A globalização e os avanços tecnológicos tornaram os consumidores mais conscientes da sua relevância e, por isso, mais exigentes. Manter um cliente satisfeito passou a ser algo cada vez mais importante – e difícil. Para isso, o marketing de relacionamento é um caminho a ser seguido.
Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, fidelizar um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo, isso mostra a importância de se manter um pós-venda ativo, afinal convencer quem já te conhece a comprar novamente será sempre menos custoso.
O que é marketing de relacionamento afinal?
Se você é um consumidor sabe a quantidade de informações que recebe todos os dias. É comum nos sentirmos apenas como apenas mais um número para uma empresa, não é verdade?
No entanto, às vezes acontece de nos depararmos com uma experiência diferenciada e, quando isso ocorre, dificilmente iremos esquecer dessa marca.
É justamente essa preocupação em proporcionar essa experiência que traduz o trabalho de marketing de relacionamento bem feito.
Dentro desse conceito, entretanto, é possível resumir a estratégia em alguns tópicos mais relevantes:
- consolidação e disseminação da marca;
- fidelização de clientes;
- geração de autoridade no mercado;
- contato multicanal com os clientes;
- comunicação mais pessoal e personalizada com o perfil ideal de cliente;
- automação de marketing.
Todos esses termos se relacionam com o marketing de relacionamento que tem como objetivo central conquistar e fidelizar os clientes, de modo que os mesmos se tornem defensores da sua marca.
Quais as vantagens de aplicar estratégias de marketing de relacionamento?
Agora que ficou claro o que é marketing de relacionamento, é hora de avançar e aprender quais são as vantagens desse modelo.
Crescer o LTV dos seus clientes
LTV (lifetime value) é o valor que um cliente retorna para a empresa ao longo do tempo. Quanto mais tempo um consumidor se relaciona com uma empresa, mas ele aplica dinheiro nela.
Se você trabalha com serviços por assinatura, por exemplo, a ideia será sempre aumentar o Lifetime Value de modo que ultrapasse o valor gasto na aquisição do cliente.
Ao investir na construção de um relacionamento com o cliente, você conseguirá resultados como:
- clientes cada vez mais fiéis,
- redução das taxas de cancelamento,
- diminuição dos custos para adquirir novos clientes.
Reduzir custos para aquisição de novos clientes
Por falar em reduzir custos para trazer novos clientes, o foco no relacionamento e em proporcionar a melhor experiência aos clientes ajudará a conquistar outros consumidores que irão enxergar valor na sua marca.
Isso ajuda a equilibrar o custo que a empresa tem ao tentar atrair e converter novos clientes. Afinal, muitos podem chegar até você por indicação, por exemplo.
Comunicação com o cliente mais alinhada
Uma vez que sua empresa foca em enfatizar o marketing de relacionamento como estratégia, fazendo um alinhamento organizacional forte para proporcionar ótimas experiências aos seus clientes, sua marca só tem a ganhar a médio e longo prazo.
Os clientes passam a se tornar verdadeiros parceiros, sendo abertos a novidades da empresa e dando feedbacks sinceros para que você consiga fazer correções pertinentes e entregue produtos e serviços alinhados com a demanda.
Como implementar o marketing de relacionamento na minha empresa?
Apesar de ser uma estratégia extremamente atraente, estabelecer o marketing de relacionamento exige algumas preocupações, por isso, separamos os principais pontos para você que quer implementá-la no seu negócio.
Alinhe à cultura da sua empresa
Antes de colocar qualquer estratégia em curso é preciso alinhar com toda a sua equipe alguns pontos essenciais. O principal deles deve ser destacar que o bom atendimento contínuo, antes e depois da venda.
Além disso, todos os colaboradores devem estar cientes de que tem sua parcela de contribuição no chamado sucesso do cliente. Garantir a padronização do bom atendimento é o primeiro passo para construir um bom relacionamento com seus clientes.
No vídeo abaixo compartilhamos algumas dicas sobre como aplicar o atendimento ao e-commerce.
Garimpe os clientes mais valiosos
Ao começar a implementar essas ações, é importante que você tenha um banco de dados com acesso a todos os clientes. Em cima deste levantamento você irá checar qual deles tem um faturamento mais alto e que fazem compras frequentes e com ele que você deve começar.
Pode parecer que investir em um cliente que já compra de você seja um desperdício, mas além de fidelizá-lo e garantir esse faturamento, um bom atendimento o fará um defensor da sua marca.
Por isso, de posse dessas informações, busque começar com algumas ações como:
- Faça contato com os consumidores apresentando ofertas de produtos relevantes para cada um;
- Crie mensagens automáticas para parabenizar seu cliente em datas comemorativas como data de aniversário pessoal ou da primeira compra;
- Use sua base para fazer pesquisas e descobrir a percepção deles em relação aos seus produtos e serviços.
Crie uma pontuação para qualificar os clientes
Para ter um sistema gradativo no marketing de relacionamento, é preciso estabelecer uma pontuação. Dessa forma, você consegue bonificar um cliente quando ele realmente estiver dando um retorno para você.
Para isso vale a pena conhecer algumas ferramentas que te permitem estabelecer parâmetros, de acordo com as especificidades do seu negócio, para qualificar uma ação de um cliente.
Se ele compra de forma mensal, você atribui uma pontuação, se começa a comprar outro produto ou assinar um novo serviço ele aumenta seu valor e por aí vai.
O importante é criar os parâmetros e valorizar cada que eles se tornarem mais valiosos para sua empresa.
E aí, entendeu como trabalhar com marketing de relacionamento? Ficou alguma dúvida? Quer aprender mais sobre como melhorar o desempenho das suas campanhas de marketing? Deixe seu comentário aqui que teremos o maior prazer em te ajudar.
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