Aprimorar processos e otimizar o trabalho é algo que todo gestor de e-commerce busca, não é mesmo? Muitas vezes o caminho para isso está na tecnologia. Por isso, a seguir, confira o comparativo entre apps de ERP na Shopify e entenda quais soluções vão gerar mais produtividade para seu negócio.
O que é ERP?
Antes, entretanto, uma breve conceituação sobre os termos.
ERP é a sigla em inglês para “Enterprise Resource Planning”, traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais. Na prática, é um tipo de software que permite a integração e o gerenciamento de múltiplos dados e processos empresariais em uma única plataforma.
Em resumo, o objetivo central de um sistema ou aplicativo de ERP é ajudar as empresas a tornarem suas operações mais eficientes e a tomada de decisões mais acertadas, ao centralizar seus processos em uma única ferramenta.
O ERP permite que diferentes departamentos e funções da empresa trabalhem em conjunto, compartilhando informações e processos comuns, o que ajuda a reduzir a redundância de dados e a melhorar a eficiência.
Porque as empresas usam ERP?
Antes de irmos para o comparativo entre apps de ERP na Shopify, vale a pena esclarecer a dúvida: porque você precisaria de mais um sistema para aumentar a burocracia e o tempo de trabalho?
A resposta é simples, o ERP não é um sistema qualquer que depende de você para adaptá-lo às necessidades do seu negócio.
Na verdade, a ferramenta de gestão é moldada para sua empresa e, como o nome diz, íntegra todos os setores do negócio.
Em outras palavras, ele não é mais uma ferramenta para ser atualizada e gerenciada por você. Com a adoção do ERP ele passa a ser a única plataforma que vai centralizar todas as demais, permitindo que você acesse tudo o que precisa um único programa, facilitando a execução das atividades e o controle de dados.
Vantagens do ERP para lojas virtuais
Em suma, usando um sistema de ERP, sua empresa terá algumas vantagens como:
- Maior eficiência operacional: uma vez que o ERP permite integrar todos os processos da empresa em um único sistema, ele elimina a necessidade de manter vários softwares separados e reduz o tempo gasto em tarefas repetitivas;
- Melhor tomada de decisão: o ERP fornece uma visão completa e em tempo real dos dados, facilitando a tomada de de decisões assertivas, com base em dados precisos e atualizados;
- Redução de custos: a ferramenta elimina a necessidade de manter vários sistemas e equipes para gerenciar cada um deles, o que acaba resultando em economia de custos de licenciamento, suporte e treinamento;
- Melhoria da satisfação do cliente: o ERP permite que a empresa ofereça um atendimento mais rápido e preciso, o que pode resultar em clientes mais satisfeitos e leais.
- Maior flexibilidade e escalabilidade: o ERP é um sistema modular que pode ser personalizado e adaptado às necessidades específicas da empresa e pode ser facilmente expandido à medida que a empresa cresce.
É necessário usar um app de ERP em sua loja da Shopify?
Apesar de não ser algo exatamente obrigatório, o ERP tem muito a oferecer ao seu e-commerce como já vimos.
Falando especificamente dos apps nativos da Shopify, alguns pontos como vendas, emissão de notas fiscais e controle de estoque são funções interessantes, que podem ser integradas com o ERP.
A ideia básica do ERP de integrar e, com isso, aprimorar os processos da empresa dentro de um mesmo ambiente centralizado, faz com que a produtividade cresça bastante de modo geral.
Outro ponto interessante é que a Shopify tem uma API aberta caso você veja o comparativo entre apps de ERP na Shopify e prefira trazer um sistema customizado feito para a sua empresa e integrá-lo ao seu e-commerce.
Para entender mais sobre usar ou não ERP na sua loja da Shopify, assista o vídeo a seguir:
Comparativo entre apps de ERP na Shopify: Quais os principais?
Agora sim, vamos ao comparativo entre apps de ERP na Shopify. Confira!
Abrindo nosso comparativo entre apps de ERP na Shopify temos o Tiny, um sistema de gestão voltado para cuidar da rotina do seu e-commerce.
O aplicativo começa gratuito, podendo ter cobranças adicionais dependendo dos recursos contratados.
O Tiny oferece várias funcionalidades para áreas de vendas, cadastros, suprimentos, serviços, financeiro e para o e-commerce de forma geral na sua versão gratuita, alguns dos principais recursos são:
- emissão de Nota Fiscal Eletrônica;
- registro de pedidos de venda;
- lista de preços;
- propostas comerciais;
- controle de estoques;
- importação de nota fiscal de entrada e compra;
- controle financeiro;
- acesso ao extrato bancário;
- Sintegra;
- integração dom opções de frete como Correios (SIGEP WEB), Correios Log+, Mercado Envios;
- B2W Fulfillment;
- B2W Entregas – Integrações via SkyHub;
- FCI – Ficha de conteúdo de importação;
- GNRE -Guia Nacional de Recolhimento de Tributos, e mais.
Com a mesma premissa, o Bling promete reunir recursos de ferramentas em uma única plataforma que irá te auxiliar no controle das suas vendas, aprimoramento da gestão financeira, controle de estoque, clientes, pedidos, comissão de vendedores entre outros recursos.
A ferramenta é gratuita para um usuário, no entanto começa com planos a partir de R$30 para dois usuários. As principais funcionalidades são:
- emissão de notas fiscais eletrônicas;
- geração de boletos bancários;
- geração de cobranças;
- geração de propostas comerciais;
- importação e exportação de produtos do Bling para Shopify e vice-versa;
- integração com Correios, Marketplaces, Hub, SAT, Bancos e Lojas Virtuais;
- cadastro de Produtos;
- variações/grade;
- kits de produtos;
- etiquetas de produtos;
- ordens de compra;
- ficha de movimentação de estoque;
- ordem de serviço;
- controle de contas a receber;
- controle de caixa e bancos;
- fluxo de caixa;
- balancete.
É possível usar apps de ERP para conectar sua loja com marketplaces?
Outra funcionalidade interessante dos apps de ERP da Shopify são as conexões que podem ser feitas com grandes marketplaces da internet.
A plataforma oferece hubs próprios de marketplace, mas o app de ERP já te íntegra com grandes nomes como:
- Mercado Livre;
- Shopee;
- AliExpress;
- Magalu;
- Amazon;
- B2W Marketplace.
Desta forma, você consegue gerenciar toda sua loja e seus “pontos de venda” tudo em um lugar só e de maneira integrada sem a necessidade de baixar vários apps para cada um dos marketplaces que você opera.
Cuidados relacionados ao ERP na Shopify
Atualmente, existe um contratempo na integração da Shopify com sistemas ERP, que já possui algumas soluções intermediáiras, e que logo deve receber soluções completas. Vamos explicar melhor abaixo.
Uma dessas demandas, está relacionada ao campo de endereço da Shopify: hoje em dia, quando um cliente faz uma compra ele precisa digitar o endereço de entrega por extenso, por exemplo, “Rua de Ribeiro de Abreu, 123, apto 201”.
O problema está no fato de que nem todos os ERPs entendem essa informação de endereço por extenso, pois precisam da informação separadamente, com áreas específicas para “rua”, “número” e “apartamento”.
Hoje em dia, para resolver isso, o lojista deve fazer um procedimento manual para separar o campo do nome da rua do número da casa, que está no campo “endereço 1”, no checkout da Shopify.
Outra solução é usar o TINY que tem integrado uma funcionalidade que interpreta os endereços (já separando o número do endereço do nome da rua).
Já o Bling não sabe fazer isso automaticamente, por enquanto, mas pode fazer com a ajuda de um checkout transparente.
Os apps de checkout transparente como Mercado Pago e Pagbrasil personalizam também os campos de endereço de forma separada, onde o cliente digita a informação e o ERP lê em separado.
Então, caso você use um desses checkouts transparentes, pode configurar o Bling ou outro ERP para puxar essa informação do checkout transparente.
Você pode pedir ajuda ao seu ERP para verificar essa questão e a melhor forma de resolver isso depende de qual ERP e checkout você utiliza.
E aí, gostou do comparativo entre Apps de ERP na Shopify? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
Aproveite para conhecer mais dicas para otimizar seu e-commerce acessando os nossos artigos sobre os melhores aplicativos para vendas, como funciona o marketplace e os melhores cursos para aprender sobre dropshipping.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!