Empreender no mercado brasileiro é um desafio e tem suas dificuldades, mas também existem alguns incentivos que podem te ajudar a dar um pontapé inicial. Hoje vamos explorar o que é bolsa empreendedor, como receber, como funciona e quem tem direito.
O que é o bolsa empreendedor?
Antes de saber como receber a bolsa empreendedor, primeiro é preciso entender do que se trata e como é o funcionamento do auxílio.
O programa Bolsa Empreendedor foi criado pelo governo do estado de São Paulo para apoiar grupos de microempreendedores mais afetados pela pandemia de Covid-19.
O projeto é válido para moradores do estado de São Paulo, maiores de 18 anos, alfabetizados e que estão atualmente desempregados ou são MEI.
Importante ressaltar que aqueles que ainda não possuírem o CNPJ precisaram fazer o registro de pessoa jurídica para ter direito ao auxílio. Para abrir o seu MEI e ter acesso a um CNPJ, você pode acessar o site do Portal do Empreendedor e clicar em “Quero ser MEI”.
Além do público alvo que destacamos, o programa possui uma ordem de prioridade que pode ser usada como critério quando as vagas se esgotarem, veja quais são:
A) Mulheres;
B) Pessoas pretas, pardas ou indígenas;
C) Jovens entre 18 e 35 anos;
D) Pessoas com deficiência (PCDs);
E) Famílias de baixa renda.
Como receber a bolsa empreendedor?
O projeto funciona com três eixos, apenas um deles é do auxílio em dinheiro. Ou seja, se você busca como receber a bolsa empreendedor, saiba que o programa tem suas exigências para liberar o valor.
Além dos requisitos de inscrição que dissemos, são basicamente dois pontos fundamentais abraçados pelo programa de incentivo: a capacitação e a formalização.
A primeira diz respeito ao curso de empreendedorismo do SEBRAE que o participante contemplado pelo Bolsa Empreendedor deve participar e concluir.
O curso explora pontos como os fundamentos de negócio e como criar e fortalecer seu empreendimento.
É preciso concluir pelo menos 80% para receber a primeira parcela no valor da bolsa e após a conclusão você recebe a segunda parcela. A bolsa total é de R$1.000, paga em duas parcelas.
Para receber a segunda parcela precisa criar seu MEI até dois dias após a conclusão do curso e mantê-lo ativo.
Como sacar os valores da bolsa empreendedor?
Caso você tenha concluído pelo menos 80% do curso do SEBRAE e esteja com seu MEI criado e formalizado, deve seguir os seguintes passos para conseguir sacar o valor do auxílio:
1. Solicite o seu Cartão da Bolsa do Povo, caso ainda não o possua;
2. Para ter acesso ao cartão você precisa saber de algumas informações:
- O governo irá avisá-lo por SMS ou e-mail quando o seu cartão estiver disponível em algum ponto de retirada, antes disso o valor fica inacessível;
- Se a sua cidade tiver unidades do Poupatempo, é por lá que você fará a retirada, do contrário ela será feita no CRAS.
3. Após receber o seu cartão e o auxílio você consegue sacar o valor em dinheiro no Banco do Brasil, na rede Banco 24h ou utilizá-lo como um cartão de débito.
Confira as datas de pagamento do auxílio no documento emitido pelo governo de São Paulo e em caso de dúvidas entre contato através dos canais:
– 0800 7979 800 (segunda a sexta, das 8h às 18h. O atendimento eletrônico é 24h);
– (11) 98714-2645 – WhatsApp (atendimento eletrônico 24h);
– www.bolsadopovo.sp.gov.br;
– Sebrae: 0800 570 0800.
Acesse o FAQ para mais informações.
5 cursos gratuitos sobre empreendedorismo para se qualificar
Agora que ficou claro como receber a bolsa empreendedor, que tal algumas dicas de cursos gratuitos para se qualificar ainda mais e realizar melhorias no seu negócio? Separamos 5 opções 100% gratuitas, veja a seguir.
Sebrae – Empreendedorismo como opção de carreira
Além do curso oferecido no programa Bolsa Empreendedor, o SEBRAE possui outras qualificações 100% gratuitas muito interessantes para empreendedores. Este curso online é uma ótima pedida para quem é microempreendedor individual.
Ele mostra aos futuros empreendedores como o mercado funciona, prepara os alunos para abrir ou melhorar o seus negócios e tem duração de apenas 3 horas. As inscrições devem ser feitas no portal do SEBRAE.
Senai – Empreendedorismo
Outra referência pública em qualificação profissional, o Senai oferece um curso de 14 horas que traz um conteúdo relevante de gestão de negócios de micro e pequenas empresas.
Além disso, o curso também mostra como identificar oportunidades e como fazer seu plano de negócios. As inscrições podem ser feitas no portal Mundo Senai por pessoas a partir de 12 anos de idade e é 100% online.
FGV – Alinhamento entre vendas e marketing
O curso da Fundação Getúlio Vargas é bastante indicado para quem trabalha na área de marketing e outros profissionais que buscam uma visão mais ampla e mais conhecimento para empreender melhor.
Os alunos aprendem a como fazer a evolução do negócio, a abordagem de vendas alinhado às estratégias de marketing e qual a nova realidade na dinâmica de compra e venda do mercado.
O curso é dividido em 4 unidades, tem um total de 5 horas de duração e as inscrições podem ser feitas no site da FGV.
Importante destacar que, diferentemente da maioria dos cursos gratuitos, este possui um teste de conclusão onde o aluno precisa acertar pelo menos 70% da prova para concluir o curso.
Endeavor – Finanças Básicas para Empreendedores
Como o nome já indica, trata-se de um curso para ajudar empreendedores iniciantes a organizarem suas finanças. São apenas 4 horas de duração, mas que exploram aspectos fundamentais como:
- controle de entrada e saída de caixa com base no conceito de fluxo de caixa;
- projeções financeiras para buscar melhores investimentos;
- estratégias de crescimento e análise do Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
O curso é dividido em 3 módulos e é bastante indicado para quem está começando a empreender e não tem as noções básicas para o controle das finanças de um negócio. As inscrições podem ser feitas pelo site da Endeavor.
Sebrae – Como se tornar um microempreendedor individual
Por fim, outro curso do SEBRAE que é bastante útil para quem busca empreender como MEI.
O curso possui apenas 2 horas e é uma ótima pedida para ser feita paralelamente ao curso da bolsa empreendedor.
Desta forma, você consegue entender toda a questão tributária, os conceitos e critérios simplificados para formalizar o seu CNPJ como microempreendedor individual. As inscrições também são feitas no site do SEBRAE.
E aí, entendeu como funciona a bolsa empreendedor e como receber? Ficou alguma dúvida? Gostaria de mais conteúdos com dicas e novidades do mundo do empreendedorismo? Deixe aqui seu comentário que teremos o maior prazer em te ajudar!
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!