Fazer com que a sua marca esteja em alta a ponto de ser assunto e repercutir entre os consumidores é o desejo de todas as empresas, para isso, é preciso investir em ações e campanhas que são conhecidas como Buzz Marketing. E é exatamente o tema desta publicação. Por isso, continue lendo e anote todas as nossas dicas.
O que é o Buzz Marketing afinal?
A premissa básica do Buzz Marketing é gerar o famoso “burburinho” entre os consumidores, ou seja, criar assuntos e pautas sobre as marcas e produtos que façam com que as pessoas conversem entre si sobre aquela empresa ou algo que ela vai lançar.
O termo “Buzz” no inglês significa zumbido, neste caso você pode imaginar muitas pessoas falando do mesmo assunto ao mesmo tempo de maneira agitada e animada de modo que aquilo vá crescendo à medida que é alimentado por suas estratégias.
A ideia é gerar assunto e interesse em cima de algo que a empresa produziu, seja curiosidade, algo chocante, disruptivo e etc. Veremos a seguir quais os caminhos possíveis para gerar essa agitação no público.
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Como funciona o Buzz Marketing? Principais gatilhos
Agora que ficou claro o que é buzz marketing, vamos entender como funciona e conhecer todos os pontos e gatilhos que a compõem, dessa forma, você já começará a entender como ela pode ser desenvolvida de fato.
Tabu
Este gatilho procura ativar a atenção no consumidor tratando de algo considerado proibido, não no sentido de ilegal, mas falar sobre algo que é controverso e, dessa forma, fazer com que o debate venha a público e divida opiniões.
É importante não confundir quebrar tabus com gerar polêmicas desnecessárias que podem ofender minorias, religiões e outras classes, é preciso ser estratégico para não acabar sendo mal falado.
Incomum
Como o próprio nome propõe, se trata de algo fora dos padrões que pode ser desde um novo produto que seja diferente de tudo já feito naquele meio ou mesmo uma nova solução bem vendida ao público.
O buzz, no entanto, só irá se manter se, além de ser bem vendido como algo revolucionário, o produto ou serviço entregue for, de fato, tudo o que foi prometido. Caso contrário, sua campanha pode apenas soar como propaganda enganosa.
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Extraordinário
Quando algo está realmente acima do que existe no mercado e a aceitação é imediata, o gatilho do extraordinário é acionado, no final das contas o buzz será automático mediante a um produto ou serviço que entrega tanto ao consumidor.
Chocante
Talvez o mais comum gatilho quando se pensa em buzz é o gatilho que busca chocar as pessoas. Quando bem feito, o burburinho é praticamente automático, fazendo com que a marca se coloque no mercado de forma marcante.
Novamente, é preciso ter cuidado para não gerar o choque negativo, por isso, a abordagem deve ser incisiva, mas os efeitos e a recepção do público devem ser testados antes para que não haja um entendimento errado.
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Hilário
Apostar no humor é sempre uma opção interessante, sobretudo no Brasil, onde o público, em geral, é bem humorado.
Se você acessar a história da publicidade vai encontrar diversos casos de campanhas engraçadas que não saíram do imaginário popular.
Quem não se lembra do baixinho da Kaiser, as formiguinhas no aparelho de som da Philco, dos Pôneis Malditos da propaganda da Nissan ou das propagandas bem humoradas da Head and Shoulders com o treinador Joel Santana, não é mesmo?
Segredo
A curiosidade é uma das características humanas mais incontroláveis, as pessoas têm um anseio de descobrir segredos bem guardados, colher pistas e adoram quando a revelação é surpreendente.
Esse gatilho ativa um sentimento de que o consumidor está participando da descoberta e o burburinho é a respeito sobre as teorias e caminhos que podem ser os corretos.
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3 dicas para gerar Buzz Marketing
Entender o que é e como funciona uma estratégia é uma coisa, aplicá-la de fato envolve alguns processos e preocupações, por isso, trouxemos algumas dicas essenciais para qualquer campanha desta natureza.
Estude mais sobre essa estratégia
Entender como o buzz pode ser colocado dentro de uma campanha e ação de publicidade é essencial para que você invista seus recursos da maneira correta e veja os resultados acontecendo.
Vale a pena conhecer o livro do renomado professor de Marketing, Jonah Berger chamado: Contágio: Por Que As Coisas Pegam. Na obra, o autor descreve os segredos do marketing boca a boca e da influência social para gerar o buzz através de técnicas para tornar todo tipo de coisa “contagiosa”.
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Invista tempo no planejamento
Qualquer tipo de estratégia de marketing precisa de um bom planejamento por trás, por isso, essa parte do processo é fundamental para que as ações sejam definidas, bem como sua ordem de execução.
Para criá-lo é preciso trazer dados e estudo de mercado para embasar cada escolha, nada deve ser aleatório, senão a previsibilidade do que for executado fica muito pequena e você terá grandes chances de desperdiçar recursos.
Mire o público certo
Outro ponto importante é focar as ações pensando na recepção do seu público-alvo, ou seja, desenvolver a campanha em cima dos interesses e necessidades de quem é de fato o seu alvo nessa estratégia.
Por isso, se você ainda não tem definidas as personas do seu negócio, essa deve ser a sua primeira preocupação. Caso não saiba criá-las, veja nosso vídeo a seguir:
E aí, entendeu o que é buzz marketing e como usar? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões.
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