Talvez você já tenha reparado ou se perguntado porque certas cores são usadas em determinados segmentos, logos e identidades visuais e tenha até uma vaga ideia do que pode ser, mas qual o real significado das cores no marketing.
Algumas cores são mais simples de decifrar, como o verde que costuma estar presente em marcas ligadas a natureza. Contudo, outras explicações são mais complexas. Por exemplo, porque o preto é usado para produtos sofisticados ou porque roxo pode remeter a espiritualidade?
Esse é o assunto deste artigo. Por isso, se você quer saber mais sobre o significado das cores, continue lendo!
Qual o significado das cores no marketing?
Basicamente, o significado das cores no marketing diz respeito a uma forma de usar a percepção que diferentes tons causam nos consumidores, a favor de uma marca ou de uma campanha publicitária.
As cores são verdadeiros símbolos carregados de significado inconsciente. Logo, o impacto que elas produzem ocorre sem que as pessoas precisem pensar nessa conexão.
Isso acontece porque as cores são capazes de despertar sensações, emoções e sentimentos específicos, gatilhos valiosíssimos para o marketing.
A escolha do tom correto de cor deve ser alinhada com o objetivo da campanha, dessa forma as chances da mensagem ser absorvida da maneira correta é muito maior.
Ver também: Funil De Vendas Online: Saiba O Que É, Quais São As Etapas E 4 Estratégias Para Usar
Porque é importante saber o significado das no marketing?
Entender o significado das cores no marketing pressupõe que você tenha a dimensão do impacto que a comunicação visual tem no consumidor.
Antes que ele leia o que está escrito, os estímulos visuais já estão passando informações para ele.
A imagem em si, desperta emoções instantâneas no consumidor, por isso a parte escrita precisa conversar e complementar a mensagem de maneira coerente.
E é essa a impotência de saber o significado das cores marketing, afinal, cada tom escolhido transmite uma série de informações aos compradores, muito antes deles lerem ou ouvirem o que você tem a dizer.
Saiba mais: Brand Marketing: O Que É, Como Usar E Quais As Vantagens?
O que significa cada cor?
Afinal, qual é o significado das cores no marketing? O que cada cor remete? Como e porque escolher determinado tom para sua empresa ou sua campanha?
Os especialistas da No Film School fizeram um compilado com as principais cores e quais os significados geralmente são atribuídos a cada uma das cores mais usadas, veja a relação:
- Vermelho: raiva, paixão, raiva, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência;
- Rosa: amor, inocência, saudável, feliz, contente, romântico, encantador, brincalhão, suave, delicado, feminino;
- Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, sol, verão, desonestidade, covardia, traição, ciúme, cobiça, engano, doença, perigo;
- Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibrante, expansivo, extravagante;
- Verde: cura, calmante, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza imutável, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja;
- Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, realização paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia, depressão;
- Roxo/Violeta: erótico, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensível, intimidade;
- Marrom: materialista, sensação, terra, casa, ao ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
- Preto: Não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, maldade, tristeza, remorso, raiva;
- Branco: Sim, proteção, amor, reverência, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bem, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico, estéril;
- Prata: rico, glamoroso, distinto, terroso, natural, elegante, elegante, de alta tecnologia;
- Ouro: precioso, riqueza, extravagância, caloroso, riqueza, prosperidade, grandeza.
Apesar de muito útil, essa lista de definições apenas aponta para os significado das cores no marketing, mas não explica porque elas são associadas a tais significados, por isso vamos fazer um resumo em cima das características.
Cores quentes
As cores quentes são aquelas que nos transmitem a sensação de calor e ficam associadas ao fogo e a luz como: vermelho, amarelo e laranja. O vermelho é uma das marcas mais simbólicas do mercado e geralmente se associa à paixão ou à fome.
Marcas de fast food como McDonald ‘s ou Burger King, usam essa cor na sua logo, além disso ela serve para chamar atenção para promoções e ofertas típicas do setor varejista.
Já o laranja é uma cor mais vibrante, que passa mais energia e desperta o ânimo do leitor. A cor é menos agressiva que o vermelho e geralmente é utilizada para dar um ar mais despojado e jovem à marca.
O amarelo por sua vez tem como característica estimular o apetite, por isso é constantemente usado junto com o vermelho, no entanto quando usada sozinha ela transmite a ideia de otimismo.
Cores frias
As cores frias são aquelas que dão uma sensação mais gelada e geralmente associadas a água como azul, verde e roxo. O azul transmite um frescor, limpeza e sobriedade que geralmente é usada por marcas que querem passar a sensação de segurança e confiança.
O roxo ou violeta tende a ser associado à imaginação, criatividade e coisas mais abstratas, por isso tende a ser muito usado por marcas ligadas a espiritualidade e o exotismo.
Já o verde é rapidamente atrelado a natureza e meio ambiente, no entanto ele também abrange aspectos relacionados a isso como equilíbrio, harmonia, saúde e tranquilidade.
Cores neutras
Por fim, as cores chamadas neutras são compostas pelos tons de cinza e marrom. O preto tende a ser a cor mais forte entre elas e, por isso, passa essa sensação de elegância, força e sofisticação.
O branco é o oposto, passando a ideia de tranquilidade, limpeza e organização. Os tons de cinza geralmente são usados para auxiliar e dar mais destaque a outras cores, no entanto, quando sozinhos, passam a sensação de solidez, modernidade e profissionalismo.
Já o marrom por sua vez tem a mesma ideia de sofisticação do preto, mas com um ar mais sério, por isso é capaz de transmitir conceitos mais ligados à segurança. Também podem ser usada para dar um ar mais rústico e orgânico.
E aí, entendeu o significado das cores no marketing? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
Aproveite para conhecer mais sobre marketing acessando os nossos artigos sobre como anunciar no Facebook, como ser um verificado no Instagram e como trabalhar com marketing de afiliados.
Aqui no portal Negócios em Mente você encontra muito conteúdo sobre empreendedorismo, além de ferramentas e cursos que vão te ajudar a alavancar seu negócio e melhorar seus resultados. Conheça nosso site e aproveite nossos descontos!