A dinâmica da internet e os avanços tecnológicos fazem surgir diversos tipos de novos trabalhos. Neste contexto, muita gente quer saber como trabalhar com marketing digital e quais os caminhos para isso.
Ainda que o Brasil seja o país com maior investimento de marketing da América Latina, ainda existem cerca de 80% das empresas que estão em estágio inicial do marketing digital, ou seja, ainda se trata de um mercado a ser explorado e com muitas possibilidades.
Como trabalhar com marketing digital? O que é necessário?
Se você busca saber como trabalhar com marketing digital e tem disposição, saiba que isso é essencial, mas é preciso um pouco mais. Existem alguns passos e conhecimentos altamente recomendados e necessários para se sair bem.
Listamos os principais pontos que independem se você pretende atuar como autônomo ou funcionário, todos são importantes. Veja a lista:
- Estar aberto a experimentar e fazer testes: na maioria dos casos, é importante que você acumule um breve conhecimento geral e, sempre que possível amplie seus horizontes e teste as novidades do mercado;
- Crie seu currículo e faça seu portfólio: uma vez que contratado, seja como freelancer ou CLT, é importante ter uma apresentação com seus pontos fortes e trabalhos relevantes para reforçar sua imagem e comprovar o que você fez;
- Fazer networking: muitos trabalhos na área do marketing digital são por indicação, por isso, procure participar de eventos e feiras para conhecer outras pessoas e iniciar sua rede de contatos,
- Ser persistente: é comum que pessoas desistam do marketing digital por não conseguir trazer resultados para um cliente ou empresa, no entanto é preciso ter calma e seguir aprendendo e se aplicando para melhorar.
Qual o caminho até conseguir trabalhar com marketing digital?
Entender como trabalhar com marketing digital é importante, mas para chegar lá de fato você precisará percorrer um caminho e se preparar para aproveitar uma oportunidade quando ela surgir.
A seguir, organizamos algumas dicas de como passar por esse caminho, até conseguir trabalhar com marketing digital.
Acompanhe blogs e leia livros a respeito
Uma das formas de se preparar para uma oportunidade é acompanhar blogs e canais de referências de marketing digital para se manter antenado às tendências. Alguns canais e blogs que valem a pena conhecer:
Domine os conceitos de marketing digital
Não tem como trabalhar como marketing digital sem conhecer os termos mais usados, não é verdade? É importante pesquisar sobre vários termos para ter uma visão mais ampla e entender os jargões utilizados para não se perder.
Para começar, pesquise sobre alguns termos mais comuns como:
- Marketing Digital;
- Email Marketing;
- Redes sociais;
- SEO;
- Métricas;
- Marketing de Conteúdo;
- Design gráfico.
Faça cursos para se qualificar e ter os certificados
Investir em cursos de marketing digital é uma forma de se qualificar e aprender mais sobre o ramo e, ao mesmo tempo, ampliar seu currículo. Caso não possa colocar dinheiro nisso, vale a pena começar com os cursos gratuitos de grandes plataformas como:
Cadastre-se em sites de vagas
Uma vez que você já tiver consumindo conteúdos a algum tempo, estudando e se certificando no marketing digital, que tal tentar uma vaga ou freelancer? Existem alguns portais que são especializados nisso, veja alguns:
Quais as principais áreas do marketing digital atualmente?
Se você entendeu como trabalhar com marketing digital, já deve ter percebido que se trata de um campo bem amplo. Vale a pena conhecer quais são as principais áreas e que papel cada uma desempenha antes de ir atrás das vagas. Veja a lista com os principais cargos:
1. Setor estratégico: SEO
2. Inbound Marketing
3. Criação em mídias sociais
4. Marketing de conteúdo
1. Setor estratégico: SEO
Uma das técnicas usadas para atrair os clientes certos, o SEO usa os mecanismos de busca para encontrar as dúvidas dos clientes e estabelecer conteúdos que respondam a elas.
É uma área estratégica do marketing digital e que irá planejar os conteúdos a serem produzidos de acordo com os objetivos traçados. Dessa forma, todas as criações são otimizadas para conseguir um posicionamento entre os primeiros resultados.
2. Inbound Marketing
Diferente das estratégias antigas de marketing, onde as marcas iam atrás dos clientes, o Inbound busca atrair os clientes certos, fazendo com que eles venham até a marca.
Basicamente, a ideia é produzir conteúdo de qualidade e relevante que atraiam o consumidores em potencial.
Com ações bem programadas e alinhadas, o cliente será conduzido na jornada de compra até entender que precisa do que você vende.
3. Criação em mídias sociais
As redes sociais são canais indispensáveis, nos quais é possível trabalhar com marketing digital. Nesse aspecto, elas apresentam um leque vasto de possibilidades que vão desde o planejamento, passando pela execução e análise de desempenho das publicações.
Aqui é possível criar enquanto designer gráfico, planejar postagens e criar conteúdos textuais como social mídia, fazer anúncios patrocinados, analisar o desempenho e gerar relatórios.
4. Marketing de conteúdo
Um segmento do Inbound, o marketing de conteúdo é uma área de criação estratégica para atrair os consumidores de forma passiva ou mesmo gerar autoridade dependendo do tipo de conteúdo desenvolvido.
Portanto, se a sua praia for escrever, revisar, otimizar, traduzir ou criar outras formas de conteúdo essa será uma área bem indicada para você.
Lembrando que tudo segue uma hierarquia, o planejamento de SEO irá te dar um direcionamento e o Inbound serve como referência do formato e práticas a serem seguidas.
E aí, entendeu como trabalhar com marketing digital? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
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