Marcar presença nas redes sociais já virou uma obrigação de qualquer marca que quer se aproximar do seu público, mas como medir o sucesso dos seus perfis? Neste post falaremos das melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais nesse processo.
Quais as principais métricas para monitorar nas redes sociais?
Antes de conhecermos as melhores opções de ferramentas de monitoramento de redes sociais, primeiro é preciso entender quais serão os parâmetros para mensurar o sucesso das suas publicações.
Apesar de carregar um tanto de subjetividade, existem certas métricas que dão bons indícios de desempenho e performance dos posts nas redes sociais como:
Alcance
Essa métrica diz respeito a quantidade de pessoas que seus post alcançaram, sejam por anúncios orgânicos ou pagos. Não confunda com impressões que são a quantidade de vezes que uma publicação foi vista e inclui também quem a viu mais de uma vez.
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Engajamento
Uma das mais relevantes métricas, o engajamento mede o quanto sua audiência está se relacionando com seu perfil e seus conteúdos. Aqui é englobado alguns fatores como comentários, curtidas, compartilhamentos, reações e etc.
Ver também: Gestão De Redes Sociais: Como Fazer? 6 Passos Para Um Bom Plano!
Taxa de conversão
A conversão nada mais é do que a ação de um usuário dentro de uma postagem ou do seu próprio perfil. Se uma pessoa clica em um anúncio de produto ou no link da sua biografia, isso é uma métrica bem relevante que demonstra interesse.
Saiba mais: Marketing Digital Para Instagram: O Que É E Como Fazer Na Prática?
Tráfego
Este indicador irá mostrar quantas pessoas saíram das suas redes para seu site, blog ou e-commerce, ou seja, quantos clique em links patrocinados ou diretamente do seu perfil foram realizados fazendo com que você ganhasse visitantes em suas páginas.
Ver mais: Como Anunciar No Facebook? [GUIA DEFINITIVO]
Retorno sobre investimento (ROI)
Por fim, uma das métricas mais importantes é saber se o valor que foi investido por você em uma ação ou em uma equipe teve de fato retorno.
Para levantar esse valor será necessário ter em mãos o quanto foi investido e quanto foi convertido em negócios ou leads, tudo vai depender também do objetivo das campanhas.
Veja mais: Como Impulsionar O Seu Negócio E Vender Nas Redes Sociais?
As 7 principais ferramentas de monitoramento de redes sociais
Agora que você já sabe como monitorar e quais métricas usar para medir o desempenho das suas postagens, fica mais fácil para entender como usar as principais ferramentas de monitoramento de redes sociais do mercado, veja a lista completa:
1. AgoraPulse
2. Reportei
3. Hootsuite
4. mLabs
5. Quintly
6. LikeAlyzer
7. Cyfe
Abrindo nossa lista de ferramentas de monitoramento de redes sociais temos o AgoraPulse, esse programa oferece bons recursos para monitorar redes em perfis no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e Twitter. Suas principais funcionalidades são:
- Acompanhar o histórico de clientes;
- Acompanhar o ROI das suas campanhas;
- Gerenciar mensagens recebidas nos seus perfis;
- Localizar influenciadores;
- Obter relatórios de desempenho;
- Fazer anúncios no Facebook Ads.
Ferramenta muito recomendada por empresas que prestam serviços como agências de marketing, por exemplo, o Reportei tem como principal caraterística sua boa capacidade de emitir relatórios bem completos. Além disso, a ferramenta ainda oferece:
- Personalização de templates para relatórios;
- Permite que você defina as métricas a serem analisadas;
- Possui plano gratuito;
- Oferece suporte para uma ampla quantidade de redes, tais como o Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, Google Analytics e Google Ads.
Uma das ferramentas de monitoramento de redes sociais mais populares do mercado, a Hootsuite tem como diferencial a possibilidade de acompanhamento de menções a sua marca em tempo real, além de outros recursos como:
- Opção de delegar funções;
- Recurso de resposta rápida para mensagens nos perfis;
- Agendamento de postagem;
- Emissão de relatórios de desempenho;
- Impulsionamento de publicações.
Talvez a ferramenta brasileira mais completa atualmente, o mLabs oferece praticamente os mesmos recursos da Hootsuite, mas com o diferencial de ser 100% em português e com emissão de relatórios e gráficos com mais riqueza de detalhes.
Além disso, a ferramenta ainda permite que você contrate planos para gerenciar mais de um perfil na mesma conta, ideal para empresas de marketing.
Recurso totalmente gratuito, o Quintly é voltado para o Facebook e permite que você acompanhe em tempo real até 3 perfis diferentes na rede social. Por lá você consegue editar seu dashboard a vontade e analisar métricas importantes como alcance e engajamento.
Utilizando algumas ferramentas pré-definidas pelo sistema do programa, o LikeAlyzer tem o intuito de mensurar o desempenho da sua fanpage e compará-las com os principais perfis que são seus concorrentes através de uma nota que é dada pelo app de 0 a 100 para cada página analisada.
Apesar de também ter planos pagos, a Cyfe é uma daquelas ferramentas que oferece muitos recursos mesmo no plano gratuito, com uma grande variedade de variações de customização de dados e métricas, além de acompanhamento em tempo real.
E aí, gostou das opções de ferramentas de monitoramento de redes sociais? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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