Atrair a atenção do consumidor, levá-lo ao seu site e converter vendas é o desafio de quem compete no mercado de vendas online. Por isso, conhecer as dicas e estratégias de marketing para empreendedores é uma etapa essencial para quem está começando.
De 2020 para cá, a competitividade tornou-se mais alta do que nunca, foram quase 1,59 milhão de lojas registradas em 2021, o que reforça a necessidade da aplicação das estratégias de marketing para quem deseja competir e ser visto.
A seguir, organizamos uma lista com ações de marketing para empreendedores que desejam mais assertividade na busca por clientes. Confira e comece hoje mesmo a usá-las em sua estratégia.
Marketing para empreendedores: 6 dicas infalíveis
Impulsionar o marketing dentro de um negócio, independentemente do porte, demanda que decisões sejam tomadas, prioridades definidas e objetivos traçados, para fazer tudo isso funcionar é preciso fazer algumas escolhas importantes.
A seguir, organizamos uma lista de ações essenciais para um bom plano de marketing para empreendedores:
- Defina quem será o responsável pelo marketing
- Otimize as páginas do seu site
- Gere conteúdo relevante ao seu público
- Invista em tráfego pago
- Trabalhe bem as redes sociais
- Aprenda a escolher métricas e analisar os resultados
1. Defina quem será o responsável pelo marketing
O primeiro passo a respeito do marketing para empreendedores é definir quem irá executá-lo, se será algo desenvolvido internamente ou terceirizado.
Não existe certo ou errado, mas as funções precisam ser delegadas.
Em alguns casos também é adotado um modelo híbrido onde a parte das ações ficam a cargo de uma agência de marketing digital e outra parte é feita internamente.
2. Otimize as páginas do seu site
Se tem algo fundamental para qualquer empreendedor é buscar sempre as primeiras posições das pesquisas do Google, afinal boa parte dos cliques se limitam aos três primeiros resultados orgânicos de uma busca.
Por conta disso, é importante seguir boas práticas de SEO para otimizar suas páginas e, dessa forma, melhorar o ranqueamento delas nas pesquisas.
O uso das palavras-chave escolhidas estrategicamente e links internos e externos são alguns dos caminhos para isso.
Para conhecer mais sobre o que é SEO, indicamos que assista ao vídeo abaixo, super completo sobre o assunto.
3. Gere conteúdo relevante ao seu público
Outra boa dica de marketing para empreendedores é apostar em um conteúdo que seja relevante para sua persona, ou seja, para quem você quer vender. Para descobrir o que é um conteúdo de valor para seu cliente ideal, será necessário:
- pesquisar sobre os gostos, necessidades e dores do seu público-alvo geral;
- fazer testes com publicações pagas e orgânicas;
- acompanhar seus concorrentes;
- analisar os resultados e fazer ajustes pertinentes.
4. Invista em tráfego pago
Marcar presença na internet não é uma tarefa simples, a concorrência é grande e tudo fica mais complicado e demorado para quem está começando.
Por isso, para alavancar os resultados é essencial investir em tráfego pago.
Fazer anúncios em plataformas como Facebook e Google é a forma que você tem de impactar o seu público-alvo, pagando para que sua propaganda seja exibida diretamente para quem te interessa.
Não sabe criar anúncios do Facebook Ads? Veja o vídeo abaixo para entender melhor:
5. Trabalhe bem as redes sociais
As redes sociais são obrigatórias seja em um plano de marketing para iniciantes ou para profissionais experientes.
Além de fazer publicações patrocinadas, é importante que você marque presença nas redes sociais de maneira orgânica, para isso será necessário:
- manter uma coerência nos assuntos,
- definir uma identidade visual adequando a publicação às particularidades de cada rede.
Um dos principais erros dos empreendedores iniciantes é o de focar apenas em uma rede social, apesar de mais cômodo isso limita demais o potencial da sua marca nessas mídias.
Leia também: Como Criar Uma Página No Facebook: Passo A Passo
6. Aprenda a escolher métricas e analisar os resultados
De nada adianta planejar e executar ações de marketing se você não acompanhar os resultados.
Definir as métricas que vão te mostrar o que deu certo e o que deu errado, é imprescindível para que você possa fazer os ajustes pertinentes e aumentar o retorno sobre investimento (ROI) das ações.
Não é simples descobrir que tipo de métricas são mais ou menos relevantes ao seu negócio, tudo vai depender de alguns fatores que vão desde o segmento da sua empresa até os comportamentos dos seus clientes, mas para chegar lá primeiro é necessário testar e monitorar as ações de perto.
10 estratégias de marketing para empreendedores
Agora que você viu algumas dicas de marketing para empreendedores, já é possível dar o pontapé inicial em suas ações, mas que tipos de estratégias utilizar?
Separamos 10 opções que valem a pena serem incluídas no seu planejamento:
- redes sociais,
- anúncios pagos,
- marketing de conteúdo,
- SEO,
- e-mail marketing,
- SMS,
- link building,
- Inbound Marketing,
- remarketing,
- guest post
E aí, gostou das dicas e estratégias de marketing para empreendedores? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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