O livro “TED Talks” é uma obra de Chris Anderson e busca tornar as pessoas mais eloquentes e capazes de fazer apresentações inspiradoras, e será o tema central deste artigo, onde vamos apresentar tudo o que ele tem a oferecer na prática.
Afinal, o que é TED?
Antes de falarmos mais sobre o livro Ted Talks e o que ele tem a oferecer, vamos primeiro esclarecer o que é o termo TED, palavra que provavelmente você já esbarrou entre uma pesquisa e outra no Google.
Originalmente, o TED surgiu como uma grande conferência que reuniu profissionais do ramo da Tecnologia, Entretenimento e Design, daí a sigla. Posteriormente, acabou se expandindo para qualquer assunto que fosse de interesse público.
A ideia do TED é fazer apresentações curtas, envolventes e explicativas que tornem acessíveis ideias para pessoas fora de sua área de atuação.
Essas apresentações começaram online e depois se expandiram em eventos pelo mundo como o TED e TEDx.
Você provavelmente já viu um vídeo de uma pessoa palestrando em um palco, com muita gente na platéia, usando slides e, às vezes, um terno, não é mesmo?
Apesar de não serem pré-requisitos, esse cenário geralmente envolve uma palestra de TED.
No entanto, mais importante que esses ornamentos são a forma como essas pessoas usam bem sua oratória e trabalham sua comunicação para transmitir ideias.
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Quais os pilares do livro Ted Talks?
Este livro escrito por Chris Anderson em 2016, buscou inspirar e treinar oradores usando os conceitos e pilares desenvolvidos por ele, obra essa que segue sendo uma grande referência. Veja quais os principais pontos que ele trabalha na obra:
1. Aposte na originalidade
A principal ideia desenvolvida por Anderson no livro Ted Talks é a originalidade. Segundo ele, qualquer pessoa que tenha uma ideia que valha a pena ser compartilhada é capaz de se comunicar de maneira poderosa e eficaz.
A força e o significado da mensagem são muito mais importantes do que a presença de palco ou a confiança que se adquire. Para ele um dos grandes erros é a padronização de abordagem, atendimento e estratégia com clientes diferentes.
A sua experiência de vida é algo único, portanto, usar o que você vivenciou a seu favor é uma forma muito particular de criar novas conexões com os clientes e te permite pensar em abordagens e como customizar seu produto ou serviço em prol do seu consumidor.
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2. Adeque sua linguagem ao seu público
Ter uma ideia que vale a pena ser compartilhada é só o começo, para que sua audiência compreenda e possa considerá-la é preciso desenvolver uma linguagem que seja clara e levada a sério pelo seu público.
Em sua obra, Anderson diz que uma ideia só será assimilada por outra pessoa quando quem a traz usa ferramentas as quais o público tem acesso.
Você deve começar usando os conceitos e valores da sua audiência e não com os seus para que elas construam a ideia que você quer transmitir em suas cabeças.
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3. Entregue algo ao seu público
Em um mundo tão corrido e conectado como o de hoje, ter a atenção de alguém por alguns minutos é algo valioso, mas totalmente volátil, por isso, é preciso se preparar para entregar algo para sua audiência, e não tirar.
Logo, divagar nunca é uma opção, Chris Anderson defende que seu objetivo é trazer insights interessantes para que quem te escuta, foca nas ideias e trabalha bem os conceitos do seu negócio para envolver quem está te escutando.
4. Crie um discurso coerente e bem amarrado
Se você assiste a um filme ou a uma série, é normal que espere que tudo de relevante que foi trazido à tona seja resolvido no final, certo? O mesmo vale para o discurso do Ted, o desfecho deve ser sempre amarrado e não deixar pontas soltas.
Não pense nisso como um limitante, a sua fala pode cobrir vários tópicos e cobrir mais de uma história, mas no final as partes devem estar conectadas de alguma forma. Uma forma de avaliar isso é tentando resumir sua apresentação em até 15 tópicos que façam sentido.
5. Empatia é fundamental
Qualquer agência que se preze sabe da importância de um cliente estar engajado para novas ideias sejam apresentadas e “compradas” pelos mesmos. Para isso, é fundamental ser empático, se colocando no lugar deles e entendendo suas dores e problemas.
No livro Ted Talks, Chris destaca que as informações não podem ser empurradas goela abaixo dos seus clientes, é preciso a permissão delas para que as mentes estejam abertas a novas ideias vindas de fora.
É comum que alguém seja brilhante na hora de explanar um conceito, mas não se conecte com o público, por isso, antes de mais nada é preciso investir em uma conexão humana para que as pessoas estejam minimamente dispostas a abrir suas mentes para você.
6. Faça uso de Storytelling
Uma forma de gerar empatia com seu público e trabalhar um conceito é contando histórias. Segundo Anderson, costuma ser uma ótima forma de começar uma palestra, fazer uma ilustração nos meios e, às vezes, até para encerrar sua apresentação.
Crie uma história que não ofenda ninguém, mas que principalmente cative a atenção da sua audiência. Utilize elementos narrativos para gerar curiosidade, algum conflito para o personagem, entregue detalhes aos poucos, mas seja sucinto para que as pessoas não se percam.
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E aí, já está a fim de ler o livro Ted Talks? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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