Ter um negócio virtual de sucesso é o sonho de muitos empreendedores, mas para você o que significa empreendedorismo digital, de fato? Neste post, vamos apresentar como ele funciona na prática e como entrar neste ramo tão em alta no mercado.
Afinal, o que significa empreendedorismo digital?
O chamado empreendedorismo digital remete ao ato de criar um negócio que tenha uma operação virtual em funcionamento.
Dentro dessa metodologia, a internet é o meio usado pelo empreendedor para trazer inovação e transformar ideias em negócios.
Mesmo que o termo empreendedorismo tenha se popularizado com o crescimento de empresas que vendem produtos e serviços na internet, a ideia do empreendedor como alguém capaz de identificar oportunidades e se antecipar com novas soluções é algo bem anterior à transformação digital.
Empreendedorismo digital, vale a pena? Veja 4 razões positivas
Agora que ficou claro o que significa empreendedorismo digital, será que esse modelo vale a pena? A seguir, organizamos quatro razões que nos fazem acreditar que sim:
- Versatilidade,
- Dinamismo nas negociações
- Maior facilidade para alcançar mais pessoas
- Custo reduzido para começar
Entenda mais sobre cada um, a seguir.
Versatilidade da internet
O mercado digital vem mudando muito rápido, com isso, várias novas formas de se ganhar dinheiro na internet vem surgindo.
Além do e-commerce tradicional, por exemplo, ainda existem outras modalidades para quem deseja fazer vendas online, como:
- marketplace,
- dropshipping,
- marketing de afiliados, entre outros.
Além disso, cada dia mais pessoas estão conectadas à rede mundial de computadores, segundo pesquisa da PwC, mais de 70% dos brasileiros estão ao menos parcialmente conectados, o que mostra que o alcance da internet também vem crescendo.
Dinamismo nas negociações
Ao entender o que significa empreendedorismo digital perceberemos que não é mais necessário um encontro de um vendedor ou mesmo de um produto com um consumidor, o que torna tudo muito mais dinâmico e rápido.
Se antes um cliente precisava visitar diferentes lojas procurando produtos e comparando preços, agora com apenas alguns cliques tudo isso é feito rapidamente.
Essa simplicidade e flexibilidade torna a experiência de compra bem mais agradável para os consumidores e o processo mais barato para os empreendedores.
Maior facilidade para alcançar mais pessoas
Por mais famoso que seja, um estabelecimento físico possui a sua limitação de alcance. Mesmo que esteja em uma grande cidade, é improvável que possa ampliar sua atuação para atender ao mesmo número de visitas que recebe virtualmente.
Apostando no empreendedorismo digital, é possível expandir mercados e vender para pessoas de todos os cantos do mundo. Tudo isso sem precisar lidar com custos como salário de vendedores, aluguel, limpeza e etc.
Custo reduzido para começar
Como já destacamos anteriormente, apostar em um empreendimento digital reduz custos significativos que são recorrentes para quem mantém uma loja física, como manutenção da loja e aluguel do espaço, por exemplo.
Para criar uma loja virtual, geralmente, os custos são menores, incluindo:
- custos com domínio e hospedagem do site;
- plano da plataforma de e-commerce ou custo com programador;
- investimento em marketing digital.
É claro que existem lojas virtuais criadas com investimento milionários, mas é possível começar com muito pouco, principalmente, em negócios que não demandam estoque, como o marketing de afiliados e o dropshipping.
Como se tornar um empreendedor digital? Passo a passo
Muito mais que entender o que significa empreendedorismo digital e porque se aventurar nele, é importante saber como dar os primeiros passos, não é mesmo? Existem alguns pontos que são fundamentais para isso.
Encontre um nicho de mercado
Só quem sabe de verdade o que significa empreendedorismo digital entende o peso da decisão de começar um negócio. Afinal, escolher o nicho de mercado que a sua loja irá explorar irá definir praticamente todo o resto.
Escolher quais produtos você irá vender direciona várias outras escolhas como o nome da loja, logomarca, identidade visual, posicionamento da marca e etc.
Por isso, é importante pesquisar sobre os nichos e escolher um que tenha um bom volume de vendas, mas que você também tenha certa identificação.
Quais serão os canais de venda?
Tão importante quanto o nicho é saber onde você irá expor seu produto ou serviço para venda.
Alguns dos principais canais de vendas online são:
- e-commerce tradicional,
- aplicativos,
- marketplaces,
- redes sociais,
- WhatsApp e mais.
Planejamento é tudo
Seja em ambiente físico ou virtual, o planejamento é ponto crucial para qualquer negócio, por isso, após escolher o que vender e onde vender é importante planejar as ações, estipular cenários e prever ações em cima de cada resultado obtido.
O planejamento deve servir de norte, ele é o responsável por apontar as ações que devem ser executadas para que você alcance os objetivos traçados. Entretanto, um plano nunca pode ser um entrave que não permita mudanças e revisões pertinentes.
Dificilmente um planejamento irá iniciar e terminar sem que haja alterações.
Defina as formas de monetização do seu negócio
Saber como o seu negócio irá te trazer dinheiro e gerar lucro é parte fundamental do processo de implementação do empreendedorismo digital.
É preciso ter esse controle para que não existam investimentos, empréstimos e aportes financeiros desnecessários.
É importante definir alguns pontos relevantes como:
- Qual sua margem de lucro? Ela é satisfatória?
- As pessoas irão pagar por um produto ou serviço?
- Esse serviço será realizado uma única vez ou em formato de assinatura?
- Os custos da sua empresa podem ser reduzidos sem comprometer a qualidade?
- Em quanto tempo pretende ter retorno sobre seu investimento?
- Qual o percentual de retorno esperado?
E aí, entendeu o que significa empreendedorismo digital? Já sabe como iniciar seu próprio negócio? Ficou alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!
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