Desenvolver um negócio sustentável tem sido uma grande oportunidade para conquistar novos consumidores, adotar valores que impactam a sociedade, gerar resultados positivos para a comunidade e contribuir para a manutenção da vida no planeta. Mas, você sabe o que é empreendedorismo sustentável? Entende como criar um negócio como este?
Essas são algumas respostas que vamos tentar responder ao longo deste artigo. Continue lendo e aproveite ao máximo nossas dicas.
O que é empreendedorismo sustentável?
O empreendedorismo sustentável é um tipo de negócio que não se preocupa apenas com os lucros financeiros, mas também com os impactos ambientais e sociais de suas atividades.
Um modelo de negócios sustentável busca desenvolver suas atividades considerando as consequências da aplicação dos seus projetos para a sociedade e o meio ambiente.
Dentro do empreendedorismo sustentável é preciso que existam metas financeiras, ecológicas e sociais bem alinhadas.
Praticar o empreendedorismo sustentável passa por um posicionamento estabelecido pela empresa que mostre sua preocupação com possíveis desperdícios e danos ecológicos, bem como um cuidado com a qualidade de vida dos seus funcionários, consumidores e da comunidade no entorno da sua empresa.
O negócio sustentável é, em certa medida, um esforço do empreendedor de crescer de maneira responsável, menos individualista e contribuindo de alguma maneira com a sociedade.
É uma forma de fazer um negócio prosperar de maneira equilibrada e consciente.
6 dicas de como empreender de maneira sustentável
Agora que você já sabe o que é empreendedorismo sustentável de fato e o que isso significa, separamos algumas dicas valiosas de como empreender de forma sustentável para que seu negócio cresça de forma responsável e consciente.
Tenha uma missão bem definida
Quando pensamos sobre o que é empreendedorismo sustentável, definir sua missão e valores é fundamental para que possa guiar todas as decisões da empresa a partir disso.
A missão da empresa irá dizer qual o objetivo da sua empresa existir, qual o seu propósito e em qual direção são tomadas as decisões.
Conheça as atividades executadas por sua empresa
Se você entendeu o que é empreendedorismo sustentável talvez tenha dúvida sobre como manter e controlar se o seu negócio está seguindo os preceitos corretamente.
Você só conseguirá ter a certeza de que os esforços estão sendo aplicados para sustentabilidade dos processos, se mantendo atento às rotinas atuais.
Saiba quais as práticas de cada setor e estabeleça protocolos para que sejam mais sustentáveis. Todos os departamentos da empresa devem participar deste trabalho, e todos devem contribuir com ideias e com mudanças de prática.
Algumas coisas são simples, como a economia de papel. Outras práticas podem precisar de mudanças mais severas e que demandam mais tempo.
Faça uma lista do que pode ser realizado e siga para o planejamento.
Separe o que pode ser feito a curto, médio e longo prazo, e crie um plano de ação que organize todas as etapas.
Uma boa prática, por exemplo, que pode ser aplicada a curto e médio prazo é dar prioridade para fornecedores que trabalham com insumos e produtos que tenham origem conhecida e que possuam iniciativas sustentáveis, por exemplo, fornecedores de uma cooperativa de trabalhadores.
Invista em diversidade na equipe
Outra forma de fazer a diferença para sociedade é equilibrar sua equipe e buscar investir na diversidade dos seus funcionários.
Busque adotar a diversidade no meio de trabalho com a contratação de pessoas de etnias diferentes, gêneros, orientação sexual e religiões variadas.
Além de ser uma política social para colocar fim a preconceitos e a exclusão comum no mercado de trabalho, essa mistura tende a tornar o ambiente mais criativo e produtivo.
Incentive uma consciência coletiva
Lembra da missão que destacamos em outro tópico? Ela deve ser disseminada e fazer parte da cultura organizacional, criando uma consciência coletiva sobre o que aborda.
Tudo o que for feito dentro da sua empresa deve priorizar o cumprimento do que a sua missão designou.
Investir em uma consciência coletiva ajuda a estimular que todos usem recursos e criem processos com impacto ecológico e social, positivos.
Desenvolva o chamado capital humano
O empreendedorismo sustentável, possui preocupações ecológicas, mas também nos impactos sociais que a empresa causa, e pode vir a causar.
Isso também diz respeito ao ambiente interno da empresa. Por isso, é fundamental investir no desenvolvimento do capital humano.
É importante incentivar os colaboradores a se desenvolverem. Deixe o espaço aberto para que apresentem ideias e inovações que possam impactar os resultados da empresa.
Essa preocupação em dar espaço para que todos possam ajudar a empresa a ser melhor, torna seus colaboradores pessoas mais confiantes, engajadas e com uma sensação de pertencimento.
Quanto mais em que eles se sintam parte da empresa, mais conscientes, preocupados e sensíveis às questões sustentáveis eles serão.
Estabeleça processos claros
De nada adianta a sua empresa possuir uma missão bem clara de reduzir os impactos ecológicos de suas ações, se não existirem processos claros e bem definidos que mostre como isso é feito na prática.
Para fazer isso, procure fazer um estudo no seu negócio analisando os consumos excessivos, as formas de descarte, as trocas e manutenções de máquinas. Tudo isso te ajudará a focar nos pontos mais preocupantes.
E aí, já sabe o que é empreendedorismo sustentável? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!