Se o aplicativo que calcula o frete que a sua loja falha, o que acontece? Nenhum valor é cobrado? O cliente não consegue concluir o negócio? Você perde a venda ou precisa completar o valor da entrega? Todas essas perguntas podem ser melhor respondidas quando você sabe configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify.
A verdade é que mesmo a melhor tecnologia e os melhores aplicativos de frete podem falhar e você precisa estar preparado para oferecer uma solução que atenda ao consumidor no momento da conclusão da compra.
É para isso que funciona o backup caso o app de frete falhe na Shopify.
Mas, afinal, como usar essa solução, quais opções você tem e o que melhor funciona?
Porque é essencial configurar backup para caso o app de frete falhe na Shopify?
Antes de mais nada, é preciso entender porque você precisa saber configurar backup para caso o app de frete falhe na Shopify, o motivo é bem mais simples do que parece.
Acontece que os aplicativos de entregas mais usados pelos lojistas, entre eles os Correios, tem uma recorrência de queda. Ou seja, o sistema trava, para de funcionar, e não oferece uma opção de frete atualizada ao comprador.
Por conta disso, mesmo que o app apresente um valor de cobrança ao cliente, esse preço pode estar defasado no momento em que o cliente for concluir a compra.
Ao configurar backup para caso o app de frete falhe na Shopify, você previne que isso aconteça.
Afinal, os últimos valores calculados para o frete são salvos e, se o sistema cair, os preços mais recentes serão utilizados como parâmetro para o fechamento da compra.
Como configurar e quais apps fazem backup automático de frete?
Como dissemos acima, aplicativos de frete podem sofrer problemas como inatividade. Ela é identificada quando o app não responde com o preço e prazo do frete por mais de 10 segundos.
Isso pode levar a uma perda de vendas porque os checkouts de seus clientes podem falhar e, como resultado, os pedidos podem não ser concluídos.
Mas, é claro, isso tudo pode ser evitado e para isso é preciso configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify.
Quando o backup é ativado o preço de frete salvo pelo sistema aparece para o comprador para que eles possam concluir a compra.
E para que isso aconteça automaticamente você tem alguns caminhos, entre eles usar um app de frete que tenha a funcionalidade de backup, como é o caso da Gadol apps, que apresenta esse recurso em seus planos mais caros.
Como ativar o backup caso o app de frete falhe na Shopify?
Dentro da Shopify você pode ativar esse recurso de maneira simples, basta seguir o passo a passo:
- Acesse o admin da sua loja na Shopify;
- Vá até a seção “configurações” e depois na aba “Frete e Entrega”;
- Na parte de frete, habilite a opção que diz: “Exibir taxas de backup quando as taxas de app ou transportadora não estão disponíveis”;
Pronto, sempre que seu app de frete demorar mais do que 10 segundos para responder a um comprador, irá aparecer um banner indicando que as tarifas de backup serão aplicadas.
O problema aqui é que, por enquanto, as taxas de backup da Shopify são padronizadas, não podendo ser personalizadas por você, por isso, os valores serão exibidos seguindo os seguintes critérios:
- o endereço do local de processamento do pedido (de onde ele sai);
- o endereço final de entrega do cliente (para onde ele vai);
- o peso total do produto;
- o valor total do produto.
Vale ressaltar que, caso seu produto não tenha o peso especificado em sua descrição, e essa medida faça diferença no preço do frete, quando as taxas de backup forem aplicadas, o peso será considerado zero.
Vale ressaltar que, pelo fato de ser uma plataforma canadense, a Shopify estipula esses valores das taxas de backup baseados no dólar. Logo, é possível que o custo do frete aumente significativamente caso você habilite essa função.
Fretes backup para Brasil
Usando a opção da Shopify para entregas feitas dentro do Brasil, por exemplo, a taxa padrão é de US$10, algo em torno de R$52,84.
Já para pedidos que saem do Brasil para serem entregues em outros países, o valor é de US$20, que sai por volta de R$105,64.
O mesmo vale para quem faz dropshipping e trabalha com produtos que vêm de outros países, mas nesse caso existem tarifas diferentes dependendo da origem e do destino.
Para ver a tabela com as taxas de frete backup completa, acesse a central de ajuda da Shopify.
O futuro do backup para app de frete na Shopify
Como destacamos anteriormente, a Shopify é uma plataforma robusta e uma das referências do mercado e, por isso, não é comum que a mesma mantenha por muito tempo, problemas como esses sem resolução.
Entramos em contato com o suporte da empresa, para saber o que está sendo feito para facilitar para o lojista brasileiro configurar backup para caso o app de frete falhe, e a boa notícia é que a plataforma já deve lançar uma melhoria em janeiro de 2023.
A Shopify está atualizando as configurações para incluir taxas de frete backup como uma segurança obrigatória em todos os sistemas de entrega.
Essa será uma boa forma de ter acesso a taxas padronizadas que são aplicadas de maneira automática caso seu app de frete apresente problemas, evitando prejuízos e desistências por parte do cliente.
E aí, entendeu como configurar backup caso o app de frete falhe na Shopify? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
Aproveite para conhecer mais dicas para otimizar seu e-commerce acessando os nossos artigos sobre os melhores aplicativos para vendas.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!