Em um mercado tão competitivo como o de hoje em dia, saber se posicionar é fundamental para que a sua marca fique em evidência. O brand marketing é justamente o que vai ajudar a sua marca a ter personalidade e se colocar em destaque diante do seu público-alvo.
Afinal, o que é Brand Marketing?
O termo brand, em inglês, significa marca, logo o brand marketing se refere a uma série de estratégias e ações de marketing que visam transmitir o que a sua marca representa. Isso significa apresentar quais são os valores, interesses e comportamentos dela.
Na construção de plano de marketing, o brand ou branding está relacionado às ações que vão reforçar a forma com que a empresa quer ser vista no mercado e por seus clientes.
Ao entender o propósito da companhia, os consumidores que possuem um perfil semelhante ao da empresa ou possuem os mesmos valores, estabelecem um vínculo que pode gerar admiração e, consequentemente, vendas.
O brand marketing é uma forma de promover o reconhecimento da marca e atingir seus potenciais e atuais clientes, de modo que você se destaque da concorrência e aumente suas possibilidades de fidelização.
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Qual a importância do branding para uma marca?
Conforme destacamos no começo deste artigo, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, por isso, encontrar um diferencial tem sido algo mais difícil, porém extremamente essencial para se destacar.
Uma pesquisa realizada pela Ana Couto Branding revelou que a percepção de preço pode mudar por causa do branding da marca, cerca de 67% dos entrevistados disseram que pagariam mais caro por marcas que se conectassem com eles.
Ou seja, na prática, uma marca com personalidade, propósito e identificação com seu público-alvo faz com que seus consumidores vejam mais valor em seus produtos ou serviços, e mesmo que o preço seja maior, fazem esse esforço para manter essa parceria.
Como fazer um trabalho de brand marketing?
Mesmo antes do marketing digital ou mesmo da internet em si, as estratégias de marketing já se preocupavam com o branding, seja através de canais de TV, rádio e jornal, as mídias eram usadas para expressar seu posicionamento e se relacionar com seus consumidores.
O marketing digital e o crescimento tecnológico proporcionaram que melhorias fossem feitas no branding. Afinal, hoje as marcas têm mais opções de canais, com menos custo e diferentes formas de se relacionar com seu público.
Então, como trabalhar o branding? A seguir, organizamos algumas ações que você deve incluir em seu plano de ação. Continue lendo e confira.
Identidade visual
Tudo que se refere a parte estética e demais representações visuais que sua marca utiliza são fatores importantíssimos do brand marketing. Quanto mais alinhada for sua identidade visual à sua proposta de personalidade e comportamento, mais rapidamente a associação será automática na cabeça das pessoas.
Por isso, fique atento a alguns pontos e distribuía as imagens em todo o mix de marketing como:
- Adequar a sua logo: desde a criação ela precisa ser pensada para vários formatos, principalmente web. Além disso as cores e as formas de aplicação devem ser escolhidos de forma que remeta ao setor, tipo de produto e etc;
- Elaborar um manual da marca: uma vez criada a sua logo, você precisa criar um manual para que todas as formas de usar a sua logo sejam estabelecida, funciona como um caderno de regras que impede que sua logo seja usada de forma errada e perca o propósito;
- Determinar unidade de estilo: o estilo será a escolha das cores e disposição dos elementos, neste caso vale a pena pegar várias referências para chegar em algo bonito, harmonioso e o mais original possível.
Estratégias de posicionamento
Nesse conjunto de ações, o objetivo é fazer com que o consumidor se identifique não apenas com o estilo, mas também com os valores da empresa, o que torna essa conexão mais forte.
Os principais pontos a serem observados são:
- Personalidade da marca: definir o que a sua marca quer passar, quais as características marcantes dela a serem destacadas de forma que se crie uma imagem mental mais clara;
- Tom de voz: decidir a forma de abordagem é essencial, como será a linguagem? Mais séria ou mais descontraída? Você vai falar como especialista ou de maneira mais genérica? Esse tom será o que vai definir a forma com que sua marca irá falar com seus clientes;
- Canais escolhidos para interagir: descobrir onde está seu público, em que redes sociais ele mais marca presença, de que formas ele prefere ser abordado, é essencial para definir os rumos das suas estratégias.
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Livros de brand marketing para saber mais sobre o assunto
Agora que você entendeu o que é brand marketing, para que ele serve, qual a sua relevância e como colocá-lo em prática, que tal alguns livros interessantes para que você possa se aprofundar nesse assunto? Veja a seguir:
- Storybrand: nesta obra o autor se baseia em sete pilares que considera como fundamentais para aperfeiçoar sua conexão com os clientes e expandir seus negócios a partir disso;
- On branding: leitura dividida em tópicos que ajuda a escolher os pontos mais importantes sem precisar seguir uma ordem, o livro aborda 20 principais princípios que, segundo Aaker, contribuem para a construção de uma marca forte;
- Branding para empreendedores: escrito por um brasileiro, este livro mescla teoria e prática de como se criar do zero ou reposicionar uma marca no mercado de maneira gradativa.
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E aí, entendeu o que é Brand Marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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