Social Selling, ou venda social, é uma estratégia que tem como objetivo usar os canais como Facebook e Instagram para conquistar clientes.
Afinal, as redes sociais são um importante canal entre marcas e consumidores e, apesar de sua finalidade ser a interação entre ambos, isso não significa que elas não possam ser um local de vendas.
Mas, afinal, como fazer negócios usando as mídias sociais? É sobre isso que vamos falar ao longo deste artigo. Continue lendo e confira!
O que é Social Selling?
Social Selling é uma estratégia que consiste em utilizar as redes sociais para prospectar clientes em potencial.
Contudo, ao invés de uma abordagem comercial ativa, o Social Selling aposta na aproximação com os clientes e na atração deles de maneira passiva, a partir da disponibilização de um conteúdo relevante e de qualidade.
Veja mais: 9 Livros Sobre Vendas Para Alavancar Seus Resultados Comerciais
Quais as vantagens do Social Selling?
Usar as redes sociais para se relacionar e atrair compradores, essa é a grande vantagem do social selling, contudo, existem outros benefícios que também devem ser considerados, entre eles:
- Estreitar laços com seu consumidor
- Descobrir novas oportunidades
- Diminuir o ciclo de vendas dos seus clientes
Entenda mais sobre cada uma, a seguir.
#1 Estreitar laços com seu consumidor
Hoje em dia o cliente está cada vez mais ciente da sua importância na tomada de decisões de uma empresa, por isso, não basta ter um bom produto/serviço e apenas jogá-lo na cara dos consumidores, é preciso investir em cultivar uma relação entre a marca e consumidor.
À medida que os laços se estreitam, a tendência é de que esse consumidor se torne fiel a sua marca. Para se ter uma ideia, segundo um estudo do Sprout, 89% dos consumidores disseram comprar de marcas das quais eles seguem nas redes sociais.
#2 Descobrir novas oportunidades
O trabalho manual de prospecção, por mais bem feito que seja, eventualmente vai deixar uma coisa ou outra passar, às vezes por não enxergar potencial, com o Social Selling você consegue atrair de maneira passiva pessoas e empresas que talvez nunca imaginasse.
Se você entendeu o que é o Social Selling perceberá que a produção de conteúdo relevante nas redes fará com que, naturalmente, pessoas interessadas comecem a se aproximar da sua marca e o interesse do consumidor poderá ser explorado em outras abordagens.
#3 Diminuir o ciclo de vendas dos seus clientes
Com a relação criada a partir das redes sociais e do compartilhamento de conteúdo relevante, os leads chegam até a empresa já educados e interessados na sua oferta, além de terem um laço emocional com a organização.
Isso faz com que todo o processo de decisão de compra do lead seja reduzido, afinal o comprador foi atraído pelo conteúdo da sua marca por um motivo e chega muito mais preparado para uma abordagem de vendas.
Segundo um levantamento da eMarketer, os profissionais de Social Selling relatam que a redução no tempo de pesquisa e a diminuição do ciclo de vendas dos clientes são as principais vantagens do Social Selling de modo geral.
Dica Bônus!
Para melhorar os resultados das ações dentro das redes sociais, conheça o curso “Social Media Thinking” destinado a pessoas que querem aprender uma metodologia de trabalho orientada por dados para redes sociais. Nele você conhecerá os quatro pilares que dividem essa metodologia:
- Pesquisa,
- Planejamento,
- Distribuição,
- Resultados.
Tudo isso vai levar você a melhorar a captação e análise de informações sobre compradores.
Onde fazer Social Selling?
Entender o que é o Social Selling e o que ele te trás é o primeiro passo para montar uma estratégia de sucesso, mas para colocá-lo em prática você vai precisar criar seus canais de vendas dentro das principais redes. Conheça cada uma delas, a seguir.
Social Selling no Facebook
Maior rede social do mundo, o Facebook é um dos pioneiros quando o assunto é a criação de anúncios patrocinados que, por sua vez, funcionam como uma forma de levar o consumidor até o seu e-commerce.
No entanto, caso você não possua uma loja virtual, o Facebook Shopping permite que você crie um canal de vendas próprio.
Se você trabalha com a venda de serviços, é possível utilizar os anúncios para atrair, envolver e converter potenciais consumidores usando o funil de vendas.
Para começar a fazer Social Selling no Facebook lembre-se de sempre:
- analisar os perfis do público que já segue a sua página;
- apostar em uma comunicação humanizada nos anúncios;
- fazer anúncios para trocar algum conteúdo por contatos a serem trabalhados;
- investir em promoções e sorteios criados na sua página.
Social Selling no Whatsapp
Um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros, o Whatsapp tem basicamente duas grandes utilidades para as empresas: o atendimento com seu cliente e a abordagem de vendas, seja direta ou em grupos de vendas.
Antes de começar a fazer Social Selling no Whatsapp é importante entender que:
- listas de transmissão são uma boa forma de segmentação, no entanto somente quem tem seu contato salvo que receberá sua mensagem por esse meio;
- não mande apenas propaganda, foque também no conteúdo;
- utilize bem os recursos da versão business para organizar seu canal.
Social Selling no Linkedin
Um dos melhores canais para quem busca prospectar clientes para negócio B2B, o Linkedin é uma plataforma usada por empresas de todos os portes, segmentos e com marcas de todo o Brasil e do mundo.
Isso em si já é uma razão para que você faça buscas e crie conexões com empresas que podem ser clientes em potencial, mas a prospecção passiva também é possível, por isso, sempre lembre-se de:
- manter seu perfil sempre atualizado e atrativo;
- participar de grupos com potenciais clientes;
- pedir recomendação para clientes satisfeitos e estabeleça conexões dando a sua referência;
- publicar conteúdo e tenha cuidado com o excesso de publicidade, o algoritmo da rede pode baixar seu alcance se você exagerar nisso.
Para continuar seu aprendizado sobre o que é social selling, leia o artigo, “7 Dicas De Como Vender Pelo Instagram E Conquistar Os Melhores Resultados”.
E aí, entendeu o que é Social Selling? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!