A dúvida “quero empreender, mas não sei o que” é uma das perguntas mais comuns para empreendedores iniciantes. Aquela vontade de fazer algo seu, conquistar sua independência financeira e alcançar o sucesso profissional, pode vir acompanhada da dúvida sobre qual é o melhor nicho de mercado.
Neste post, vamos explorar algumas ideias interessantes e dicas para você conseguir sair do lugar e começar a empreender. Então continue lendo e anote todas as dicas!
Quero empreender, mas não sei o que? Como organizar suas ideias?
Começar um negócio não é uma tarefa fácil, ainda mais quando você tem na cabeça que empreender, mas não sabe com o que e nem por onde começar.
Entretanto, com algumas boas práticas, você pode melhorar esse cenário e começar a caminhar para a construção de uma boa ideia.
Olhe com atenção para suas habilidades e paixões
Se você quer empreender, mas não sabe com o que, é hora de começar sua pesquisando internamente.
Parece coisa de autoajuda, mas não é!
Se você não sabe o que eu vou fazer de novo, pode olhar para o que você já faz, ou gosta de fazer.
Grandes negócios surgiram a partir de grandes paixões pessoais.
Se você gosta de esportes, desenvolver uma loja de produtos esportivos pode se tornar uma boa ideia.
É claro que isso não basta para você escolher um negócio, mas pode ser um bom começo para a sua pesquisa.
Pesquise por demandas do mercado
Procure encontrar uma oportunidade, elas geralmente surgem em cima de necessidades, veja o Uber, por exemplo. Pedir um táxi era algo muito demorado, caro e o usuário não tinha como saber nem mesmo se o carro viria, taí uma necessidade do mercado.
A partir dela, você deve se perguntar: como esse problema pode ser resolvido?
A sua solução precisa ser eficaz, inovadora e atender somente a um propósito claro. Observar o mercado também vai lapidar sua ideia.
Faça pesquisa na internet, acesse grupos e use pesquisas de mercado disponíveis por vários institutos para entender os novos comportamentos dos clientes.
Entenda quem é o seu público
Talvez agora você já tenha algumas ideias. É horas de selecionar a que mais te chama a atenção. Lembre-se de combinar paixão com a análise do mercado.
Continuando,você deve completar a pesquisa de público. Isso pode, inclusive, te ajudar a compreender o que ele precisa e como adaptar a sua ideia original a essas necessidades.
Veja o mesmo exemplo do Uber, além de pedir carros você consegue pagar direto pelo app e pode avaliar os motoristas, ou seja, o empreendedor aqui entendeu e abraçou vários problemas e oferecer uma solução bem mais completa aos consumidores.
Elabore um plano de negócios
O plano de negócios é um documento que servirá como guia das ações e atividades da empresa.
O plano de negócios irá reunir uma visão estratégica e financeira da empresa, abordar os custos estimados e como a empresa vai se desenvolver. Veja alguns pontos essenciais a um bom plano de negócios:
- descrição completa do serviço;
- estudo de mercado;
- modelo de negócios;
- planejamento financeiro;
- nome e área de atuação.
Mantenha-se em constante capacitação
Uma dica válida para qualquer pessoa que busque empreender, ou mesmo crescer no seu ramo, é estudar e se manter em constante capacitação.
As boas ideias e o dinheiro são importantes para abrir um negócio, mas o conhecimento do empreendedor que o mantém de pé.
Caso você seja um empreendedor solo, busque começar fazendo cursos de áreas diferentes e caso tenha uma equipe, procure capacitá-los para que produzam mais e melhor.
Comece com alguns cursos básicos de contabilidade, marketing, gestão de pessoas e gestão financeira e depois vá subindo o nível de qualidade.
Ideias de negócio para quem não sabe onde empreender
Agora que o caminho para criar um negócio está claro, que tal algumas inspirações sobre o tipo de produto ou serviço que você pode investir? Conheça algumas ideias de negócios bem sucedidos ótimos para se inspirar.
Antes de mais nada, listamos 5 nichos de mercado que seguem em alta, possuem bastante opções e onde é possível começar com um investimento mais baixo, veja a lista completa:
1. Alimentação;
2. Revenda;
3. Infoprodutos;
4. Aulas particulares;
5. Consultorias e mentorias;
6. Freelancer.
Dentro de cada um desses nichos de mercado existem uma série de produtos e serviços que podem ser criados e oferecidos.
No ramo alimentício é possível começar com bem pouco. Você sabia que o dono da Cacau Show começou vendendo trufas no seu bairro?
O ramo de revendas possui ainda mais opções para quem quer vender produtos, mas não tem condição de produzi-los. Além da revenda mais simples, existem também outras maneiras de se vender por demanda e sem estoque como:
O ramo de infoprodutos te dá comodidade de só produzir o produto uma única vez e poder vender para várias pessoas quantas vezes quiser.
O ramo de consultoria e freelancer também possui oportunidades interessantes para aqueles que botam a mão na massa.
O importante aqui é que você tenha em mente que qualquer tipo de negócio só dará certo com um pouco de cada coisa. Não adianta apenas encontrar boas ideias, formar equipes competentes e escolher os empreendimentos certo para começar, é preciso juntar tudo isso!
E agora? A dúvida “quero empreender, mas não sei o que” foi sanada? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!