Se você é um empreendedor do meio digital, já deve ter pelo menos ouvido falar em funil de vendas online. O funil de vendas online nada mais é do que o caminho que um visitante do seu site percorre até, de fato, efetuar uma compra. Conhecer este processo e compreender as necessidades que seu público possui em cada uma das etapas da jornada de compra é poderoso para melhorar suas vendas.
Neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é funil de vendas online;
- Quais as etapas de um funil de vendas online;
- 4 estratégias de funil de vendas para ecommerce.
O que é funil de vendas online?
O funil de vendas é um modelo amplamente utilizado pelo setor de marketing para empreendedores, que representa a jornada que uma pessoa percorre desde o contato inicial com uma marca até realizar uma compra.
E o funil de vendas online diz respeito a este processo comercial diante de um empreendimento digital.
Afinal, quando todas as fases de uma relação entre loja e cliente ocorrem no ambiente digital, é claro que existem especificidades.
De qualquer forma, o propósito é sempre o mesmo: mapear os momentos pelos quais o público em potencial transita até resolver fazer a compra. E, a partir de então, traçar estratégias para fazer com que o usuário avance por este funil.
Afinal, uma pessoa que tem o primeiro contato com a sua loja provavelmente tem dúvidas e necessidades diferentes de um cliente que já chega decidido a comprar.
E, no final do dia, o que fará diferença é se você conseguirá dialogar com ambos, respeitando as dúvidas e necessidades que cada um possui em seu momento na trajetória.
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Quais são as etapas de um funil de vendas online?
Vale pontuar que cada funil pode ter várias etapas e isso pode variar de acordo com o tipo de negócio. No entanto, existem três fases gerais que são comuns a todos eles. São elas:
- Topo de funil;
- Meio de funil;
- Fundo de funil.
1. Topo de funil
Pela metáfora do funil, fica fácil de imaginar que esta se trata do momento inicial no qual se encontra um usuário.
O topo do funil é a fase conhecida como etapa de aprendizado ou descoberta. Ou seja, é o início do relacionamento de um usuário com a empresa, quando ele se aproxima de uma marca ou produto ainda sem saber ao certo o que precisa.
Pensando no processo digital, aqui estão os visitantes do seu site, por exemplo, que geram tráfego para a loja virtual, mas não necessariamente concluirão uma compra.
É importante saber como despertar mais interesse de quem se encontra nesta etapa para fazer com que o visitante avance em sua jornada de compra. Afinal, em meio a tantas visitas, você tem que saber exatamente como prender a atenção dele para que se transforme em um lead.
2. Meio de funil
Já no meio de funil, o usuário tem mais consciência sobre uma necessidade ou problema que possui e está buscando uma solução.
Nesta etapa, ele deixou de ser um visitante ocasional ou curioso que entrou pelo topo do funil em sua loja online e já está em uma fase mais avançada da jornada de compra. Neste sentido, é considerado um lead potencial.
Portanto, ao traçar suas estratégias de abordagem, você deverá buscar formas de oferecer respostas a ele e aproveitar para captar informações relevantes.
É a hora que a empresa pode conhecer melhor este usuário, desde dados básicos sobre seu perfil até pontos mais relevantes, como, por exemplo, quais são suas principais dores e formas de contato que prefere.
Para isso, investir em estratégias de captura de leads é um passo importante de suas ações.
3. Fundo de funil
E se você já entendeu bem o que é funil de vendas, provavelmente também previu que o fundo de funil é onde a venda acontece.
Neste momento, o usuário já conhece a marca em sua fase de descoberta, estreitou um relacionamento com a empresa e se tornou um lead qualificado.
Isto significa que ele está pronto para ser abordado pelo seu time de vendas e receber ofertas com os produtos ou serviços que procura.
4 estratégias de funil de vendas para ecommerce
Agora que você já sabe o que é um funil de vendas online, qual é caminho pelo qual o usuário percorre até concretizar uma compra e a importância deste conceito para o sucesso das suas vendas online, é hora de traçar estratégias em cima disso.
Vale lembrar que, antes de implementar estas ações, você precisa ter mapeado o funil de vendas online do seu negócio.
Somente assim será possível identificar por quais momentos o seu futuro cliente passa e, a partir disso, escolher as melhores formas para orientar a jornada dele ao longo do funil e garantir suas vendas.
Para te ajudar nesta missão, listamos quatro estratégias de marketing digital interessantes.
- Marketing de conteúdo: produzir conteúdos relevantes, que respondam aos questionamentos do usuário em etapas diferentes do funil é uma estratégia eficiente para captura de leads. Pessoas se interessam por marcas que as auxiliam nos desafios do dia a dia e, aos poucos, você conseguirá estreitar laços com um visitante para que ele se transforme em cliente.
- Navegação amigável: o básico precisa estar bem feito e, quando se trata de um e-commerce, a experiência do usuário na loja online conta muitos pontos. Pense naquelas pessoas que estão na fase de descoberta e chegam ao seu espaço. Eles conseguem encontrar as informações? A navegação é intuitiva? Existem botões e chamadas que despertem a curiosidade deste usuário? Tudo isso é importante para que esta pessoa goste de estar no seu site e retorne mais vezes, até percorrer outras etapas da jornada de compra.
- Use as redes sociais a seu favor: não é segredo para ninguém que as redes sociais são os lugares onde as pessoas buscam informações sobre produtos e serviços. Ter uma presença relevante, oferecer conteúdo gratuito e que atenda às necessidades do público, bem como criar um relacionamento entre marcas e pessoas é essencial para que sua marca se destaque.
- Acompanhe estes resultados: verifique sempre se o seu funil de vendas online está coerente à jornada dos usuários. Medir resultados é importante para fazer ajustes necessários no processo comercial.
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