E aí, marketing digital é furada? Talvez você já tenha ouvido alguém falar que marketing digital não funciona, mas a verdade é que sem ele sua empresa dificilmente irá chegar a algum lugar – ou a algum cliente.
Neste post mostraremos qual a relevância desse tipo de estratégia para qualquer empresa e como construir um planejamento que, de fato, traga resultados.
O que é marketing digital?
Antes de desmistificar se marketing digital é furada ou não, antes vamos às definições.
Marketing digital é um conjunto de técnicas, práticas e estratégias de comunicação que usa dispositivos conectados à internet para divulgar empresas, produtos e serviços, em busca de alcançar clientes e gerar vendas.
O objetivo básico é divulgar produtos e serviços, atrair compradores e convencer consumidores a se tornarem clientes.
Por isso, quando se trata de marketing digital existem várias estratégias a nossa disposição, como:
Leia também: Marketing Direto: O Que É, Quais Os Tipos E Como Aplicar
Afinal, marketing digital é furada?
Agora vamos à pergunta que não quer calar: “afinal, marketing digital é furada ou não?”.
A resposta curta e direta é: definitivamente não é furada!
Isso porque esse tipo de estratégia, quando bem aplicada, traz vários resultados positivos para qualquer marca, inclusive o aumento das vendas.
O marketing digital tem um grande potencial para gerar uma comunicação em larga escala, fazendo com que sua empresa fale com uma grande quantidade de pessoas que interajam digitalmente com ela.
Além disso, os variados canais te permitem falar exatamente com quem te interessa.
Em outras palavras, é possível segmentar o tipo de usuário que irá receber a sua mensagem, podendo criar abordagens personalizadas, dessa forma, você consegue direcionar a comunicação para o seu público-alvo.
Quais as vantagens do marketing digital?
Se você ainda acha que marketing digital é furada, que tal conhecer alguns dos benefícios reais de uma estratégia de marketing bem construída?
Ganhar autoridade no seu segmento
Criar autoridade na internet é uma das formas de ser mais relevante perante ao público em geral e chamar a atenção das suas personas, também conhecido como perfil de cliente ideal.
O marketing de conteúdo, por exemplo, gera uma estrutura de materiais publicados para gerar credibilidade e posicionar a sua marca nos motores de busca. Com o tempo, seu site passa a ser visto como referência no assunto, o que torna mais fácil atrair e converter leads.
Aumento de conversão
A conversão é justamente o que todo negócio busca, tornar os visitantes do seu site em leads e, finalmente, em clientes fiéis.
Isso é algo que só é possível começar a potencializar através do marketing digital.
Utilizando ações de comunicação no ambiente digital, sua marca passará a ser mais reconhecida, mesmo em meio a tanta concorrência e distrações, será possível atrair, relacionar a converter consumidores e aumentar as vendas.
Veja mais: Mix De Marketing: O Que É, Como Aplicar E Quais Os Benefícios?
Maiores mitos a respeito do marketing digital
Uma das principais razões de muitos acharem que marketing digital é furada se deve ao fato de que muitos mitos são repetidos a respeito das estratégias que são comprovadamente eficazes. Listamos alguns deles a seguir. Confira!
É possível ganhar dinheiro rápido
Qualquer promessa de dinheiro rápido é algo para ter os dois pés atrás, não é verdade?
Por isso, não acredite em que diz que os ganhos são fáceis e rápidos, do mesmo modo que não se deve acreditar em quem diz que não funciona.
No marketing digital é totalmente viável você ganhar dinheiro, no entanto o processo não será rápido e será necessário um tempo de estruturação, testes e correções para que apresente resultados.
Não é preciso estudar, qualquer um sabe fazer
Diferente do que muita gente acredita, começar a aplicar estratégias de marketing digital exige conhecimento específico, e não apenas que você saiba mexer bem no seu Instagram pessoal.
É preciso pensar e organizar suas campanhas, estruturar todas as ações que levem ao alcance dos objetivos traçados inicialmente, e é preciso fazer tudo isso de maneira organizada e integrada, só assim teremos resultados mensuráveis.
Por isso, antes de mais nada:
- conheça seu público;
- liste possíveis assuntos que interessam seus clientes;
- escolha um tom de voz;
- defina um cronograma;
- defina os responsáveis por cada ação.
Leia também: Calendário De Postagens Do Instagram: Como Montar O Seu?
5 livros para se capacitar antes de começar no marketing digital
Como dissemos no último tópico, não dá para começar a aplicar estratégias de marketing digital sem se preparar, por isso, para que você saiba como aplicar bem os recursos e ter um retorno sobre eles, vale a pena conhecer alguns bons livros.
- Isso É Marketing: na obra este autor ensina como utilizar o público para resolver problemas da sua empresa e usar o marketing para solucionar os problemas dos consumidores;
- Hacking Growth: aqui o assunto principal é falar da estratégia de Growth Hacking, famoso por levar empresas a crescimentos acelerados. Desenvolvida no Vale do Silício, essa metodologia abrange profissionais multidisciplinares, e tem como base o foco nos clientes;
- Storybrand: o autor se apoia em 7 pilares para aperfeiçoar sua conexão com os clientes e expandir seus negócios a partir disso;
- Contágio: Por que as coisas pegam: famoso livro de marketing aborda a ideia de explorar o que torna algo popular de fato, abordando segredos do marketing boca a boca e da influência social que faz com que algo passe a ter um pico de vendas;
- Marketing 4.0: Do tradicional ao digital: escrito por um dos maiores nomes do marketing de todos os tempos, a obra de Philip Kotler é um continuação/atualização de outras obras suas que neste livro aborda que os produtos, serviços e culturas empresariais devem adotar e refletir valores humanos para serem bem-sucedidos.
E aí, ainda acha que marketing digital é furada? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas questões, críticas e sugestões de temas que gostaria de ver por aqui que teremos o prazer em te responder o quanto antes.
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