Os mercados vêm se diversificando cada vez mais para quem quer empreender, diversas modalidades de negócios e forma de monetização vão trazendo novos termos à tona. Nesse cenário, termos como empreendedorismo social aparecem. Mas, você sabe o que ele significa?
O que é empreendedorismo social?
O empreendedorismo social se refere a negócios que são construídos com o foco em gerar um maior impacto positivo na sociedade.
Isso acontece porque os serviços ou produtos produzidos têm o foco claro em resolver uma necessidade social ou ambiental.
Como todo empreendimento, é claro que o lucro é algo visado, mas a grande diferença é que no empreendedorismo social os rendimentos são buscados através do oferecimento de soluções que visam gerar mudanças reais na vida das pessoas ou de algumas comunidades.
Para entender o que é empreendedorismo social é preciso ter uma noção de que a missão da empresa é o ponto mais relevante.
Como dissemos, o lucro é secundário e o foco principal é o valor agregado gerado à sociedade por meio das ações daquela empresa.
Quais as principais características do empreendedor social?
Para implementar o empreendedorismo social é preciso reunir 4 características básicas:
- conhecimentos;
- habilidades;
- atitudes;
- competências.
Conhecimentos
A busca incessante pelo conhecimento é algo que deve acompanhar o empreendedor social a vida toda. É preciso pensar no processo de aquisição de conhecimento, seja através de livros, cursos, palestras, feiras e etc.
Acima de tudo, um empreendedor social precisa treinar seus conhecimentos para conseguir:
- encontrar e aproveitar oportunidades de negócios;
- saber gerenciar pessoas e empresas;
- usar soluções empresariais para resolver problemas sociais.
Habilidades
Pode parecer algo similar, mas as habilidades são as qualidades desenvolvidas a partir da aquisição de conhecimento ou de aptidão, que tornam o empreendedor capaz de realizar atividades práticas com sucesso.
Desenvolver habilidade é justamente a maneira de transformar a teoria em prática. Algumas habilidades essenciais a um empreendedor social são:
- ter visão de negócio;
- ter iniciativa;
- saber trabalhar em equipe;
- saber negociar;
- ser criativo;
- ser flexível;
- ser inovador;
- ser equilibrado;
- ser participativo.
Atitudes
Trata-se das posturas tomadas por parte dos empreendedores. As atitudes deles irão expressar qual o real propósito, crenças e atributos pessoais em que acredita.
É necessário ter um comportamento proativo, dinâmico e inovador vinculado à paixão do campo social.
Por isso, é importante estar atento e investir no em algumas atitudes como:
- ética;
- ser inconformado com injustiças sociais;
- ser determinado;
- trabalhar com profissionalismo e transparência;
- ter comprometimento e engajamento com a(s) causa(s).
Competências
Por fim, as competências são o resultado da soma dos conhecimentos, habilidade e atitudes tanto a nível técnico quanto comportamental. Nesse sentido, as competências essenciais a um empreendedor do meio social são:
- senso de responsabilidade;
- sensibilidade a questões sociais;
- persistência;
- liderança;
- consciência;
- ter trânsito em diversas áreas e segmentos;
- poder de improviso;
- saber correr riscos.
5 exemplos de exemplos de empreendedorismo social para se inspirar
É fundamental buscar inspirações para aprender com quem já chegou onde você quer chegar um dia. Veja alguns exemplos bem sucedidos de empreendedorismo social no Brasil:
1. Instituto Chapada
2. Gerando Falcões
3. GRAACC
4. Asid
5. Adaptsurf
Instituto Chapada
Liderada pela pedagoga Cybele Oliveira, a ONG foi fundada em 2006 e se organizou em torno de um propósito: ajudar a melhorar a qualidade do ensino público a partir do suporte aos professores e gestores das escolas.
Atualmente o instituto atua na região da Chapada Diamantina, em algumas cidades do estado de Pernambuco e em algumas cidades nas regiões Semiárido e Pratigi.
Os projetos são tocados focando em uma metodologia de formação contínua e ações de mobilização política.
Gerando Falcões
Um dos grandes exemplos de empreendedores que viram uma situação de injustiça social e resolveram agir, o Gerando Falcões é um projeto do paulista Eduardo Lyra. O empreendedor nasceu na periferia e resolveu dedicar seu trabalho a melhorar a vida de crianças que crescem com as mesmas dificuldades que ele teve quando criança.
Atualmente com mais de 30 mil jovens estudantes impactados, o projeto busca implementar ações para incentivar e promover o protagonismo dos jovens de periferia e fortalecê-los para que tenham melhor oportunidades e entendam seu poder transformador.
GRAACC
Criado em 1991 pelo médico oncologista Antônio Sérgio Petrilli, o O Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer é um projeto com forte atuação no combate ao câncer infantil.
A organização possui um sistema de gestão bem complexo que envolve desde médicos até pesquisadores da universidade e conta com apoio da iniciativa privada e da sociedade. Já foram mais 5 mil pacientes tratados com mais de 70% de taxa de cura.
Asid
Os então alunos universitários Alexandre Amorim, Luiz Ribas e Diego Moreira criaram o projeto inicialmente como sendo apenas uma proposta de trabalho acadêmico, mas desde 2010 tocam ele para auxiliar na gestão de escolas que trabalham com pessoas especiais.
O Ação Social para Igualdade das Diferenças, aplica uma metodologia desenvolvida pelos três fundadores em escolas apoiadas pelo empreendimento. O intuito é melhorar a qualidade do ensino a pessoas especiais.
Adaptsurf
Por fim, outro exemplo que ajuda a entender bem o que é o empreendedorismo social na sua essência, o Adaptsurf é uma iniciativa ligada ao esporte que busca promover a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Surf.
A instituição promove parcerias com entidades ligadas ao esporte, escolas de surf e outros projetos para divulgar e difundir o surf como uma modalidade de esporte adaptado.
E aí, entendeu o que é empreendedorismo social? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!