Utilizar e compartilhar conteúdos em vídeo nunca foi tão acessível. Com tantas ferramentas é possível fazer muita coisa em termos de edição, mesmo no celular. Quer aproveitar essas oportunidades? Então conheça neste post os 8 melhores aplicativos para editar vídeo.
Antes de mais nada, vale ressaltar que o desempenho de cada aplicativo tem uma relação direta com o as especificações do seu celular. Por isso, procure opções que seu aparelho possa dar conta. Dito isso, vamos aos apps.
8 melhores aplicativos para editar vídeo
Pronto para encontrar um bom aplicativo para editar vídeo? Confira nossa lista!
- Inshot
- KineMaster
- FilmoraGo
- Adobe Premiere Rush
- VideoShow
- Cute CUT
- WeVideo
- Magisto
Sua escolha vai depender muito da sua dinâmica, afinal cada app tem uma interface e um padrão por trás. Com as nossas opções você terá opções de sobra.
Ideal para quem tem pouca familiaridade com programas de edição de vídeo, o Inshot possui uma interface bem simples e intuitiva, por isso, é um dos aplicativos mais populares com mais de 100 milhões de downloads.
Os recursos são limitados, mas são ideias para vídeos curtos e simples, caso do TikTok e Instagram. Por ele é possível cortar o vídeo, adicionar música, emoji, filtro e muito mais.
Uma opção um pouco mais completa, o Kinemaster tem uma interface que lembra mais os editores de vídeo para computador, no entanto também não é difícil de operar, mesmo se você for mais leigo.
Possui opções de ajustes interessantes como tonalidade de cor, ajustes manuais de brilho e contraste, efeitos de som e até reverberação. Possui as opções de formatos do TikTok, Instagram e Youtube, além de vários recursos interessantes na versão paga.
Aplicativo mais voltada para vídeos para redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok, o FilmoraGo possui algumas figurinhas animadas para incluir nos vídeos e frases prontas úteis para esse tipo de publicação como “curte o vídeo e se inscreva no canal” além de outras figurinhas na versão paga.
Caso queira o vídeo sem a marca d’água será necessário adquirir a versão Pro que é paga, com isso você tem acesso a mais músicas, efeitos, adesivos e até exportação do vídeo em Full HD (1080P).
Não dá para falar de edição de vídeo e não citar o Premiere, não é verdade? Famoso programa de edição para PC, ele também possui uma versão mobile que conta com uma interface bem similar ao original, por isso, se você já usa e ama, vale a pena instalar.
A lógica por trás de todos os programas da Adobe está presente ali, você consegue:
- manipular as camadas de áudio e vídeo durante a timeline,
- acelerar e diminuir a velocidade do vídeo, a
- adicionar efeitos de áudio,
- incluir filtros para os vídeos.
Se você quer uma versão ainda mais simples para editar seus vídeos, vale a pena conhecer o VideoShow.
Diferente dos demais dessa lista, ele se destaca por ser bem básico, focando na inclusão de filtros, inclusão de temas personalizados, adesivos e trilha sonora.
É possível ainda colocar molduras nos vídeos e na versão paga o app libera algumas funcionalidades de ajuste fino, efeitos sonoros, remove a marca d’água, além de oferecer a opção de exportação em GIF ou vídeo em até 1080P de resolução.
O aplicativo tem como destaque sua interface simples e flexível de edição, sendo possível manipular a timeline tanto na vertical, quanto na horizontal, mas principalmente por sua funcionalidade que permite o compartilhamento direto do vídeo no Facebook, Youtube ou Instagram.
Ou seja, ao invés de exportar o vídeo para depois publicá-lo, o Cute CUT te dá a opção de publicar seu vídeo logo após o término da edição, tudo de uma vez só.
Ele ainda conta com mais de 30 opções de ferramentas de pintura e edição de níveis de efeito gradiente.
Chegando a reta final da nossa lista de aplicativos para editar vídeos temos o WeVídeo que também tem uma versão online de edição para PC e oferece a opção de edição vertical do vídeo.
A versão paga permite que se exporte vídeos em Full HD (1080P) e se retire a marca d’água. Além disso, ele oferece funcionalidades básicas como:
- importação de mídias do celular;
- adição de músicas;
- gravações de áudio;
- inclusão de textos e títulos.
Aplicativo de edição do Vimeo, um dos concorrentes do Youtube, o Magisto tem como grande diferencial uma inteligência artificial que seleciona de forma automática os trechos que o programa entende que precisam de melhorias como a necessidade de filtro, ajuste de cor e etc.
Com isso, o app otimiza a edição de vídeo e agiliza o processo de correção que pode ser feita de forma manual ou automática.
O programa é muito recomendado para quem tem um canal no Vimeo, isso porque é possível fazer o compartilhamento do próprio app, sem precisar exportar o vídeo e depois sabê-lo na plataforma.
Porque apostar em publicações em vídeo nas redes sociais?
Agora que você já conhece os principais aplicativos para editar vídeos talvez ainda tenha dúvida de porque esse tipo de conteúdo vale a pena nas redes sociais, certo? A resposta está nos próprios canais de relacionamento.
No Instagram, o CEO Adam Mosseri revelou recentemente que o algoritmo seria alterado para priorizar o alcance orgânico de vídeos, justamente para competir com o TikTok.
Já no Facebook, a própria mecânica dos vídeos já contribui para que esse tipo de conteúdo tenha maior alcance. Assim como no Youtube, os vídeos dentro da plataforma terminam com indicações de outros vídeos e ainda existe o mecanismo de autoplay, que começa o vídeo assim que você para o cursor sobre ele.
E aí, decidiu qual o melhor aplicativo para editar vídeo? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!