Quer saber como vender pelo Instagram de forma efetiva e que gere conversões reais? Selecionamos aqui sete dicas práticas para você começar a implementar no perfil do seu negócio agora mesmo.
Segundo o relatório da Kepios, o Instagram conta com 1,40 bilhões de audiência potencial para ser alcançada pelo marketing. Ou seja, são muitos os usuários disponíveis para você atingir, podendo ser um ótimo meio de chegar ao seu público-alvo.
Só que, apesar desse número impressionante, para de fato chegar na persona e gerar conversões, é preciso ser estratégico. Por isso é tão necessário conferir dicas de como vender pelo Instagram.
Ainda mais se levarmos em conta que há muitos anúncios na timeline dos usuários, gerando uma saturação dos mesmos. A dispersão da atenção e alta concorrência torna o processo de venda ainda mais desafiador para quem deseja iniciar uma estratégia de marketing de relacionamento.
Para captar mais detalhes e informações de cada uma, fique conosco até o final do conteúdo. Então, vamos lá!
Dicas de como vender pelo Instagram
Confira, a seguir, nossa lista com as TOP 7 dicas de como vender pelo Instagram:
- Instagram Shopping
- Imagens de qualidade
- Reels e IGTV
- Lives
- Instagram Ads
- Influenciadores digitais
- Campanhas estratégicas
Continue lendo e entenda como usar cada uma dessas ação.
1- Instagram Shopping
A primeira dica é o Instagram Shopping. Se você trabalha com uma marca que vende produtos, é fundamental que esteja utilizando dessa ferramenta específica.
Com ela é possível simplificar a jornada do cliente. Afinal, se ele ver uma peça que se interessa basta clicar na tag e ser direcionado diretamente para o site, para finalizar a compra.
Quanto mais praticidade, menor dispersão e maior conversão. Por isso podemos dizer que já começamos com uma das principais dicas de como vender pelo Instagram.
Para usar essa ferramenta e criar sua vitrine virtual, você deve estar de acordo de alguns critérios da plataforma, como:
- Vender produtos (não serviços)
- Conta comercial vinculada ao Facebook
- Ter um site para o qual os produtos serão linkados
- Seguir as políticas e diretrizes da plataforma
Quer aprender mais sobre como usar essa ferramenta? Então assista o vídeo abaixo e anote todas as dicas!
2- Imagens de qualidade
Inicialmente, tratava-se de uma rede social de imagens apenas. Atualmente os vídeos também são um forte na plataforma, mas falaremos mais disso no próximo tópico. De qualquer forma, trabalhar com imagens de qualidades ainda é essencial para o sucesso.
Não adianta querer descobrir como vender pelo Instagram sem ter uma boa base gráfica para o seu perfil.
Seja porque a rede social afeta diretamente o alcance das suas publicações por causa da baixa qualidade ou por simplesmente não agradar o público. A verdade é que se não tiver um padrão elevado, provavelmente atrapalha no resultado final.
Você pode aproveitar da semiótica para conversar e passar mais mensagens ao seu público-alvo. Além de também marcar uma boa presença e ser lembrado.
Para isso, além de uma boa direção de arte, tenha atenção aos tamanhos das imagens. O indicado no momento é:
- Stories: 1080×1920
- IGTV: 1080×1920
- Reels: 1080×1920
- Feed horizontal: 1080×560
- Feed vertical: 1080×1350
- Feed quadrada: 1080×1080
Seja bastante criterioso, ainda mais que a plataforma às vezes diminui a qualidade das imagens ao publicar. Então sempre dê boas saídas dos materiais que for utilizar, além de se manter atualizado para caso haja alguma alteração nos padrões.
Leia também: Neuromarketing: Guia Para Iniciantes! Como Começar A Aplicar?
3- Reels e IGTV
A terceira dica de como vender pelo Instagram é em relação a um recurso essencial no momento. Os Reels e o IGTV chegaram com tudo, sendo não apenas uma nova forma de criar conteúdo, mas também um ótimo meio de engajar ou alcançar novos públicos.
Para você ter uma ideia, Adam Mosseri, o próprio diretor do Instagram, indicou o foco nos vídeos. Segundo ele, não é mais uma rede social de compartilhamento apenas de imagens e, para competir com o TikTok, também vai priorizar vídeos, segundo essa matéria.
Sendo assim, a marca com que trabalha deve colocar no radar a criação de conteúdos em vídeos. Se não tiver possibilidade em ambos recursos no momento, invista no Reels.
Vídeos rápidos, descontraídos e que conversem com o seu público-alvo são o segredo. Aproveite os recursos, cortes e trilha sonora para deixar ainda mais interessante o material.
No que diz respeito a vídeos no Instagram, o influencer Raphael Vicente é uma ótima referência. Seus vídeos de humor com sua família explodiram tanto no Insta quanto no TikTok, o colocando em verdadeira posição de destaque.
É bacana analisar seu conteúdo para ter uma ideia do quanto é possível explorar as ferramentas e criar um material rico, bastando apenas de um bom roteiro, edição e captação.
O vídeo abaixo é uma campanha que o influencer fez sobre vacinação do Covid-19 que gerou bastante repercussão:
4- Lives
As lives também vêm sendo muito utilizadas como um método de vendas. Programar uma live com conteúdo interessante e referente ao seu produto é um jeito de oferecer um material relevante para o seu público e melhorar na conversão.
Se você trabalha com uma loja de roupas, por exemplo, pode programar uma live sobre as tendências da estação. Se tiver como convidar influencers ou profissionais da área de moda e que entendam bastante sobre o assunto fica ainda mais completo.
Durante o bate-papo é possível mostrar algumas peças de roupas que fazem parte da sua coleção. Assim você já insere o seu produto como uma das opções para se adquirir.
Lembre sempre de fazer isso de maneira orgânica e de oferecer um conteúdo realmente interessante para o público. Não é só sobre fazer uma live para mostrar sua coleção, sem nenhum outro atrativo.
Por fim, é necessário que você divulgue o evento muito bem. Além disso, alinhe aspectos como melhor horário e dia da semana para sua audiência. Estamos falando de um caminho muito bom de como vender pelo Instagram, mas que demanda muito engajamento.
5- Instagram Ads
Nossa quinta dica de como vender pelo Instagram são os anúncios. Ao investir nos ads, você pode:
- Aumentar seu alcance
- Melhorar o engajamento
- Divulgar um novo produto
- Apresentar sua marca para novos públicos
São inúmeros os objetivos que você pode atingir com os anúncios, sem contar nas possíveis segmentações para se colocar. Assim você deixa ainda mais nichado, direcionado para um público-alvo bem específico.
É importante que você tenha uma ideia alinhada e estruturada, para não rodar anúncios avulsos sem muita finalidade. Quando faz dessa forma corre o risco de gastar dinheiro e não ter os melhores resultados.
Lembre que o marketing precisa de uma constância para se consolidar e se mostrar eficiente. Por fim, faça métricas, testes e sempre analise os números para entender por onde deve conduzir.
Você está se comunicando, portanto precisa saber interpretar as respostas do receptor da mensagem. Assim você tem um direcionamento concreto de qual o melhor caminho seguir.
O vídeo abaixo você visualiza como rodar um anúncio no Instagram direto do celular:
6- Influenciadores digitais
Os influenciadores digitais surgiram com as redes sociais. Então, é um tipo de profissional que atende justamente ao interesse de conquistar público no meio online, sendo super indicado para lojas e marcas.
Se você quer saber como vender pelo Instagram, é legal ver a possibilidade de trabalhar com influenciadores. Há muitos perfis que conversam diretamente com o seu público, basta apenas sondá-los.
Atualmente há influencers gigantes, com milhões de seguidores. Fechar a divulgação com eles pode ser extremamente assertivo, mas também demandar um alto orçamento.
Se o seu caso não dispõe de muita verba, não precisa cancelar totalmente a ideia. Há os famosos micro influenciadores, aqueles perfis com menos seguidores, mas que atingem um público nichado. Dependendo podem entregar até mais resultados.
Não deixe de pesquisar e pedir o mídia kit dos mesmos. Analise as métricas, veja também os conteúdos que são produzidos e, com cautela, reflita se conversa com o seu público.
Vale o teste, mas tenha atenção ao retorno. Se tiver como colocar um cupom de desconto com o nome do influencer, por exemplo, fica como um ótimo método de contabilizar o quanto que realmente incrementa nas vendas.
Assim você não joga dinheiro fora e consegue ter uma melhor noção se tal influencer é realmente interessante para suas vendas.
7- Campanhas estratégicas
Por fim, vale dizer que para dar conta de como vender pelo Instagram você precisará de campanhas estratégicas. Não é sobre sair disparando diversos anúncios nos stories, fazendo reels aleatórios, fechando permuta com qualquer influencer ou fazendo um sorteio.
Você precisa ter uma campanha muito bem planejada, com algumas questões bem definidas, como:
- Objetivo
- Público-alvo
- O que irá ofertar
- Período da campanha
Há muitos recursos disponíveis pela plataforma, gerando uma larga janela de oportunidades para você. Não se perca com todas as opções, estruture e assim terá maior assertividade.
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