
- Os clientes confiam em um guia que tem um plano.
- Os clientes não estão procurando outro herói; mas um guia.
- As empresas tendem a vender soluções para problemas externos, mas os consumidores compram soluções para problemas internos.
- O cliente é o herói, não sua marca.
Ele mostra como você deve enxergar seus consumidores e ajuda a entender que tipo de valor você entrega a eles.
Leitura muito indicada para líderes e gestores de equipes que buscam estabelecer uma conexão real e duradoura com seus clientes, criando um diferencial competitivo e se destacando da concorrência.
E aí, gostou das dicas de marketing digital? Já sabe por onde começar? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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