Entre as principais estratégias de marketing do mercado, o Facebook oferece uma lista de recursos, entre eles a biblioteca de anúncios do Facebook. Mas, afinal, o que é isso e como usá-la?
O que é a biblioteca de anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios do Facebook é uma ferramenta para pesquisa de campanhas que estão ativas na plataforma. O recurso contribui para o aumento da transparência da ferramenta. Entretanto, para quem cria os anúncios, ela tornou-se um grande acervo de referências.
Com a gama de referências disponíveis, o profissional pode buscar inspiração para criar os seus próprios anúncios.
Contudo, o intuito inicial do Facebook não era o de criar uma comunidade entre os criadores de publicidade, mas sim dar transparência em relação ao que estava sendo anunciado, principalmente por conta de escândalos envolvendo propagação de fake news em períodos eleitorais.
Como acessar e usar a biblioteca de anúncios do Facebook? Passo a passo
Agora que você já sabe o que é e para que serve a biblioteca de anúncios do Facebook, vamos trazer um passo a passo de como usar essa ferramenta e começar a coletar referências na hora de criar suas próprias campanhas.
- Acesse o site da Biblioteca de Anúncios (não é necessário estar logado ao Facebook);
- Escolha a categoria que deseja explorar;
- Digite uma palavra-chave para delimitar um tema de anúncio que você você irá pesquisar;
- O resultado prévio exibe informações como em que redes aquele anúncio foi veiculado (Facebook ou Instagram);
- Escolha um anúncio que gostaria visualizar e selecione “Ver detalhes do anúncio”;
- Ao clicar você consegue ver os criativos (fotos e vídeos), o texto de legenda, nome da página, dentre outros detalhes.
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Como usar a biblioteca para ter ideias para as suas campanhas?
Saber a funcionalidade da ferramenta e saber usá-la são coisas diferentes, não é mesmo? Por isso veja algumas dicas e truques para aprimorar a sua pesquisa e te ajudar a ter mais insights para as suas campanhas.
1. Use os filtros para definir os parâmetros
Além da pesquisa por marca, a ferramenta permite que você refine a sua busca através de filtros como:
- idioma,
- plataforma,
- tipo de mídia,
- impressões por data e mais.
Para ter acesso basta clicar no menu superior direito da tela, no instante em que acessar o site da Biblioteca de Anúncios.
Cada filtro tem uma funcionalidade que permite que você faça buscas mais personalizadas.
Veja como cada um funciona:
- Idioma: filtra os países que você quer que as publicações apareçam;
- Plataforma: permite escolher de qual rede social você quer ver os anúncios, seja no Facebook ou Instagram, além de apresentar as ramificações, como templates para Instagram de anúncios para stories ou feed;
- Tipos de mídia: como o nome já indica, com esse filtro você poderá selecionar a visualização apenas de anúncios com imagens, apenas vídeos ou com ambos;
- Impressões por data: é possível ver os anúncios por ordem de visualizações em um determinado período de tempo, de maneira crescente ou decrescente.
2. Navegue pelas opções e busque referências e inspirações
O principal intuito da biblioteca para quem trabalha com marketing digital é, sem dúvidas, encontrar referências para criar anúncios naqueles dias em que falta inspiração. Mas lembre-se que são referências, não é permitido que você crie uma cópia.
Por isso, ao analisar uma campanha sempre fique atento aos seguintes pontos:
- Imagens: observe qual formato é mais usado, qual dá mais resultado e coloque em perspectiva com que você tem feito;
- Copywriting: procure ler os textos dos anúncios, sempre de olho nos gatilhos mentais utilizados e busque entender a relação de texto e imagem para estimular a conversão;
- CTA: veja como as chamadas para ação são feitas, para onde elas levam e compare com o que você tem feito.
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3. Compreenda o posicionamento dos seus concorrentes
Além de buscar inspiração usando os anúncios dos seus concorrentes como referência, este tipo de análise irá te proporcionar um entendimento maior sobre como eles se posicionam nas redes sociais.
Procure observar como trabalham aspectos chave como:
- tom de voz,
- linguagem,
- cores, entre outros fatores.
Dessa forma, você poderá compreender o posicionamento das marcas que disputam o mesmo público que você.
4. Descubra novas tendências
O marketing digital é algo em constante crescimento, logo tendências surgem com muita frequência. Analisar os anúncios de outras marcas irá te dar uma visão ampla, ótima para farejar o que há de novo e encontrar diferenciais.
Por isso, mantenha o hábito de pesquisar e observar o que dissemos sobre anúncios de outras empresas. Quanto mais próximo você tiver da sua concorrência, maiores serão as chances de ter bons insights e se destacar.
Agora você já sabe como funciona a biblioteca de anúncios do Facebook. Então é hora de otimizar as campanhas e elevar seus resultados.
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