Dar conta de toda divulgação, captação de leads e relacionamento com seu público é uma tarefa complexa mesmo para empresas menores. Por isso, uma das formas de aprimorar esses processos é apostando em ferramentas de automação de marketing.
O que é uma ferramenta de automação de marketing?
Basicamente, trata-se de um software que serve para centralizar diversos dados e rotinas automatizadas, ou seja, feitas de maneira automática e pré-programada envolvendo os processos de marketing e vendas.
De modo geral, uma ferramenta de automação de marketing trará alguns recursos úteis para o dia-a-dia do setor como:
- fluxos de automação;
- atribuição de leads;
- e-mail marketing;
- segmentação da base;
- geração e monitoramento de leads;
- testes A/B;
- emissão de relatórios, entre outros.
Além disso, esse programa é responsável por criar as regras de automação de acordo com a sua necessidade, analisa seus leads, oferece recursos para criação de conteúdo e também possui integração com outros softwares.
Veja também: Gestão De Marketing: O Que É, Dicas De Como Fazer E Livros Para Saber Mais
Porque é importante investir em uma ferramenta como essa?
Se você entendeu de fato o que é essa ferramenta, talvez já tenha uma ideia de tudo que ela pode agregar ao seu negócio, certo? Uma vez que as tarefas são automatizadas, o ganho de tempo, por exemplo, é instantâneo, mas não para por aí.
Além de otimizar o tempo da sua equipe de marketing e vendas, usar uma ferramenta de automação de marketing trará alguns benefícios como:
- melhora na eficácia do seu funil de vendas;
- maior taxa de conversão;
- aprimoramento do seu relacionamento com o cliente;
- captação e nutrição de leads automatizadas;
- diminuição do custo de aquisição e conversão de leads e clientes;
- aprimoramento da jornada de compra do cliente.
Independente do mercado ou ramo em que você se encontra, é certo que pelo menos um desses pontos é um de seus objetivos, certo? Por isso é importante investir em uma ferramenta de automação e escolher bem qual será a sua.
Veja também: O Que É Remarketing, Para Que Serve E Onde Fazer Esse Tipo De Campanha?
Ferramentas de automação de marketing: 5 opções mais completas do mercado
Tão importante quanto ter uma ferramenta de automação de marketing é escolher uma opção que seja completa, caiba no seu bolso e não seja complexa de demais para usar, por isso separamos uma lista bem seleta de opções, veja a seguir:
1. RD Station;
2. LAHAR;
3. HubSpot;
4. Mailchimp;
5. Sendinblue;
RD Station
Uma das ferramentas de automação de marketing mais completas do mercado atualmente é brasileira e aposta no modelo de serviço SaaS com um software, completo que traz um pacote de recursos com tudo que é indispensável pelo setor como:
- criação e automação de campanhas de e-mail marketing;
- fluxo de nutrição de leads;
- criação de landing pages;
- ferramenta de agendamento em redes sociais;
- análise detalhada de leads.
Os preços variam de acordo com a quantidade de leads que você precisa na sua base, além de algumas ferramentas mais específicas, os planos saem a partir de R$50, no entanto essa é uma versão mais indicada para iniciantes.
Saiba mais: RD Station: planos, preços e tudo o que você precisa saber
LAHAR
Outra ferramenta brasileira de automação, a LAHAR tem se destacado por estar em constante melhora, sempre aprimorando seu software para oferecer mais aos seus clientes, não à toa levou duas vezes o prêmio de melhor ferramenta de Marketing Digital pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).
São 3 opções de planos que vão variar de preço de acordo com a quantidade de recursos e o tamanho da base de leads, mas no geral os pacotes abrange algumas funções fundamentais como:
- Editor de landing pages;
- Gestão de leads;
- Lead Tracking;
- Lead Scoring;
- CRM nativo;
- agendamento de campanhas de e-mail marketing;
- SMS marketing.
HubSpot
Outra marca de destaque quando o assunto é automação, a HubSpot desenvolveu uma das ferramentas mais completas do mercado, com planos que saem a partir de 45 dólares mensais e trazem recursos fundamentais como:
- Criador de landing pages;
- Gerenciamento de leads;
- Disparo de campanhas de e-mail marketing;
- Análise da jornada do cliente;
- Publicação em redes sociais;
- Acompanhamento do ROI de suas campanhas;
- Aprimoramentos de SEO.
Mailchimp
Quando se fala em automação você deve ter notado que as campanhas de e-mail marketing costumam estar entre as primeiras funcionalidades citadas como primordiais, certo? Nesse caso o Mailchimp se destaca, mas não para por aí.
Esse software gratuito é uma das referências no assunto, possui uma interface amigável e fácil de usar e apesar de ser voltado para a otimização de campanhas de e-mail, a ferramenta ainda oferece bons recursos como:
- Integração direta com redes sociais e permite a criação de anúncios no Facebook, Instagram e Google;
- Facilita a segmentação de leads para disparo de campanhas direcionadas;
- Criação de listas de públicos semelhantes para anúncios;
- CRM;
- Criação de testes A/B para e-mail marketing;
- Templates editáveis para e-mails e landing pages;
- Criação de landing pages, formulários de cadastro e publicação em redes sociais;
- Relatórios detalhados de desempenho;
Sendinblue
Um dos softwares que vem crescendo no mercado, o Sendinblue oferece um pacote bem completo no que se refere a recursos e funcionalidades reunidas em um mesmo lugar. A ferramenta possui um plano gratuito e outros 2 que custam R$121 e R$315 por mês.
Quanto mais caro o plano maior a quantidade de leads da base e recursos disponíveis, no entanto a ferramenta como um todo oferece um pacote básico bem robusto com algumas funcionalidades como:
- CRM;
- Chat;
- Criador de formulários e landing pages;
- Ferramenta de e-mail marketing;
- Anúncios direto no Facebook;
- SMS Marketing.
E aí, gostou das opções de ferramentas de automação de marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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